Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Quando eu devo investir num sistema de gestão de fretes?

Pensando na necessidade de softwares para a gestão das empresas, neste artigo vou te contar mais sobre quando você deve escolher um sistema de gestão de fretes para sua empresa.

Você sabia que 25% de donos e CEOs ainda não sabem quais ferramentas a sua empresa utiliza para gestão de fretes? E que 40% ainda utilizam planilhas? Este artigo demonstra como você pode definir a escolha de uma gestão de fretes para sua cadeia logística.

A logística bem compreendida por seus gestores se torna estratégica e oportuna, caso contrário, é considerada como fonte de desperdícios. Para evitá-los, essa compreensão se torna fundamental na redução de custos e geração de lucros na gestão de fretes. Por isso, a necessidade da escolha de uma plataforma de gestão de ponta a ponta, levando em consideração quais são os pontos relevantes a serem avaliados no momento da escolha de uma ferramenta, é essencial.

1.  Manter a flexibilidade na contratação e simulação de frete

Começando pela contratação de frete, especialistas e Supply Chain garantem que em busca de resultados a curto prazo, 20% das empresas preferem trabalhar com flexibilidade nesse tema acompanhando uma tendência de mercado. Para isso, se faz necessário considerar nessa gestão de fretes as particularidades da operação de sua empresa, tais como:

  • A forma que a carga é transportada (frete direto ou redespacho);
  •  Tipo de cargas (fechada ou fracionada);
  •  Quais as responsabilidades nos tipos de fretes quanto a pagamentos, seguros e custos do frete (CIF/FOB).

Para diminuir ainda mais os riscos, como boa prática, considera-se também as simulações de fretes como parte das peças a serem montadas nesse quebra cabeça da melhor escolha da ferramenta. Para assim, realizar uma gestão mais centralizada e além disso, reduzindo custos.

2.  Compreender a necessidade da auditoria em fretes

A ausência da conferência das cobranças pode levar a problemas financeiros irreversíveis, desalinhando o planejamento orçamentário. O que foi planejado deve ser conferido com clareza no que tange custos de operação, tabelas de fretes, retrabalhos e emissão de documentos. Para melhor exemplificar, vale salientar os problemas mais encontrados:

  • Defasagem nos valores de fretes;
  • Erros de cálculos;
  • Tabelas de fretes com falhas de preços;
  • Erros em prestações de serviços
  • Duplicidade na cobrança.

Assim sendo, uma auditoria de fretes que demonstre essas falhas se torna importantíssima nessa gestão para correções imediatas ou ações para melhoria contínua. Com isso, temos outro ponto a se considerar nessa escolha.

3.  Planejar com indicadores de desempenho

Consideravelmente, o maior ganho está no planejamento, garantindo a satisfação do cliente através da eficiência na entrega, tratando o fator prejuízos e assim internalizando também os lucros para a Empresa. Por isso, a necessidade de uma ferramenta que possa demonstrar de forma sintética aos donos e CEOs esses ganhos e medir esse desempenho através de seus indicadores (KPI).

Desse modo é inegável a necessidade de tecnologias e estratégias assertivas no combate a escassez de recursos em geral. A solução não está na escolha de um produto de mercado com visão somente para o presente.

Mas também, para manter unicamente um percentual de lucro estável, ele deve ser crescente, em um formato 4.0 de logística. No qual, leva a empresa ao futuro tecnologicamente previsível com um jeito sempre inovador de fazer logística e com a participação de gestão de fretes nessa cadeia logística. Assim sendo, essa é a proposta da LINCROS, atendendo de ponta a ponta.  

Suas operações logísticas e gestão de transportes estão prontas para escolher pela melhor opção de um sistema de gestão de fretes que abranja todas as etapas e processos da sua gestão logística?

Solicite uma demonstração das soluções Lincros clicando aqui e um de nossos consultores entrará em contato com você.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como ter uma gestão de fretes eficiente no setor industrial?

A gestão de fretes é um dos principais gargalos de um processo logístico na indústria. A...

Gestão regional de gastos com fretes auxilia a viabilizar negócios

Um dos empecilhos do avanço econômico do setor de logística está em nos gastos com fretes e outros...

Como garantir uma gestão de fretes eficiente e assertiva?

Qual o impacto da gestão de fretes, sobre o faturamento e estratégia atual da sua empresa? As...

5 dicas para uma boa negociação de fretes

Nos últimos anos o setor de logística deixou de ser visto apenas como uma “fonte de despesas” e se...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa