Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Tudo sobre Previsibilidade das Entregas e Planejamento de Rotas

Previsibilidade, é a expectativa gerada acerca de algo. Na logística de transportes, previsibilidade das entregas e planejamento de rotas é essencial. Isso ocorre quando você define suas rotas, consegue acompanhar suas entregas em tempo real, identificando quais entregas possivelmente irão atrasar, assim  conseguindo realizar as tratativas com seu cliente, para que o motorista não perca tempo em rota e por fim tomar medidas para resolver os problemas de devolução antes que eles surjam. 

Tornando possível um planejamento ativo ao criar um plano de ação, desenvolvendo uma estratégia para atingir o principal objetivo, a satisfação do seu cliente.

Quando você une previsão e planejamento na sua operação, você consegue identificar pontos de atenção e assim organizar os próximos passos para solucionar as prováveis dificuldades, e é sobre isso que iremos explanar neste artigo. 

Vamos definir previsibilidade?

No mundo dos negócios, previsibilidade, pode ser considerada uma métrica. É o que esperamos das ações tomadas para atingir os objetivos da empresa. Sendo em um setor administrativo ou logístico.

Previsibilidade é o ponto chave na hora de planejar as rotas e entregas, pois quando você possui previsão do resultado, é possível focar suas estratégias para atingir seus objetivos.

A previsibilidade está diretamente ligada a tomada de decisões. É possível tornar sua gestão e tomada de decisão mais proativa do que reativa, pois é possível identificar os pontos de atenção e focar sua estratégia antes mesmo que os problemas venham a tona. 

Por que ter previsibilidade da operação é importante?

Usufruir de uma operação de distribuição previsível tem seus benefícios, entre eles:

  • Saber se as entregas programadas serão entregues ao fim do tempo pré determinado;
  • Informar tanto ao motorista quando ao cliente qual será a data e horário previsto e quais ações podem ser tomadas para que isso seja cumprido dentro do prazo;
  • Reduzir o número de devoluções;
  • Identificar os pontos de atenção e concentrar seus esforços em resolvê-los;
  • Acompanhar a performance de cada motorista em rota;
  • Identificar paradas não programadas;
  • Facilidade de levantar relatórios e históricos;
  • Identificar e tratar os gargalos.

Existem muitos benefícios citados acima, mas já é possível ter uma noção do quão importante é ter esse indicador, para que haja uma maior satisfação do seu cliente e agilidade da sua equipe.

Como ter previsibilidade na sua operação?

Irei citar alguns pontos que podem te auxiliar a iniciar esse processo que irá melhorar os indicadores da sua operação.

Entenda seu cenário atual

Comece identificando quais são os processos mais morosos e assim os erros e retrabalhos da sua equipe. Saiba quais motoristas têm um maior índice de atrasos nas entregas e questione sobre o que não os permite cumprir os prazos. E quais processos e ações têm contribuído para operação.

Planeje suas Rotas 

Um processo complexo e cheio de detalhes, ainda mais com uma alta demanda de entregas ao longo do dia. Essa é a realidade de milhares de embarcadores que ainda utilizam processos totalmente morosos e defasados na gestão e na programação de rotas, o que traz insegurança  e abala diretamente o planejamento e a vitalidade da sua operação. 

A roteirização, tem como objetivo principal, realizar o planejamento de rotas, considerando:

  • Restrições do cliente;
  • Janelas de atendimento;
  • Cubagem e peso;
  • Redução dos custos de combustível e km;
  • Otimização da frota;
  • Faça a previsão diária, semanal e mensal das suas rotas;

Aposentando os mapas físicos e também aliviando as horas extras da sua equipe ao montar as rotas. Roteirização Inteligente faz toda a diferença.

Resolvendo os gargalos na operação e focando na satisfação do cliente que deseja receber a sua mercadoria no horário previamente agendado. 

O planejamento de rotas é um dos pontos fundamentais para se ter previsibilidade das entregas, pois você define a ordem das entregas, os locais e horários. A partir disso, cria-se um objetivo e/ou métrica para suas entregas.

Podendo ser muito eficiente e assertivo, o planejamento de rotas feito por um sistema de roteirização traz muitos ganhos operacionais. Além de otimizar processos, ele reduz complexidades da operação, as transformando em atividades estratégicas simples. 

Acompanhe suas Entregas

Entendendo o planejamento de rotas, entramos em um terceiro ponto essencial na sua operação, o monitoramento das entregas. Com a rotina desenfreada do setor logístico, diversas urgências sendo tratadas, muitas vezes o monitoramento acaba sendo deixado de lado.

Apoiar-se e confiar toda sua operação em um rastreador, pode não ser a melhor opção. Considerando que o rastreador  te possibilita somente a visualização da localização do veículo, mas não traz nenhum dado referente às entregas, e um painel onde se é possível tomar alguma decisão antes que os problemas aconteçam. O monitoramento de entregas  se realizado através de uma solução pode trazer diversos ganhos operacionais, tais como:

  • Comprovante de entregas em tempo real;
  • Alertas em tempo real;
  • Redução de hora extra dos motoristas;
  • Redução das devoluções;
  • Visibilidade da operação;
  • Relatórios e indicadores.

Quando você visualiza o que está acontecendo com sua operação em tempo real e também consegue identificar os pontos de “alerta” dos possíveis atrasos, é possível antecipar seu cliente e diminuir o índice de devoluções.  

Além dos ganhos citados, traz  a previsibilidade e estimativas das entregas. Isto através do monitoramento das rotas traçadas integrada ao rastreador. Você consegue visualizar se o programado pela sua equipe de logística foi realmente realizado pelo motorista, considerando todas as especificações do seu cliente.

Plataforma Online 

O último ponto a ser citado, mas um dos mais importantes. Ter um sistema que realize o sequenciamento das rotas em minutos e que te possibilite acompanhar suas entregas em tempo real é um diferencial para se implementar na sua estratégia. 

Além de focar na automatização de processos morosos e manuais, aumenta sua produtividade, reduz custos e deixe seu cliente cada vez mais satisfeito com sua agilidade e eficácia.

Previsibilidade é a chave

A previsibilidade da sua operação é a chave para aumentar sua carteira de clientes e melhorar sua reputação no mercado. 

Muito além do que uma simples operação de distribuição, mas um meio para obter o sucesso da sua empresa. É também um diferencial competitivo perante os seus concorrentes.

Por fim, quanto mais previsível sua distribuição, maior sua efetividade das entregas. 

Após ler este artigo, como está sua operação de distribuição? Sua dificuldade é no planejamento de rotas ou no acompanhamento das entregas? Entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar, clicando aqui.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Mapas e rotas: como o roteirizador atua no planejamento e na atualização de dados

A atualização de mapas e rotas é uma ferramenta fundamental para aumentar a precisão do...

Planejamento de rotas: um processo chave na logística

Você já se perguntou quantas entregas sua empresa efetua diariamente e entrega dentro do prazo?...

Como está seu planejamento logístico de entregas de final de ano?

O período das entregas de final de ano, que comporta os meses de outubro, novembro e dezembro, é...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa