Planejamento de rotas: um processo chave na logística

Você já se perguntou quantas entregas sua empresa efetua diariamente e entrega dentro do prazo? Além disso, como você vê a importância do planejamento de rotas dentro desse processo?

O trabalho de planejamento de rotas tende a ser moroso e dependendo do volume, quase impossível de prever e garantir eficiência. 

A logística de transporte deixou de ser um processo meramente operacional para se tornar estratégico e altamente competitivo no mercado. Podemos acompanhar a evolução da cadeia de transportes observando a metodologia manual antes adotada em grande parte das organizações. Além de observar que hoje é um fator determinante para a perda de mercado e qualidade.

A responsabilidade de um planejamento de rotas eficiente

Pare para imaginar o quão importante seu cliente é para seu negócio. Já reparou que o último contato do seu cliente é com o setor de logística? 

O recebimento de seus produtos no prazo estipulado e com transparência só tende a agregar a sua competitividade no mercado, e diante deste fato é necessário identificar como garantir eficiência e satisfação ao cliente final.

Observando internamente o processo, um alto volume de pedidos e entregas processados manualmente reflete diretamente em seu cliente final, mas afinal, como?

Agrupar pedidos, definir sequenciamento, verificar cubagem e peso, rota e trajeto, quais regiões serão atendidas pelo veículo, quais regiões em meio ao trajeto não podem ser utilizadas, restrições do cliente, torna-se quase impossível conseguir considerar tudo isso.  O resultado disso será um processo lento, de alto custo e ineficiente. Neste ponto que um planejador de rotas se encaixa dentro da operação.

Um dos principais objetivos de um roteirizador é garantir eficiência no processo. Para que isso seja garantido é necessário um bom planejamento antes da entrada de um sistema deste porte. 

Qual retorno se obtém com um planejador de rotas?

  •         O principal ponto é o relacionamento com seu cliente. Com a produtividade, eficiência e custo menor aplicados após o uso de um roteirizador, a previsibilidade e redução de tempo fazem com que o seu cliente tenha segurança em contar com sua responsabilidade com as suas entregas.
  •          Internamente podemos observar o custo como um fator chave para a tomada de decisão. Através de uma maior eficiência com a capacidade dos veículos, rotas inteligentes e redução de tempo em processamento destes dados, os ganhos são gerados em relação a economia de combustível, manutenção, mão de obra e despesas com juros e multas antes aplicadas a processos não eficientes.

Eficiência e produtividade são altamente afetados com a utilização de um roteirizador. O diferencial gerado entre seus concorrentes torna-se um fator decisivo na hora da compra e contratação. Identificar se o planejamento de rotas é funcional e efetivo dentro das empresas trás conforto ao cliente em ter transparência e garantia de eficiência.

 Como garantir a segurança da carga através do planejamento de rotas?

Segundo uma pesquisa realizada pela ABCmm se formos levar em consideração somente o Rio de Janeiro, 40% dos endereços possuem restrição de entregas. Isso por causa da violência e roubos acentuados. 

Como se preparar em planejamento de rotas tendo em vista tantos lugares perigosos? 

Fazer isso de forma manual ou em um sistema que não dê o auxílio com este parâmetro, torna o processamento das rotas muito difícil e em algumas empresas, não é feito por esse motivo.

Este assunto mostra a seriedade da operação e comprometimento com a segurança dos produtos de clientes e próprios, sendo necessário a utilização deste para redução de perdas e qualidade no serviço da logística de transportes.

Vimos que um roteirizador não é efetivo sem um fluxo de processo bem organizado e efetivo. Podemos levar em conta as empresas que estudam a forma de melhor utilizar e bem planejadas em seu fluxo de processos, possuem grandes diferenciais competitivos, não somente em retornos para a empresa mas também para seus clientes. 

Ao futuro ainda muito se espera de roteirizadores. Mas ainda hoje, operar de forma onde a eficiência deste processo não é avaliada, torna-se um grande perigo para qualquer organização que deseja  continuar acompanhando e crescendo no mercado. 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

5 motivos para escolher o Roteirizador Lincros

Ter um processo automatizado e seguro para projetar as rotas pode trazer grande melhora para sua...

Como funciona um software para gestão de frotas?

Trabalhar com a gestão de frotas, principalmente quando se trata de uma empresa com muitos...

Logística integrada: as vantagens para a gestão da sua empresa

Qual o impacto da logística no relacionamento de uma marca com o seu consumidor? Segundo pesquisas,...

4 pontos de atenção para otimizar sua distribuição

Se o seu processo de distribuição está trazendo mais custos do que o esperado, não deixe de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa