Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

O que um software de gestão de entregas precisa ter?

Que tal transformar seu processo logístico? Se você está em busca de um bom software de gestão de entregas não pode deixar de conferir as dicas deste post sobre o que um sistema eficiente para esta rotina deve ter.

Está reorganizando a gestão logística na sua empresa? Então você já sabe que contar com um bom software de gestão de entregas é muito importante neste processo. Além de reduzir o trabalho manual, esse tipo de solução também integra a cadeia de atuação e dá ao negócio mais visibilidade das oportunidades de melhoria.

Outra questão ligada ao software de gestão de entregas é que ele é parte essencial para o crescimento sustentável do setor. Afinal, apenas com tecnologia de ponta é possível aumentar a operação, entregas e gestão da distribuição sem extrapolar os custos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que não pode faltar em um bom software de gestão de entregas, não deixe de ler nossas dicas abaixo! Separamos cinco questões essenciais que uma solução logística deve abranger. Confira:

 

Integração do processo logístico para controle de KPIs

O primeiro fator que define a qualidade e a eficiência de um software de gestão de entregas é o fato de ele ser integrado a outros processos. Seja com o ERP da empresa ou com outras soluções logísticas, seu software precisa atuar dentro de um processo que converse entre si.

Somente assim será possível gerenciar os indicadores de performance, extrair relatórios confiáveis sobre prazos, desafios e inconsistências das entregas. Um dos maiores gargalos operacionais dentro da logística parte deste cenário, onde os dados não estão integrados ou parametrizados - gerando informações inconsistentes para a tomada de decisão.

 

Planejamento inteligente de rotas

Como garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos para a distribuição dos produtos? Um software de gestão de entregas de excelência é aquele que dá à empresa a possibilidade de automatizar suas rotas. Através de algoritmos inteligentes, o Routing Lincros, aponta os melhores caminhos para as entregas. Dados como tempo de deslocamento, agendamento de entrega, pedágios e mais entregas em um mesmo deslocamento resultam em trajetos otimizados.

O resultado de um bom sequenciamento de rotas é a redução de atrasos e melhor aproveitamento de insumos, como combustível. Sem contar na otimização do espaço do veículo, que em rotas inteligentes tende a sair da expedição com capacidade máxima, tornando o custo final do processo de entrega reduzido.

 

Monitoramento dos veículos

Quando sua frota está em campo, como ocorre o gerenciamento de intercorrências? Muitas empresas ainda não realizam o monitoramento dos veículos nem se comunicam com os motoristas durante o processo de distribuição. Esse é um fator que precisa ser levado em consideração na hora da contratação de um software de gestão de entregas.

Para garantir a realização da distribuição, muitas vezes é necessário que a equipe em campo receba orientações dos analistas de logística. Seja para resolver algum problema na hora do recebimento da mercadoria, seja para identificar problemas da rota e paradas não programadas ou tratamento de devoluções, a comunicação em tempo real com a equipe é um diferencial no processo de entrega.

Quando o motorista realiza apontamentos em rotas, a equipe estratégica possuirá dados consistentes sobre o processo de entrega. É sobre eles que se fará a análise de melhorias, garantindo assim o cumprimento de prazos e até mesmo a redução de tempo e custos para entregas.

 

Problemas identificados com facilidade

Adotar um software de gestão de entregas não significa eliminar por completo problemas no processo de distribuição. Mas sim tornar a identificação destes problemas mais rápida e certeira. Ao verificar os indicadores e resultados de uma rota, seu sistema precisa apontar o que foi bom e o que não foi. Por exemplo: percentual de devoluções, paradas não programadas, tempo de espera para a entrega, tempo de deslocamento superior ao previsto.

Quando o sistema permite a extração de relatórios com estes dados, o analista poderá ajustar nas próximas rotas as questões verificadas como insuficientes nas entregas anteriores. Este é o grande diferencial em um processo de melhoria contínua. Sem dados reais dificilmente sua equipe conseguirá trabalhar dessa forma.

 

Nova call to action

 

Seu software de gestão de entregas precisa trazer facilidades para todo o processo, somente assim será possível ter visibilidade de toda a operação de distribuição. É desta forma que a equipe de apoio se prepara para tomar ações rápidas e assertivas, e foi o que fez a Intercores: digitalizou seu processo de distribuição para obter uma rotina otimizada e consequentemente uma operação mais ágil.

Agora que você já sabe o que não pode faltar em um bom software de gestão de entregas, te convidamos a conhecer a plataforma completa da Lincros. Que tal uma demonstração sem compromisso? Conte com a gente!

Crédito de imagem: unsplash/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Supply Chain: Tudo que você precisa saber sobre gestão

Supply Chain Managment (SCM), ou cadeia de suprimentos em português, é um conceito utilizado pelos...

Como fazer a gestão de indicadores de entregas?

Qual a importância da gestão de indicadores de entregas? Empresas estão sempre em busca de soluções...

5 funcionalidades de uma solução logística de gestão de entregas

Todo mundo que trabalha em uma operação de distribuição sabe muito bem que ter uma ferramenta de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa