Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

3 problemas logísticos que deixam de existir com uso da tecnologia

Você já utiliza a tecnologia como aliada para melhorar a eficiência dos seus processos logísticos? Neste post você irá descobrir como solucionar os problemas operacionais mais comuns através da tecnologia.

Atualmente, vem sendo notável a presença da tecnologia em todas as esferas da nossa vida, em especial no cenário que estamos vivendo do Covid-19. E na logística não é diferente, cada dia mais se faz necessário a inclusão de sistemas que promovam um aumento de eficiência, qualidade e produtividade da operação.

Dessa forma, a resistência em aderir a tecnologia em substituição a processos manuais e ineficazes pode trazer sérios prejuízos para sua empresa. Além disso, sabemos que em tempos de crise a logística acaba sendo uma das primeiras áreas a receber cortes de investimentos, o que pode impactar diretamente nos resultados. Porém, ao invés de cortar orçamentos, as empresas deveriam optar por otimizar os processos com auxílio de tecnologia, e assim, reduzir consideravelmente os custos da área e problemas operacionais, enquanto garantem competitividade.

Para entender um pouco melhor sobre como a tecnologia pode reduzir seus problemas operacionais, separamos os 3 situações mais comuns que deixam de existir quando implantamos a tecnologia na operação logística:

  • Falta de visibilidade em rota

Ao contratar um software que possibilita a visão das entregas em tempo real, é possível eliminar muitos contratempos que possam surgir durante o andamento da viagem, como: devoluções de mercadorias, desvios em rota, paradas não programadas, entre outros.

É possível tratar cada um desses itens no momento em que eles ocorrem, além disso, o software também melhora a comunicação entre a central de monitoramento e o motorista, permitindo ter a visualização de tudo o que foi entregue, o que falta entregar e também o que foi devolvido, tudo isso para garantir uma melhor agilidade nos processos. Além de aumentar a produtividade do time, esse processo garante mais segurança para sua operação e para o time de entregas.

Quanto aos custos, imagine reduzir 45% do seu índice de devoluções, como isso impactaria seus resultados? Sim, esse é um ganho que um dos nossos clientes conquistou com poucos meses de utilização da ferramenta.

  • Falta de planejamento antecipado das rotas

É inaceitável que ainda existam romaneios impressos para execução e rotas, mas é uma realidade que muitas empresas ainda convivem. Com uma solução que auxilia no planejamento, sua empresa deixa de depender da memória do motorista e passa a atuar com predição em situações que podem acontecer com o trajeto.

Com um software de roteirização o processo se torna mais rápido e intuitivo. A solução tem como principais objetivos promover uma organização sistemática das entregas e/ou coletas, otimizar o uso da frota e das capacidades dos veículos, reduzir a distância percorrida pelos veículos e, consequentemente, os custos, além de contribuir para uma maior qualidade e agilidade nas entregas.

Os benefícios são diversos para quem decide aliar essa importante ferramenta à sua operação logística. Rotas mais assertivas e rápidas, segurança para a carga, melhor distribuição da capacidade da frota, menos custos com combustíveis e manutenção dos veículos.

  • Atuação reativa aos impasses

Quando não se conta com soluções que permitam monitorar e colher dados da operação, a empresa toma decisões às cegas, o que é extremamente prejudicial para a saúde dos custos e competitividade dos negócios.

Uma solução logística permite que seu time deixe de reagir às situações do mercado e passe a agir proativamente para aproveitar as oportunidades e se antecipar para os desafios. Atuando de forma mais inteligente e estratégica para toda a empresa.

O fato é que vivemos em uma era onde dados são o bem mais valioso para qualquer área ou operação, e se mantém competitivo quem conhece os seus próprios números e usa eles à favor do crescimento.

Agora você já sabe como a tecnologia pode te ajudar a resolver os problemas operacionais mais comuns do setor logístico. Gostaria de falar um pouco sobre como a Lincros pode te auxiliar em cada um desses pontos. Possuímos uma plataforma de gestão logística que abrange  cadeia de transportes de ponta a ponta  e temos o objetivo de guiar sua operação para o futuro da logística.

Estamos preparados para ajudar sua empresa em cada um dos desafios listados. Caso queira saber mais sobre nossas soluções, fale com o nosso time!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Redução de custos logísticos aliado a tecnologia

Uma das maiores preocupações do universo corporativo na logística é a performance de processos...

Logística de distribuição e transporte dependem da tecnologia?

O apoio da área de TI na integração dos processos logísticos tem conseguido ajudar na redução de...

Como evitar problemas logísticos na distribuição

A logística envolve uma série de cuidados e ações que visam o melhor desempenho na cadeia de...

Sua operação precisa de tecnologia para logística? Saiba aqui

Quando falamos em otimização de uma operação corporativa, sempre temos em mente algumas questões:...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa