Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Conheça o sistema para roteirização de transporte de cargas

Um dos principais desafios das empresas que trabalham com logística, especialmente no Brasil, é a pontualidade. Com um país tão grande, traçar rotas para realizar entregas pode ser uma tarefa bastante complicada. Por isso, a roteirização de transporte é tem se mostrado uma importante aliada das empresas que querem otimizar seus serviços, reduzir o tempo de espera dos clientes, economizar recursos e ter menor custo com os transportes com uma gestão de transportes eficiente.

Neste artigo, trataremos da solução desenvolvida pela Lincros: o Roteirizador Lincros. Conheça as vantagens dessa solução e veja por que ela é essencial para o dia a dia da sua empresa.

Roteirização de transporte: Por que ela traz vantagens?

Monitorar as atividades realizadas pelas equipes de transporte é uma tarefa que precisa ser constante dentro de uma empresa de logística. Acontece que nem sempre é fácil prever custos ou analisar gastos quando não há dados precisos sobre o trabalho a ser feito.

A principal vantagem da roteirização de transporte está no planejamento de criar rotas e no sequência otimizada de roteiros. O software funciona como um guia para o motorista e também como um banco de dados que pode ser analisado prévia e posteriormente, a fim de moldar melhores estratégias e corrigir erros. Conheça outras vantagens:

Redução de quilometragem

Planejar uma rota viável e mais curta otimiza o trabalho do motorista. Especialmente quando a viagem é para outras cidades ou estados, pode acontecer confusão em relação a caminhos e endereços. Isso gera perda de tempo e mão de obra além de custos adicionais.

Com a roteirização de transporte pode-se saber exatamente onde chegar, por isso não perde tempo dando voltas e evita horas extras desnecessárias. Essa precisão melhora tanto o trabalho do profissional que está no volante, quanto o relacionamento com o cliente.

Utiliza malhas viárias sempre atualizadas

Como o sistema de roteirização de transporte está sempre atualizado, caminhos alterados deixam de ser um problema para as viagens. As estradas são dinâmicas e, por isso, é comum haver mudanças de caminhos, desvios, novas estradas, etc. Com as rotas atualizadas, porém, o motorista não se perde, nem se atrasa por conta dessas mudanças. E ainda, há economia no consumo de combustível por realizar os roteiros pelos melhores caminhos.

Integrado à Gestão de Entregas de Produtos

Você já ouviu falar em Gestão de entregas? O sistema, também desenvolvido pela Lincros, monitora em detalhes os eventos ocorridos cada vez que o caminhão realiza uma viagem, seja de entrega ou coleta.

Se o motorista, por exemplo, realizou uma parada não programada, a central imediatamente recebe um alerta e pode entrar em contato para entender os motivos e reavaliar prazos. Essa integração entre os dois sistemas é fundamental para o sucesso da entrega, pois com o monitoramento e a roteirização é possível planejar e monitorar a execução desse planejamento em tempo real.

[banner id="7577"]

Não há custos adicionais com mapas

Com a implantação do sistema para roteirização de transporte, os mapas ficam no software e são atualizados periodicamente. Sendo assim, a empresa não precisa se preocupar com custos extras adquirindo mapas e os atualizando sempre que há mudanças nas rotas, o que significa menos custos e mais praticidade. Além disso, é possível restringir rotas para atender à legislação. Em São Paulo, por exemplo, há limitações quanto ao tamanho dos veículos que transitam no centro, limitação que é considerada pelo software na hora de sugerir o melhor percurso.

Análise de resultados

Além do planejamento, a roteirização logística pode ser ainda mais eficiente quando alimentada por informações vindas do roteirizador de frotas. Ele realiza o registro de tudo que acontece em relação à rota feita pelo caminhão. Essas informações voltam para o roteirizador e tornam os próximos planejamentos ainda mais precisos.

Isso é importante para que se faça uma análise crítica e se entenda os motivos pelos quais, eventualmente, o que foi pensado inicialmente não foi executado. Só assim é possível realizar previsões mais realistas, calcular o tempo médio para o atendimento e planejar as próximas entregas de maneira consciente, passando prazos mais confiáveis aos clientes.

Gostaria de saber mais sobre a roteirização de transporte para sua empresa? Entre em contato conosco!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Equipe de transporte: segue as orientações da roteirização?

O engajamento da equipe de transporte é fundamental para o sucesso na implantação de uma ferramenta...

O que é roteirização inteligente?

A maioria dos transportes de carga no Brasil é feita por meio de rodovias. Em 2012, esse número...

Trânsito e horários: um sistema de roteirização pode ajudar?

O trânsito está cada vez mais complicado e é cada dia mais importante, possuir um sistema de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa