Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Fuja dos congestionamentos: saiba como planejar rotas

O desejo de todo cliente de operadores de entrega é que seu produto chegue no prazo e sem avarias. Planejar rotas é um dos principais pré-requisitos para que isso aconteça, especialmente quando o mesmo caminhão terá que fazer várias entregas ao longo do dia.

Algumas empresas e até alguns motoristas fazem isso de maneira intuitiva, programando onde ir antes ou depois de acordo com o que acham ser mais conveniente, mas tudo que depende da intuição é falho, por isso usar a tecnologia é a alternativa mais correta.

Procure planejar rotas escolhendo os melhores caminhos

Em uma cidade grande, certos caminhos devem ser evitados. Seja por terem trânsito intenso ou por possuírem estradas em más condições, o que pode causar danos na carga. Planejar rotas usando esses critérios exige cuidado, atenção e experiência sobre o funcionamento da cidade. Se sua equipe possui motoristas vindos de outros locais, estimule-os a conversar com os que já têm experiência e sabem os truques do trânsito da cidade.

Escolha os melhores horários

Planejar rotas levando em consideração o comportamento do trânsito da cidade é também pensar nos melhores horários para passar por certos lugares. Se o local da entrega é próximo a uma escola, o ideal é evitar os horários de tráfego dos alunos. Gargalos clássicos da cidade devem sempre ser evitados. Principalmente em horários de pico ou, se não houver outra alternativa, planejar a entrega com uma folga grande de horário.

Use tecnologia

Quando o caminhão precisa fazer muitas pequenas entregas no mesmo dia fica difícil planejar. Qual a ordem que elas devem ser feitas? Por isso nesses casos o mais recomendável é usar um software para planejar rotas.

A tecnologia permite também saber a localização exata do caminhão e se ele chegará no destino no horário combinado ou não. Caso de imprevistos como um acidente: o cliente poderá ser avisado! Seja sobre o atraso, ou para ter uma previsão de quando a encomenda chegará.

 

Ter esses cuidados mostra que sua distribuidora se preocupa com os clientes. Um atraso justificado e não recorrente dificilmente causará incômodos. Investir em planejamento de rotas capaz de aumentar a eficiência das entregas não é simplesmente um gasto de tempo ou dinheiro, mas significa ter clientes fiéis e muito mais confiantes no trabalho realizado por sua distribuidora.

Quer saber como ter seus roteiros planejados além de eficiência dos processos? Entra em contato conosco!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Mapas e rotas: como o roteirizador atua no planejamento e na atualização de dados

A atualização de mapas e rotas é uma ferramenta fundamental para aumentar a precisão do...

Planejamento de rotas: um processo chave na logística

Você já se perguntou quantas entregas sua empresa efetua diariamente e entrega dentro do prazo?...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa