Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Operação logística reduzida, vale investir em tecnologia?

Nos últimos meses, diversos mercados mundiais sofreram drásticas perdas em produtividade, receita e crescimento. No Brasil, segundo estudo da FGV, a projeção é de retração em até 4,4% no PIB em 2020. Este cenário está fazendo com que as empresas revolucionam a forma com que operam/trabalham para não sofrer em demasia.

Na cadeia logística, muitas empresas sentiram o impacto da crise nas operações, com exceção do setor alimentício, que necessitou se reinventar para abastecer os restaurantes e supermercados, um setor que não pode parar.

Diante das consequências observadas com o avanço da pandemia, fica a indagação: Em uma operação logística reduzida, vale a pena investir em tecnologia?

Como podemos observar, aos poucos a economia, em alguns estados do Brasil, está retornando a sua normalidade, porém o comportamento de nossos fornecedores e clientes mudou, tendo em vista o alto índice de desemprego, altas taxas de falência em pequenas empresas, dentre outras fatalidades.

A tecnologia, principalmente na área de logística, fará com que sua operação, mesmo reduzida, apresente eficiência operacional e segurança para a tomada de decisões. 

Para te ajudar, separei alguns tópicos que mostram as vantagens de se ter a tecnologia como aliada nas operações logísticas.

Visibilidade completa da cadeia logística

Entendemos que o controle manual de todos os processos logísticos requer tempo e mão de obra qualificada, porém é um processo que esconde diversas falhas operacionais que podem te causar uma imensa dor de cabeça.

Com o auxílio da tecnologia, você poderá reduzir custos, aumentar a produtividade e a agilidade na tomada de decisão, pois terá todo o controle da cadeia logística acoplados em uma única plataforma TMS. Mas de que forma?

A plataforma Lincros, por exemplo, te proporcionará uma visão completa da cadeia: desde a escolha do melhor frete por pedido e acompanhamento, até a auditoria das tabelas de frete, em minutos. 

Atendimento do SLA

Por vezes, a operação manual pode consumir muito tempo. Até porque, reflita: quantas tabelas de frete você precisa analisar para cada variável de pedido? 

É humanamente impossível ter produtividade e atender plenamente o SLA com um processo tão moroso. A tecnologia neste quesito, fará a automação dos dados presentes na plataforma, mostrando o melhor caminho a ser seguido, em segundos. Não é incrível?

Ademais, a agilidade proporcionada pela tecnologia, fará com que você possa destinar o seu tempo nas ações que realmente precisam de maior atenção: estratégias para contenção da crise e retomada na economia.

Controle total em tempo real

Já pensou, contar com um software que te fornece dados em tempo real de onde está a sua carga? A Lincros pode te proporcionar isso e muito mais.

Além de acompanhar em tempo real os caminhões, uma facilidade da plataforma, é o aplicativo disponível para os dispositivos móveis, onde o caminhoneiro poderá seguir o roteiro proposto pelo embarcador, levando em consideração a ordem de prioridade das entregas, trajeto e tempo estimado. O aplicativo é atualizado constantemente, para que não hajam imprevistos na rota, como estradas interditadas.

Com a Lincros, você também contará com informações ainda mais relevantes como as ocorrências de seus caminhoneiros. As ocorrências, são imprevistos que podem transcorrer durante a viagem como: furar o pneu, parada para abastecer, descansar, almoçar ou afins. Com este recurso, a previsão de entrega será muito mais assertiva, pois considerará todas as ocorrências e tempo médio gasto, em relação ao trajeto a percorrer. 

Visto que estes imprevistos, se somados, ocasionam um grande furo na previsão de entrega, o controle em tempo real é muito importante para a sua operação.

Para entender a importância desse acompanhamento, irei abordar um simples exemplo:

Se você roteirizar uma entrega com alta prioridade, que deve chegar até às 14 horas do dia seguinte, por exigência de seu cliente. E ao acompanhar o caminhão, identificou diversas ocorrências, consequentemente a previsão de entrega sofre alteração para às 16 horas. Nesse momento, você pode entrar em contato com o cliente, para verificar a possibilidade de recebê-lo mais tarde, prevenindo assim, a taxa de rejeito da mercadoria. Se você não contasse com o auxílio do software, provavelmente só estaria ciente do rejeito, no dia posterior, quando o seu caminhão voltasse para o posto e não veria outra alternativa, além de aceitar o prejuízo.

Assertividade nas Decisões

Até agora, observamos que a tecnologia e os softwares de gestão logística são indispensáveis para maior produtividade da equipe e eficiência na operação. Entretanto, outro ganho extraordinário com estes recursos, é a assertividade nas decisões.

No entanto, para alcançar a assertividade e reduzir os custos, é primordial unir a visibilidade e controle de toda a operação logística, tópico este abordado acima. Imagine mensurar diversos relatórios incompletos, baseados em amostragem, de que forma é possível ter controle absoluto de todas as atividade?

Neste ponto, as plataforma de gestão, permitem que você substitua o manual, pelo automatizado. A Lincros, por exemplo, compila todas as informações, em tempo real, de todas as operações realizadas pela equipe, para que você consiga identificar, por meio de relatórios, o processo mais rendoso e assertivo.

Identificando o processo mais produtivo, os colaboradores não desempenharam um papel deficitário e sim, uma importante conduta para o crescimento da empresa, eliminando ações e projetos desnecessários.

Em resumo, a tecnologia e os softwares de gestão logística, como a Plataforma Lincros, te proporcionarão maior controle mesmo com a operação logística reduzida. Além de outros benefícios como:

  • Redução de custos desnecessários na cotação do melhor frete por pedido;
  • Acompanhamento preciso das cargas, em tempo real, eliminando potenciais falhas;
  • Tempo para tomar medidas importantes, como a criação de estratégias para evolução em um mercado tão competitivo.

Quer conhecer todas as soluções da Lincros? Solicite uma demonstração!

Foto: Reproductive Health Supplies Coalition, Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Redução de custos logísticos aliado a tecnologia

Uma das maiores preocupações do universo corporativo na logística é a performance de processos...

Otimização da operação logística X ampliação de frota

Já imaginou agregar mais valor a um produto e, ao mesmo tempo, reduzir os custos a fim de aumentar...

Logística no Agronegócio: Como reduzir custos

Como em qualquer área da economia, a logística no agronegócio precisa aumentar a produtividade, com...

Índices Logísticos e como impactam na operação

A logística é a principal ferramenta para controlar a movimentação de cargas, o transporte e...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa