Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Tecnologia na crise: a logística não pode parar

Sabe-se que nos dias que estamos passando com a pandemia do COVID-19, muitas empresas têm enfrentado diversos desafios quanto às decisões a serem tomadas pensando em tecnologia na crise e além disso, pensando em todos os processos para manter o fluxo de funcionamento das operações logísticas saudável.

Pensando nesses desafios, é inevitável salientar a importância da tecnologia como grande aliada na cadeia logística para que as operações se destaquem no mercado, principalmente com a crise do Coronavírus. Assim, é possível encontrar novas formas e caminhos de contornar a crise com o aumento da produtividade de uma operação logística, e é sobre isso que falaremos neste artigo!

Toda crise é uma oportunidade

Mesmo que o momento não seja dos melhores que já passamos, não podemos deixar que isso afete a produtividade e a curva de crescimento e vendas da sua empresa. Na realidade que estamos enfrentando de todo este momento de crise, o uso da tecnologia se torna um grande aliado para que as empresas e suas operações logísticas superem os desafios impostos por seus mercados de atuação.

Geralmente, momentos de crise com cenários desafiadores tendem a partir para um momento de redução do consumo e também, o aumento do desemprego. Por esses motivos, as empresas buscam soluções para que não se inicie uma crise interna de processos. Visando assim, sua produtividade e a contínua eficiência da sua produtividade.

Tecnologia como fortalecedora das empresas

A tecnologia com certeza pode desafiar o pessimismo do mercado. Mas por que eu digo isso?

A IDC fez suas previsões para o mercado brasileiro de TIC (tecnologia da informação e comunicação) no ano de 2020. A consultoria revelou que só o Brasil terá um crescimento de 4,9% no setor da tecnologia. 

Isso deixa claro que a tecnologia pode sim desafiar o pessimismo do mercado e as situações e momentos de crise que o globo está enfrentando.

Históricos de crise

Para que as empresas que agora estão preparadas para sair por cima dessa crise, também houve momentos de análises e dúvidas quanto à inserção de uma ferramenta tecnológica para a transformação digital. 

Decisões como essa se mostram ainda mais importantes em momentos de maior dificuldade. E assim nos questionamos: “Por que eu não comecei a me preparar antes?”. A partir disso, sabe-se que essa dor começa a ser mais latente quando as operações logísticas começam a sentir a necessidade de aumento da produtividade, redução de custos e até mesmo para centralização de informações para facilitar a tomada de decisão. Para assim, poder preparar a empresa como um todo para a retomada do crescimento perante o mercado.

Quando muito se fala de empresas que estão defasadas na questão da tecnologia e investimentos em TI, quem tem uma boa estrutura de investimentos e soluções que otimizam processos internos, tem saltos significativos na produtividade da operação perante às demais empresas defasadas.

Assim, as empresas e operações logísticas que estiverem preparadas e aptas para iniciar um novo ciclo de diferenciação com novas tecnologias, abrangendo seus diferenciais competitivos e com isso, superando a crise possuem chances muito maiores de chegar à posições de liderança e referência em seus mercados de atuação.

Porque afinal, as operações logísticas das empresas brasileiras que estão dando passos na frente dos seus concorrentes, são as que se mantém consolidadas no mercado levando em conta o nível de produtividade, eficiência e satisfação dos clientes. Tudo isso, independente de qualquer situação que os cercam.

Referência no mercado de atuação

Ao entender a necessidade de ser considerada uma empresa referência no seu respectivo mercado de atuação, sabe-se que é a hora de fazer novos investimentos em tecnologias e, mais, tirar do vocabulário objeções como: 

  • Falta de orçamento para o investimento;
  • Falta de previsibilidade e uma visão de futuro indefinida;
  • Sobrecarga na operação para tocar os projetos;
  • Falta de segurança dos resultados proporcionados pela tecnologia.

Se você quer estar onde seus principais concorrentes estão agora, é hora de parar de dar voltas no mesmo lugar e partir para um novo caminho de mais resultados e consequentemente mais faturamento!

Parceiros em tecnologia

No mercado atual, existem diversos meios de otimizar processos e aumentar a produtividade de uma operação com soluções tecnológicas. Softwares esses que podem conectar sua operação logística de transportes com soluções de ponta a ponta. Tendo assim, toda a gestão logística conectada, integrada e sem mais gaps de comunicação.

Já pensou? 

Desse modo, é essencial escolher uma empresa que possua um portfólio completo de soluções que conectem sua cadeia logística desde a negociação de tabelas, planejamento de rotas, até a auditoria e pagamentos desses fretes. A Lincros é uma dessas empresas que possui portfólio completo para transformar a sua operação! 

Por isso: repense suas prioridades nesse momento e faça com que um período desafiador possa ser utilizado para preparação da sua equipe de logística para implementação de novos processos e serviços. Para que quando as coisas tracionarem, sua empresa esteja preparada para chegar ao topo, junto com a Lincros!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Por que acompanhar a jornada do motorista com tecnologia

A sua empresa já cumpre tudo o que a legislação prevê para a jornada do motorista? A Lei 13.103...

A importância da tecnologia para o profissional de logística

O papel da logística dentro das empresas mudou. O profissional de logística, antes conhecido por...

Como a tecnologia ajuda a logística no agronegócio

O investimento em logística auxilia o trabalho dos mais variados setores de uma empresa ainda mais...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa