Como otimizar a separação e o carregamento de mercadorias com um software para picking

software para picking

Você está satisfeito com a separação e o carregamento de mercadorias na sua empresa ou está em busca de alternativas para aperfeiçoar as atividades do dia a dia? Com um software para picking é possível tornar a saída de produtos mais ágil. O propósito deste post é ajudar você a escolher a ferramenta de picking ideal para o seu negócio.

Vantagens de usar a tecnologia para o picking

Fazer a gestão do armazém não é uma tarefa simples, afinal é preciso considerar diversos aspectos para que tudo saia conforme o esperado. Porém, a tecnologia é uma forte aliada no transporte, organização e separação de mercadorias. Dentre os benefícios de um software para picking podemos destacar:

  • aumento da eficiência;
  • maior produtividade;
  • transparência nos processos;
  • economia.

Com um software para picking é possível reduzir as falhas e aperfeiçoar a separação de produtos. Para entender melhor as vantagens de implantar uma solução especializada sugerimos a leitura do post “5 vantagens do picking mobile para acelerar a separação de produtos“.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de implantar um software para picking vamos apresentar alguns pontos que é preciso levar em consideração no momento de escolher a solução ideal para o seu armazém.  

Como escolher um software para picking

Quando alguém está doente e recorre ao médico, a primeira análise do profissional de saúde é para entender os sintomas. Só depois disso ele indica um remédio que poderá resolver a dor do paciente. Com a tecnologia funciona de forma semelhante. Antes de escolher qualquer solução você precisa identificar quais são suas necessidades. Portanto, antes de escolher um software de picking comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual seria o sistema de picking que você entende como ideal para o seu processo?
  • Quais os principais problemas que você enfrenta na separação de mercadorias?
  • O que você espera de um software de picking?

Ao responder a esses questionamentos você já começa a ter um visão mais ampla do armazém e consegue identificar os principais gargalos. Existem situações em que o principal problema é a operação em papel, que dificulta muito as ações do cotidiano. Mas também existem casos em que o desperdício de mercadorias é muito alto, outros a produtividade é muito abaixo do esperado e resulta em atraso nas entregas.

Independente de quais são as dificuldades enfrentadas o uso de um software especializado certamente ajudará você a otimizar a operação. Além disso, os processos automatizados contribuirão para aumentar a produtividade das equipes, reduzir erros e perdas de mercadorias e até mesmo controlar os custos.

Equipamentos necessários

Um fator importante que deve ser considerado no momento da escolha de um software para picking é os equipamentos que serão necessários para o funcionamento das atividades. Cada método de picking requer um tipo de equipamento. Portanto, é essencial avaliar o custo em relação ao benefício, durabilidade, manutenção, etc.

Para alguns tipos de picking será necessário fazer a aquisição de esteiras, para outros será preciso headphones, tem ainda os que precisam de um aparelho de radiofrequência. Além do custo dos equipamentos verifique também aspectos como higienização, baterias e reparos. Uma alternativa mais acessível é o picking mobile, que precisa apenas de um smartphone conectado à internet para funcionar.

Se traçarmos um comparativo entre o custo de um telefone celular e um coletor por radiofrequência, o smartphone é em média 80% mais barato. Portanto, se você busca um meio de reduzir o custo da implantação de um software para picking essa pode ser uma ótima alternativa.

6 passos para implantar um software para picking

Listamos abaixo alguns passos básicos que são essenciais para que a implantação de um software para picking seja bem-sucedida. Além dessas orientações também é importante se preocupar com a redução do uso de papel, promover ao máximo a automação dos processos, atentar para o endereçamento das mercadorias e a posição dos produtos no armazém.

  • Defina o tipo de picking mais adequado para o seu armazém;
  • Verifique a infraestrutura tecnológica e física necessária para implantar sua solução;
  • Estabeleça processos a fim de garantir a eficiência da operação;
  • Capacite e oriente a equipe sobre funcionamento do software escolhido;
  • Acompanhe os indicadores e relatórios gerados pela tecnologia;
  • Identifique o que precisa ser aperfeiçoado e promova melhorias.

Agora você finalmente se sente preparado para escolher um software para picking? Sua escolha pode aumentar a mobilidade no armazém e melhorar a produtividade do processo de separação. Sugerimos que você solicite uma demonstração gratuita do picking mobile e entenda como a ferramenta funciona na prática.