Roteirização de entregas é fundamental para sua empresa?

Qualquer um que circula por uma grande cidade sabe o quanto é complicado encontrar caminhos e realizar a roteirização de entregas para fugir do trânsito. Um motorista de caminhão, que realiza entregas diariamente, por mais que tenha facilidade e prática nessa tarefa, também enfrenta esse desafio.

Para que a escolha do melhor caminho seja feita da forma mais fácil e rápida, de preferência considerando as restrições do cliente, ele pode ter a ajuda de um software para a roteirização de entregas. De acordo com os pontos de parada, a tecnologia é capaz de orientar o motorista sobre qual rota deve ser seguida. Veja como isso acontece.

Como funciona a roteirização de entregas

A roteirização de entregas funciona através de um algoritmo especializado que leva em consideração uma série de parâmetros para definir as melhores rotas e indicar qual melhor veículo para cada transporte de cargas.  Assim, no momento em que o motorista sai do armazém para realizar as entregas, ele já possui todo o planejamento de trabalho do dia com o caminho traçado e as previsões de chegada.

Isso é interessante tanto para o trabalho do motorista - que não precisa mais quebrar a cabeça tentando encontrar o melhor caminho para acessar o endereço do cliente -, quanto para a empresa - que com a roteirização de entregas pode ter a certeza de que as entregas serão feitas da maneira mais eficiente possível.

A roteirização de entregas também otimiza o carregamento dos veículos levando em consideração suas limitações de peso e cubagem, além disso, reduz as horas extras ao calcular a melhor rota levando em consideração a jornada dos motoristas e o tempo de atendimento dos clientes.

Mecanismo de monitoramento

Sabemos que em muitas empresas o principal gargalo das entregas são os desvios de rota e as paradas não programadas. Por isso, a roteirização de entregas pode ser integrada com o software de gestão de entregas. Assim, quando algo sai do previsto, ou seja, quando o motorista não segue o caminho indicado ou realiza paradas que não eram previstas, imediatamente a central é notificada e o motorista é consultado sobre os motivos do desvio de planejamento.

A eficácia dessa integração de soluções é comprovada com a visualização do previsto vs. realizado das entregas e coletas. Por meio dessa visibilidade, é possível saber onde estão os principais gargalos, o que precisa ser melhorado, quais endereços estão cadastrados de maneira incorreta, entre outros.

Pontualidade e satisfação do cliente

Outro indicador que é necessário para um software de roteirização é a pontualidade e satisfação do cliente. Realizar uma entrega dentro do prazo previsto é o mínimo que uma empresa de logística pode fazer, por isso esse quesito não pode falhar em nenhum momento.

Levando em consideração as restrições, como janelas de atendimento de clientes, a jornada dos motoristas e os melhores veículos para o trajeto, as chances de atender o cliente são muito maiores. E, caso algo ocorra fora do previsto, uma solução de monitoramento pode rapidamente alertar a central para que negocie com o cliente. Tal atitude constrói uma relação de confiança entre empresa contratada e cliente, o que ajuda a garantir adesão à parceria firmada entre ambos.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de um planejamento de roteirização de entregas, é perceptível que este é essencial para alavancar sua operação, fazendo com que cresça cada dia mais.

Uma roteirização automatizada permite que haja a construção de rotas para sua frota em poucos minutos, economizando tempo e aumentando a eficiência do seu processo. Por esse motivo, aposte na tecnologia como aliada na eficiência de processos e ao aumento de faturamento da sua empresa.

Para conhecer outros de nossos conteúdos acesse:

Quer melhorar seus resultados e reduzir custos? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso sistema de roteirização.

[banner id="2797"]

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Roteirizador reduz custos e tempo de entrega da sua empresa

Você já pensou como seria fácil se não precisasse abrir uma página no buscador para encontrar mapas...

Planejamento logístico: 5 ferramentas para usar 2019

Junto com o fim de ano vem a responsabilidade de fazer o planejamento logístico da sua empresa. É a...

Roteirizador de frotas: Por que investir em um?

A demanda por agilidade nos processos e tomadas de decisão tem tornado o mercado mais competitivo e...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa