5 soluções logísticas inovadoras para sua operação

Você com certeza já ouviu o termo “logística do futuro”. A expressão diz respeito ao processo de transformação digital no setor, que está cada vez mais presente nas empresas. Também engloba conceitos relacionados à melhoria contínua e ações de gestão para alto desempenho. Para isso, além da otimização de processos, utilizar alguns conceitos inovadores da logística é fundamental. É através destas inovações que a operação logística ganha mais controle, reduz custos, otimiza processos e melhora sua qualidade de entregas.

Neste post vamos destacar 5 conceitos inovadores da logística que você precisa conhecer já. Confira e fique por dentro!

Frota inteligente

Um dos conceitos inovadores da logística mais conhecidos, a frota inteligente nada mais é do que o monitoramento do processo de distribuição. Com o uso de soluções de GPS e softwares de rastreio, uma frota inteligente garante à central dados consolidados sobre a movimentação em tempo real dos veículos.

Também englobam nesta tendência soluções para monitorar as condições da carga, especialmente em relação a mercadorias sensíveis, como os refrigerados. Indicadores de paradas, status de andamento da rota e outras informações coletadas através dos rastreadores garantem ao gestor logístico dados precisos para a tomada de decisão.

É com base nas informações coletadas a partir do conceito de gestão de transportes e frota inteligente que a gestão logística é otimizada. Melhorias aplicadas no planejamento da rota, manutenção preventiva da frota e até mesmo gestão de pessoas, com atenção aos motoristas, são ações aplicadas com mais efetividade através do apoio tecnológico.

Automação

Outro conceito inovador aplicado à logística é a automação. Ela pode ocorrer em diversas frentes da gestão logística de transporte e são diferentes soluções tecnológicas que apoiam neste sentido. Aqui podemos citar o WMS, software que apoia na gestão de estoques. Aliado a recursos de inteligência artificial, esse tipo de solução ajuda a empresa a melhorar o formato de recebimento, armazenagem, separação e inventário do armazém, reduzindo o trabalho manual.

No processo de distribuição, várias soluções de automação estão em alta. É o caso, por exemplo, das soluções para contratação de embarcadores, como o Tendering, da Lincros. Com ele, a gestão de fornecedores é concentrada e pode seguir critérios pré-estabelecidos pela empresa. com isso, entram no rol de embarcadores da companhia apenas fornecedores que seguem determinados pré-requisitos, para garantir o melhor nível de serviço. Outro fator é o controle do processo de entrega e pagamento de fretes.

Quando realizado manualmente, o processo de conferência de fretes é complexo e demorado. Não raro, pagamentos duplicados ocorrem em empresas com alto volume de entregas. A partir da automação, é o próprio software que confere e cruza os dados para efetivação do pagamento, bloqueando duplicidades. Processos de auditoria, por exemplo, também são beneficiados com este tipo de solução. Empresas como a Altenburg, especializada em itens de cama e banho, reduziram em 50% o tempo neste trabalho.

Análise inteligente de dados – Big Data

Apesar de ainda recente, o Big Data tem tudo para ser uma das ferramentas de peso da logística do futuro. Considerada um dos conceitos inovadores da logística, garante a gestão eficiente de todas as informações coletadas na rotina diária.

O Big Data é um conceito ligado ao armazenamento e processamento de uma grande quantidade de dados. Estas informações são coletadas tanto no processo interno (separação da carga, por exemplo), quanto externo (rotina de entregas).

Com essa solução, os sistemas de gestão logística mapeiam padrões de entregas para ter mais controle sobre o uso dos recursos. A frota é mais bem direcionada, visto que uma série de informações vão revelando os padrões mais assertivos do trabalho. Na prática, dados analisados com eficiência são sinônimo de redução de custos e eficiência operacional.

Roteirização

É claro que entre os conceitos inovadores da logística não poderia faltar a roteirização. Essa inovação já faz parte da rotina de grandes empresas e facilita a rotina de sequenciamento de rotas. Ela é utilizada para a gestão eficiente de frotas, como você conferiu no item 1 deste post.

Outra vantagem da gestão de frota via roteirização é a gestão da jornada do motorista. Com este software, a empresa irá acompanhar e registrar as paradas de descanso e o período de trabalho. Diminuirá assim custos com horas extras, além de garantir a integridade e o bem-estar da equipe.

Transporte colaborativo

Já ouviu falar em transporte colaborativo? Este é um conceito que vem ganhando espaço na logística. Como o nome já diz, trata-se de uma rede de colaboração entre fornecedores, distribuidores e prestadores de serviço.

Na logística colaborativa, um mesmo embarcador realiza o transporte de mercadorias de diferentes empresas, visando otimizar a carga. Assim, divide os custos entre mais de uma empresa e todos ganham, com rapidez no processo de entregas.

Para isso, é fundamental que haja um bom planejamento de rotas e que a carga seja consolidada. Isso irá garantir que a organização do caminhão ocorra de acordo com o planejamento de paradas. Trará a otimização do tempo de descarga e facilitará a identificação das mercadorias que devem ser entregues em cada ponto.

Veja exemplos de quem apostou em conceitos inovadores da logística

Quer ver exemplos práticos de como essas inovações que citamos acima atuam? Separamos aqui dois exemplos de empresas que investem em soluções inovadoras para logística. Confira:

Com o TMS, que atua na gestão de toda a gestão logística, a Altenburg reduziu a conta de frete em cerca de R$ 30 mil ao mês. Também conseguiu otimizar 50% do tempo dos processos de auditoria de frete.

O Grupo Copobras digitalizou seu processo logístico e com os dados em tempo real conseguiu melhorar a rotina de trabalho.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Aprenda a usar indicadores de desempenho logístico

Como já falamos aqui no blog, os indicadores de desempenho logístico (Key Performance Indicator, ou...

Sua operação precisa de tecnologia para logística? Saiba aqui

Quando falamos em otimização de uma operação corporativa, sempre temos em mente algumas questões:...

Por que grandes empresas utilizam sistemas de gerenciamento de entregas?

Cada vez mais presentes nas empresas, sistemas de gerenciamento de entregas conferem mais segurança...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa