Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Por que é importante identificar desvios de rota?

Desvios de rota são comuns no dia a dia de motoristas que trabalham com entrega de mercadorias para o varejo. Seja por causa de alguma obra na estrada ou mesmo na busca por um posto de combustível, esses profissionais alteram a rota planejada e podem levar mais tempo para concluir a entrega. Neste post, explicaremos por que é tão importante que a central identifique esses desvios de rota.

Saber onde a frota está e por onde passou é essencial para o controle da central. Mas algumas vezes, um desvio de rota detectado pode indicar o uso de uma rota pode ficar mais longa que resulta em maior custo, ou ainda, o indício de desvio de carga. 

Se a equipe estaciona o caminhão longe do local definido e aponta a entrega para a central por meio de um sistema de gestão de entregas, pode haver um mal entendido ou mesmo desvio de carga intencional. Vendo isso na tela do computador da central, o gestor cruza alguns dados (planejado x realizado). Esses dados permitem ou questionar a equipe sobre o ocorrido ou mesmo abrir uma investigação dentro da empresa.

O rastreador veicular aliado a um gestor de entregas também pode mostrar operações realizadas em locais errados por descuido da equipe, roubo de carga ou desvio do trajeto planejado. Dessa forma, o gestor fica bem informado e no controle da situação. Além disso, pode tomar as devidas providências no momento em que foi constatado o desvio.

Como controlar desvios de rota?

É primordial que a equipe de entrega aponte o motivo de um desvio que o justifique. Se ela passa por uma obra na pista (no sentido contrário), talvez seja melhor buscar outro caminho na volta. Outra forma de identificar um desvio de rota é por meio de um sistema de rastreamento. Ele pode servir de insumos para a central. Assim ela pode agir proativamente e em tempo real em caso de atividade suspeita.

o desvio pode não é reportado imediatamente à central. Dessa forma o gestor acaba se preocupando à toa e perde tempo apurando o caso. O conhecimento da situação também pode impedir que a rota seja bem dimensionada e com poucas paradas. Esse movimento traz economia de combustível, rapidez na entregas, maior quantidade de entregas na mesma rota, e claro, a satisfação dos clientes.

Sua empresa monitora e identifica desvios de rota? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Mapas em softwares de logística: por que eles são importantes

Quem trabalha na área de logística sabe como mapas em softwares de logística são importantes para...

Paradas não programadas: por que é essencial identificá-las

Quando uma frota sai a campo, as preocupações são inúmeras e a equipe de entrega possui vários...

4 dicas para acabar com os desvios de rota da sua frota

Desvios de rota são muito comuns na rotina de distribuidores e podem aumentar os custos de entrega...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa