Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

5 funcionalidades de uma solução logística de gestão de entregas

Todo mundo que trabalha em uma operação de distribuição sabe muito bem que ter uma ferramenta de gestão de entregas é essencial para o sucesso da operação.

Com a complexidade do trânsito e estradas brasileiras, o acompanhamento da equipe de campo é ferramenta essencial para garantir a segurança da equipe de entregas, manter o SLA com os clientes e não ter falhas durante o percurso.

Mas afinal, quais são as funcionalidades essenciais para uma solução de gestão de entregas?

Lembre-se: a melhor solução logística sempre será aquela que atende às demandas da sua empresa.

1. Monitoramento de veículos

Uma boa solução logística de gestão de entregas permite identificar, a todo momento, onde o veículo está e por onde passou durante o percurso. Nos casos em que o valor pago pelo transporte é calculado baseado no quilômetro rodado, ou quando há uma rota pré-determinada, é possível averiguar se houve algum desvio não programado que não tenha sido previsto ou informado pela equipe de entrega.

Outra vantagem desse monitoramento é saber o que está acontecendo com sua equipe. Desse modo, a central pode deixar o cliente informado dos problemas e evitar um abalo na confiança e na credibilidade da sua empresa por falta de informação.

2. Gerenciamento de entregas

Soluções de logística de gestão de entregas permitem a visualização do status da entrega, atrasos, paradas não programadas, almoço e até devolução de mercadoria. Todas essas informações ficam armazenadas em um único lugar, o que permite o acesso aos dados em tempo real e de forma rápida.

Com esses dados reportados pela equipe de entrega em tempo real, a central consegue atuar e reverter alguns problemas rapidamente. O que já foi entregue, falta entregar ou até mesmo o que foi devolvido são informações primordiais para uma operação logística otimizada.

3. Definição de rotas

Otimizar o percurso a ser realizado pela frota é sinônimo de economia e agilidade nas entregas, além de garantir menor jornada líquida, maior produtividade (entregar mais em menos tempo) e, consequentemente, maior satisfação dos clientes.

Associado à um roteirizador, essa solução fica cada vez mais estratégica para sua operação. Ao fornecer os pontos de interesse, o software gera uma rota que atende ao critério selecionado: rota mais curta, rota mais rápida, etc.

5. Ressequenciamento de rotas

Ainda sobre a união entre uma solução de gestão de entregas e roteirizador, é importante saber que nem toda definição de rota se mostra eficiente quando a equipe vai a campo.

Com isso, um bom analista de rota entende a importância do replanejamento diário, seja por alterações no trecho identificadas antes da saída do veículo, seja por modificações percebidas depois que o veículo já esteja em movimento. Adequar a rota à realidade é uma forma de diminuir a jornada líquida e sempre mantê-la otimizada, reduzindo custos operacionais.

5. Satisfação dos clientes

Ué, isso não é funcionalidade! Aí que você se engana.

Sua logística precisa girar em torno da satisfação do seu cliente. É assim que a sua empresa se tornará mais competitiva no mercado. Ter uma solução de gestão de entregas, fará com que sua equipe seja mais pontual e precisa. Seus clientes receberão seus pedidos no momento certo, da maneira correta e com a qualidade que sua empresa só poderá oferecer com uma solução de monitoramento.

Interessante, né? Mas isso fica de tema para um novo post.

De qual funcionalidade sua empresa mais precisa? Se você não sabe ou precisa de ajuda, entre em contato com nossa equipe.

Crédito de imagem:  stockmanngroup/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Autenticação de entregas: como implantar da forma adequada

Pensando em otimizar as operações de distribuição, as empresas estão buscando na área de TI...

6 apps para a logística do seu negócio

As tecnologias invadiram a rotina das empresas e, por isso, nos negócios elas estão cada vez mais...

Como fazer a gestão de indicadores de entregas?

Qual a importância da gestão de indicadores de entregas? Empresas estão sempre em busca de soluções...

É possível medir o ROI de uma solução para gestão de entregas?

O ROI (sigla em inglês que significa Retorno Sobre Investimento) de uma solução para gestão de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa