Roteirização logística como um diferencial competitivo

Pode-se ter uma ideia de que o processo de roteirização logística no transporte é feito para a redução de custos e otimização de processos, mas muitas vezes não se tem a noção de como ele é feito e quais aspectos são utilizados para o planejamento das rotas.

Vejamos, para que se planeje a rota mais assertiva devem ser levados em conta alguns aspectos como: 

  • Distância entre as paradas; 
  • Quais ruas, avenidas e rodovias são mais seguras e interessantes para otimizar o trajeto; 
  • A ordem inteligente das entregas; 
  • Tipo de carga, pois aquelas que dependem de controle de temperatura de veículo para serem transportadas também necessitam de atenção especial. 

Levando em conta esses, e outros aspectos cruciais, os responsáveis pelas rotas ainda precisam levar em conta as janelas de atendimento dos clientes finais, o tempo de descarga, a jornada de trabalho do motorista, o prazo das entregas, cubagem da carga dentre outros. 

São muitas tarefas, e o processo pode demorar um dia inteiro sendo feito de forma manual. Geralmente, as empresas que fazem desta forma possuem um time de profissionais realizando o planejamento de rotas nos três turnos – o que, consequentemente, resulta em altos custos para o setor e abre portas para falhas humanas. Isso sem contar na dificuldade de indicadores confiáveis para nortear as ações estratégicas de melhoria. 

A ideia de automatizar essas tarefas através de ferramentas e soluções tecnológicas não só aumenta a produtividade dos times, como o nível de inteligência da rota e eficiência das coletas e entregas, além disso, é possível listar outros benefícios da roteirização como diferencial competitivo.

1- Roteirização Logística para otimizar o tempo de entrega

Com o roteirizador,  todos os destinos são previamente estabelecidos, deste modo, é possível prever o tempo de entrega em cada cliente, levando em consideração clientes que precisarão de um tempo maior para realização da descarga já no momento da roteirização. 

Com o sequenciamento das entregas, também é possível prever o horário em que cada uma será feita, respeitando as janelas de recebimento das empresas, aumentando a produtividade e a satisfação do cliente. 

2-  Melhore a experiência e aumente a satisfação dos seus clientes

Um dos principais objetivos da roteirização logística é aumentar a credibilidade da empresa e a satisfação dos clientes. Com um número menor de veículos rodando, e realizando rotas inteligentes, podemos notar as seguintes transformações:

  • O sequenciamento de entregas permite que sejam priorizados os clientes com horários de recebimento especiais;
  • Os atrasos de entrega tornam-se cada vez mais raros;
  • Aumento da competitividade, pois sua empresa terá um diferencial na sua operação;
  • Maior produtividade e motivação das equipes que realizam as entregas e redução de horas extras. 

Dessa forma, além de reduzir custos do transporte, se aumenta a confiança dos clientes, tornando-se mais um diferencial competitivo para a empresa.

3- Diminua o custo com combustível

Durante o planejamento, o roteirizador consegue otimizar o caminho que será percorrido pelo veículo, fazendo isso de modo automatizado com o objetivo de diminuir a quilometragem percorrida. 

E como já se sabe, os valores gastos com combustível é um dos que mais influenciam no aumento dos custos logísticos e, consequentemente, com a diminuição da distância percorrida ocorrerá uma significativa economia no valor do transporte. 

Além disso, ao reduzir os custos operacionais de entregas e também de combustível, pode-se até pensar em um reajuste do valor cobrado dos clientes, melhorando a experiência e auxiliando a alcançar novas parcerias. 

4- Reduza o custo da frota

Como já falamos, com o auxílio da roteirização logística, os veículos percorrem distâncias menores e seguem trajetos mais seguros, tornando-se mais produtivos em suas entregas. Deste modo, é possível que haja uma diminuição da frota por conta da melhor aproveitamento dos veículos em rota. Além disso, com a melhor utilização dos veículos, reduzem os custos com manutenções corretivas. Por conta do planejamento, é possível se antecipar sobre a qualidade dos veículos saindo para a rota. 

5- Reduza o tempo de trabalho da equipe de roteirização

O planejamento de rotas é um processo estratégico. Com a utilização de um roteirizador logístico automatizado você desvia sua equipe de tarefas manuais e que demandam muito tempo e energia, para tarefas mais analíticas que trarão mais resultados para a empresa, e muito mais que isso, aumentará a qualidade de vida no trabalho de seus profissionais. 

Por fim, é de extrema importância ressaltarmos que os embarcadores contem com uma roteirização logística feita de forma rápida, inteligente e eficaz, tornando o roteirizador um grande diferencial competitivo da sua operação, uma vez que ele aumenta consideravelmente a qualidade das entregas e produtividade da frota. 

Quer saber como melhorar seu relacionamento com os clientes, elevando sua logística de transporte à alto nível? Solicite uma demonstração pelo nosso site, entre em contato conosco para explicarmos tudo o que você precisa saber para implementar esse recurso na sua empresa e transformar suas vendas!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como reduzir custos com uma roteirização automatizada

Reduzir custos logísticos é sempre uma das principais prioridades da empresa e o desafio de...

3 erros que transportadoras de mercadorias não podem cometer

Transportadoras de mercadorias devem promover eficiência de processos. Tais como: entrega no prazo,...

10 benefícios da roteirização que você precisa saber

Já abordamos aqui no blog a importância da roteirização automatizada e hoje trazemos os benefícios...

Cotação: como otimizar o resultado de frete

Existem diversas formas de otimizar o resultado de frete: ao optar pelo modelo de transporte carga...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa