Trânsito e horários: um sistema de roteirização pode ajudar?

O trânsito está cada vez mais complicado e é cada dia mais importante, possuir um sistema de roteirização. Especialmente se há distribuição nas maiores cidades do Brasil.

Um estudo feito pela Global Traffic Scorecard considerou São Paulo a sexta cidade mais congestionada do mundo. Outra pesquisa recente mostrou que, por ano, o paulistano passa cerca de 1 mês e meio preso em congestionamentos

Nesse site, você pode calcular quantos dias de vida você vai perder no trânsito se continuar realizando o mesmo trajeto nas condições atuais. E se é ruim para quem precisa apenas deslocar-se de casa até o trabalho, imagine para quem trabalha com transporte. Para minimizar o peso do volume de veículos, as empresas de logística têm apostado no uso de sistemas de roteirização para otimizar o trabalho e manter a pontualidade nas entregas.

Como funciona um software de roteirização?

Já falamos em outras oportunidades aqui no blog que a pontualidade é um fator decisivo para a fidelização de clientes. Nada mais incômodo do que esperar uma entrega atrasada e sem a menor previsão de chegada ou justificativa da empresa de logística. Os transtornos se tornam ainda maiores quando o cliente, para fazer a descarga do produto, precisa movimentar uma equipe ou estrutura específicas.

Sendo assim, um software para roteirização é uma ferramenta para encontrar alternativas para cumprir o prazo combinado é essencial.

O sistema de roteirização é uma solução inteligente capaz de traçar rotas mais inteligentes e eficientes. Da mesma forma, ele delimita por onde o motorista deve passar, oferece previsões de chegada e permite avisar ao cliente no caso de algum imprevisto. Além disso, há outras vantagens do sistema de roteirização:

Redução de custos

O transporte, quando não é otimizado, acaba gerando gastos desnecessários, como os de combustível e manutenção. Com o sistema de roteirização, o motorista acaba rodando menos e gastando menos. O mesmo ocorre com a manutenção do veículo, além da economia com a redução dos kms rodados, as cargas também são melhor dimensionadas, reduzindo o custo de manutenção dos veículos.

Um bom sistema de roteirização também levará em consideração o tempo de atendimento dos clientes e a jornada do motorista, de forma que a empresa não precise se preocupar com atrasos ou desvios que gerariam um valor alto de horas extras.

Fidelização do cliente

Além de um guia para o motorista, é fundamental o sistema de roteirização aumentar a confiabilidade do serviço prestado. Com o sistema de roteirização, a tendência é que as entregas sejam feitas de forma mais precisa. Sem atrasos ou desvios.

Isso faz com que a confiança entre empresa e cliente se estabeleça. No entanto, aumenta as chances de que novos negócios sejam fechados.

O sistema de roteirização torna-se ainda mais eficiente quando associado ao monitoramento de entregas

Que saber como planejar as melhores rotas com um sistema de roteirização? Entre em contato conosco!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em...

Como sua empresa de entregas pode incentivar clientes a colaborarem pela logística verde

A logística verde é uma prática cada vez mais comum e bem vista pelos consumidores. Isso porque...

Roteirizador de caminhões: os mitos da implementação

O roteirizador de caminhões é uma das tecnologias mais comentadas no mundo da logística nos últimos...

Como funcionam os fretes colaborativos?

O mundo de hoje está cada vez mais colaborativo. Pessoas com objetivos comuns se juntam e conseguem...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa