Perdendo vendas por frete caro? Nunca mais!

Sua loja virtual está perdendo clientes porque o frete não é atrativo? Atue na sua rotina de entregas e com essas dicas simples torne o processo menos oneroso. Confira!

Quem nunca se deparou com essa situação: depois de realizar um pedido daquele item que faz parte da sua lista de desejos, você é direcionado para a etapa final da compra no e-commerce. Neste momento, descobre um empecilho para a compra – o frete caro. Não é incomum que muitos consumidores desistam de comprar algo porque o preço do frete extrapola a expectativa.

Neste exemplo, seu e-commerce não deixa apenas de vender um item. O cliente tende a não retornar a essa loja virtual para compras futuras. Ou seja: o frete caro pode estar impedindo o seu negócio de prosperar e de fidelizar os clientes!

Para resolver esse dilema é importante criar uma estratégia de gerenciamento logístico que acabe com a perda das vendas por conta do preço da entrega.

Nós separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

 

- Diversifique parceiros logísticos

O Brasil é um país de dimensão continental. Isso significa que uma transportadora do Sul não é a mais indicada para atuar em outras áreas geográficas, como no Sudeste, por exemplo. Além disso, para garantir o melhor preço do frete, é importante que o seu e-commerce tenha uma diversidade de parceiros logísticos.

Isso significa cotar de forma organizada e com indicadores e dados, as melhores transportadoras de cada região. Também é importante pensar no last mile: muitas distribuidoras terceirizam este processo, e é preciso avaliar se essa opção vai tornar o frete caro ou mais em conta para o consumidor.

Portanto, quanto maior a área de cobertura que você tiver em relação aos distribuidores, melhor será o custo do frete. Opte por empresas que sejam referências em suas regiões e busque trabalhar sempre com parceiros locais, reduzindo trajetos de entrega.

Esse é um dos segredos de grandes marcas, que contam com centros de distribuição estratégicos. Os pedidos de determinada região são levados até o CD, e de lá distribuído por uma empresa da região.

 

- Mantenha sua rede de parceiros logísticos atualizada

Ainda na questão da cotação de frete, um erro comum é realizar esse processo de forma manual. Assim, não se consegue obter uma visão global e integrada do processo, nem uma atualização constante das informações sobre as transportadoras.

Opte por centralizar a cotação de fretes em uma ferramenta integrada de gestão, em que você poderá parametrizar informações sobre os parceiros logísticos, solicitar informações fundamentais para continuar com o processo de cotação e ainda contará com histórico de preço, prazo e qualidade de entrega.

CTA (Demo) Roteirizador

- Use o frete como estratégia de venda

Se não é possível oferecer entrega grátis para o cliente, tente ao menos diluir os custos em ações assertivas que motivam o consumidor. Quando a gestão de entregas é bem direcionada e há uma visão sistêmica do processo é possível, por exemplo, agilizar as entregas.

Garantir o recebimento do produto no dia seguinte para regiões próximas, utilizar cupom de desconto para próximas compras e até a entrega no mesmo dia são serviços que fazem a diferença para o cliente.

 

- Proporcione o rastreamento de cargas e atue no last mile

Outra estratégia que resulta, indiretamente, no barateamento do frete, é a realização da roteirização e rastreio das entregas. Com esse tipo de sistema a sua empresa pode criar rotas com melhor custo-benefício, reduzindo assim deslocamentos desnecessários, mais entregas em menos tempo e em um menor raio de deslocamentos, e até reduzir devoluções e reentregas. Considere realizar projetos de frete com transportadoras adeptas a esse tipo de tecnologia, porque o custo final do serviço tende a ser menor.

Outro fator importante é o acompanhamento da entrega na última milha, emitindo alertas ao cliente sobre o status do pedido, para que ele possa se sentir bem informado e ter clareza sobre a compra.

Assim, com essas práticas simples, mas fundamentais, seu e-commerce contará com uma operação mais eficiente e bem monitorada, podendo atuar em processos de melhoria contínua. O resultado? O fim do frete caro e maior competitividade para o seu negócio.

Para saber mais sobre as soluções de gestão que tornam o processo de entrega menos oneroso, converse com nossos especialistas.  

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em...

Torre de controle logístico: 7 vantagens de implantar na sua empresa

Você sabe onde está cada um dos caminhões da sua frota e o que está planejado para eles? Com o...

Trânsito e horários: um sistema de roteirização pode ajudar?

O trânsito está cada vez mais complicado e é cada dia mais importante, possuir um sistema de...

Distribuição de Remédios: o que levar em conta?

A distribuição de remédios é uma das áreas que tem a logística mais complicada. Assim como os...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa