Roteirização com restrições: saiba como atuar com janelas de entrega

A cena é comum: seu caminhão chega para realizar a entrega em determinado cliente e neste momento descobre que não poderá efetuá-la. Isso porque, especialmente em ambientes como restaurantes, padarias e supermercados, existem as chamadas janelas de entrega. Essas janelas nada mais são do que agendas específicas para recebimento de produtos. Há datas e horários definidos para o recebimento de mercadoria e não os respeitar significa arcar com a devolução. Neste cenário, para garantir eficiência na frota, acontece o que chamamos de roteirização com restrições de entrega.

Ao organizar sua rotina de entregas, estas janelas precisam ser primordiais. Se não verificadas no momento da distribuição da carga e da roteirização, elas causarão custos extras à logística. Confira abaixo como realizar a distribuição com restrições e conquiste eficiência no seu processo.

 

Entendendo as janelas de entrega

 

Boa parte dos estabelecimentos gastronômicos e do varejo possuem as chamadas janelas de entrega. Para garantir atendimento ao público e, ainda assim, abastecimento de insumos, estes estabelecimentos criam horários específicos para recebimentos de cargas. Em restaurantes, por exemplo, estes horários são diferentes dos de maior pico de clientes. Em supermercados, há dias e horários para determinados tipos de mercadoria, o que garante um fluxo eficiente da reposição de estoques, sem comprometer o atendimento ao cliente.

Para o fornecedor e sua equipe logística, as janelas de entrega são um desafio. Isso porque todo o processo de mapeamento de rotas precisa ocorrer com base nos horários em que a mercadoria possa ser entregue. Por isso, é importante que o indicador inicial para a organização da carga sejam estas janelas. Assim é que ocorre a roteirização com restrições: todo o processo de distribuição é baseado nos horários em que o motorista deve chegar no cliente para conseguir entregar a mercadoria.

 

Realizando a roteirização com restrições em seu sistema de gestão

 

A forma mais fácil e confiável de organizar o processo de distribuição logística com janelas de entrega é a automação. Um software de roteirização traz a possibilidade de aplicação de parâmetros que definirão a organização das rotas.

No caso das janelas de entrega, a equipe deve organizar a roteirização da seguinte forma: ao criar a rota, aplicar no sistema os horários permitidos para as entregas que precisam ser efetuadas. A partir deste horário, o Routing Lincros vai automaticamente apontar entregas próximas a este local para serem encaixadas dentro da rotina.

Com essa parametrização, a rota é calculada levando em consideração tempo de deslocamento e até mesmo tempo de entrega das mercadorias. Tudo isso para garantir que o motorista chegue a tempo para ser incluído na janela de entrega.

Uma roteirização com restrições realizadas via automação também vai levar em consideração dados atualizados do processo de entrega. Rotas similares ou repetidas periodicamente são aprimoradas porque o próprio GPS (Gestão de Entregas) retroalimenta o sistema com informações como tempo de parada ou intercorrência em pontos do trajeto.

Portanto, quando for definir rotas com entregas restritas, estes horários de recebimento devem ser o indicador primário de distribuição da carga. É a partir desse dado que o sistema apoiará o sequenciamento estratégico de pedidos.

Além de reduzir drasticamente devoluções e tempo ocioso aguardando a possibilidade de entrega, a roteirização automatizada também traz outras vantagens. O melhor aproveitamento do espaço do caminhão, encaixando entregas próximas é uma delas.

TESTE AGORA!

Para ver na prática, como este processo funcionará na sua operação, entre em contato com o time de especialistas e solicite uma demonstração gratuita.

 

Crédito de imagem: unsplash/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Gestão regional de gastos com fretes auxilia a viabilizar negócios

Um dos empecilhos do avanço econômico do setor de logística está em nos gastos com fretes e outros...

Reclamar da infraestrutura de transportes ou ser proativo e reduzir custos?

Uma das melhores formas para enfrentar a crise pode ser o investimento em infraestrutura logística....

Como ter mais produtividade com um gerenciador de rotas?

Já imaginou como um gerenciador de rotas pode transformar a realidade da sua rotina e garantir uma...

Saiba como reduzir custos com estas dicas de roteirização

Quem atua no setor logístico sabe que as decisões diárias são fundamentais para um bom controle de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa