Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Planejador de rotas: Entenda a importância na sua operação

O transporte de cargas é um trabalho minucioso e que exige toda atenção ao ser estruturado, ao se comprometer com a entrega a seu cliente, é necessário ter a garantia que tudo ocorrerá bem, pois qualquer tipo de erro acaba impactando toda cadeia logística. As perdas e os atrasos nas entregas, são problemas que afetam a confiabilidade do consumidor e diretamente na economia da empresa, o que ressalta a importância de utilizar um planejador de rotas para se primar por um transporte confiável e de qualidade.

Planejar é estratégia. Como você está fazendo isso? Com certeza, tudo que se é planejado, possui grandes chances de obter sucesso, estar preparado para eventualidades e contratempos que podem ocorrer, é essencial para minimizar o máximo de problemas que podem haver durante a jornada de viagem.

Você já parou para pensar quantos erros acabam sendo passados despercebidos devido a processos manuais? Quantas entregas sua equipe tem que roteirizar diariamente? E quantas devoluções ocorrem devido ao atraso de entregas?

Muitas empresas ainda não se adequaram a tecnologias e levam toda cadeia logística de uma forma manual e roteirizando pelo google maps. O que torna o processo sugestivo a erros e imprecisões. Independente do tamanho da empresa, qualquer processo facilitado por tecnologia agrega na operação, consistindo eficiência, economia e produtividade. 

Agilidade para gerar qualidade

Sabemos hoje sobre a alta competitividade organizacional, apresentar bons resultados é essencial para manter a empresa competitiva e para obter a satisfação de seus clientes. A otimização de tempo e de produtividade é um dos pontos cruciais para se obter este sucesso. Sabemos o quão importante seu cliente é para sua empresa. Ser eficiente para atingir os pontos acordados com ele, como entregas no dia e horários acertados sem atrasos ou ocorrências, é necessário atender todas as particulares daquele negócio e para manter relacionamento de longo prazo. 

Quando não se tem um planejador de rotas eficiente, acaba sendo difícil roteirizar e planejar todas as rotas manualmente, e isso acaba sendo um ponto falho para suprir toda demanda com qualidade e pontualidade. Com a alta volumetria de entregas diariamente, é necessário o planejamento de todos os pontos de distribuição para que não haja atrasos, insatisfação do cliente e risco de devolução de entregas. Desta forma, é possível agilizar o giro de produtos e aumentar a capacidade da empresa expandindo as demandas.

Como reduzir custos com um planejamento de rotas eficiente? 

A redução de custos sempre será uma peculiaridade bastante exigida em qualquer mercado mundial. No mundo da logística, é de extrema importância possuir uma rota planejada para obter economia na operação. É necessário ter mapeado rotas assertivas, que façam o melhor e menor caminho para efetuar as entregas, que conte com a existência de pedágios, trânsito, desvios, entre outros fatores. 

Com um planejador de rotas, além de ter melhor produtividade, o gestor consegue reduzir gastos na sua operação, como:

  • Redução com combustível
  • Evitar dispersões
  • Conservação da frota
  • Diminuição da jornada de trabalho e custos com hora extra do motorista. 
  • Redução com custos operacionais

Um planejador de rotas te dará precisão de distâncias e tempo de entregas, além de conseguir todo o controle e previsibilidade sobre sua frota e assim, terá um menor impacto financeiro dentro de sua empresa. 

Segurança no transporte com um planejador de rotas

Cada vez mais os grandes problemas referente a segurança vem crescendo no mundo, e consequentemente impactando a logística com o transporte de cargas. E para que se tenha mais segurança para seu negócio é necessário analisar e mapear áreas de risco durante a planejamento das entregas, possuir uma rota bem planejada e ter o controle preciso de toda frota é crucial para reduzir perdas e riscos ao longo dos trajetos.

Com um planejador de rotas é possível também mapear distâncias entre uma entrega e outra. Assim, terá uma estimativa de qual velocidade o motorista precisa atingir para chegar a tempo na janela de horário do cliente. São pontos que são necessários para manter uma jornada tranquila de trabalho, com a segurança do motorista, da sua mercadoria e ainda assim, mantendo a qualidade do serviço.

Desta forma, vimos o quão importante é possuir todo o controle sobre cada etapa da operação. Ter todas análises do processo, é fundamental para tornar sua gestão e tomada de decisão mais assertiva. Quando se faz toda a operação de forma manual o processo tende a ser moroso e falho. Por isso, estruture a logística da sua empresa, com o uso de novas tecnologias. Você terá ganhos quanto a custos, sua empresa se manterá competitiva no mercado e terá o aumento quanto a satisfação de seus clientes.

Quer obter esses resultados na sua operação de transportes? Solicite uma demonstração do Planejador de Rotas da Lincros.

[banner id="9601"]

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Monitoramento das entregas e a sua importância nas operações

Com tantas demandas enfrentadas dia após dia pelo embarcador no setor logístico, por exemplo,...

Monitoramento da Logística Inbound: Entenda a importância

Hoje o sucesso das empresas está inteiramente ligado à satisfação do seu cliente. Para entregar um...

Planejamento de rotas: um processo chave na logística

Você já se perguntou quantas entregas sua empresa efetua diariamente e entrega dentro do prazo?...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa