Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Sua operação precisa de tecnologia para logística? Saiba aqui

Quando falamos em otimização de uma operação corporativa, sempre temos em mente algumas questões: redução de custos, indicadores de performance, agilidade de transações, maior produtividade. Estas questões estão se tornando cada vez mais importantes para todas as áreas das empresas e não é diferente na logística. E se na sua operação estes pontos estão sendo avaliados, com certeza é hora de pensar em tecnologia para logística.

Veja neste post quais vantagens sistemas integrados podem trazer à sua operação.

Entendendo a importância da otimização com tecnologia para logística

Antes de destacarmos quais soluções podem melhorar a performance da sua operação logística, vamos entender por que isso é importante. Atualmente, os custos logísticos no Brasil representam um alto percentual do faturamento bruto das companhias.

Uma pesquisa recente da Fundação Dom Cabral mostrou que no último ano os custos logísticos do setor industrial subiram 42%. Ou seja: de 12,37% em 2018, passaram a representar 17,56% do PIB industrial brasileiro em 2019.

Esse dado revela o impacto da operação logística nas empresas e a importância de se otimizar processos para melhor aplicar os recursos do setor. Neste aspecto, a tecnologia é fundamental porque proporciona o acompanhamento eficiente de indicadores e um processo mapeado em tempo real.

Sob este olhar, podemos dizer que sim, sua operação precisa de tecnologia para logística, independentemente do tamanho e volumes geridos na empresa.

O que a tecnologia para logística proporciona?

Quando falamos em tecnologia é importante entender quais soluções podem ser aplicadas ao negócio. É importante que toda a operação seja monitorada de forma integrada, da separação dos pedidos até a entrega no consumidor final, passando pela contratação de fretes e roteirização.

Para isso, soluções como as oferecidas pela Lincros, que integram o processo em um único ambiente, são um grande diferencial. Confira aqui o que você pode monitorar e otimizar com a aplicação de tecnologia para logística em cinco pilares fundamentais:

1 - Otimização da carga

O modal brasileiro de transportes é, basicamente, rodoviário. Isso significa que sua frota percorre rodovias que enfrentam desafios como congestionamento, má conservação, falta de sinalização. E se não houver uma boa otimização da carga antes da saída dos veículos, o custo para envio das mercadorias será mais alto do que o necessário. Esse é o primeiro ponto que a tecnologia para logística otimizará na sua operação.

Se você trabalha com frota terceirizada, uma solução de Tendering como a da Lincros vai apoiá-lo na escolha das melhores opções de frete, criando uma relação de custo-benefício com os embarcadores.

Já para frotas próprias, uma solução de roteirização ajudará a criar o melhor trajeto, levando em consideração a otimização da carga, as paradas que tornaram o trajeto mais eficiente e as melhores rotas. Assim, um caminhão sai da empresa com toda a sua capacidade aproveitada e fará a distribuição dentro das melhores condições.

2 - Redução de custos com a frota

Com a roteirização eficiente, menos veículos precisarão circular e haverá o uso eficiente de recursos. Combustível, desgaste de veículos, gestão de paradas não programadas e redução de devoluções estão entre as melhorias proporcionadas pelo apoio tecnológico.

3 - Controle em tempo real

Com sistemas de gestão logística, a base poderá acompanhar a movimentação da frota e conseguirá atuar proativamente na melhoria. Indicadores gerados pela rotina de trabalho permitirão ajustes em tempo real, como a identificação do motivo de atrasos na entrega. Também será possível melhorar o relacionamento com o cliente, dando a ele feedbacks precisos sobre o status de entrega das suas mercadorias.

4 - Redução de pagamento duplicado de conta frete

Este é um problema ainda comum para muitas empresas. Sem o mapeamento digital e integrado das contratações de frete e entregas realizadas, o pagamento duplicado acontece com frequência.

Já através do auditoriade soluções como a da Lincros, o próprio sistema identifica e bloqueia pagamentos duplicados ou inconsistentes de conta frete. Isso porque os dados são integrados em todo o processo, o que resulta em redução de custos e automação da conferência da conta frete.

5 - Desenvolvimento e gestão de KPIS

Com a tecnologia para logística aplicada, o volume de informações passa a ser gerido integralmente, com mais facilidade de leitura de gargalos e possibilidades de melhoria. Isso resulta também em mais produtividade da equipe e no desenvolvimento de indicadores de performance, os KPIs. Neste infográfico, nós listamos os seis indicadores mais comuns na logística. Ao aplicá-los, sua equipe será mais analítica e produtiva, o que é fundamental para a transformação digital logística e a maior competitividade da empresa.

Quer saber mais sobre nossas tecnologias e como elas vão apoiar sua empresa no processo de crescimento? Clique aqui e solicite uma demonstração.

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Redução de custos logísticos aliado a tecnologia

Uma das maiores preocupações do universo corporativo na logística é a performance de processos...

A importância da tecnologia para o profissional de logística

O papel da logística dentro das empresas mudou. O profissional de logística, antes conhecido por...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa