O que é roteirizador?

roteirizador de entregas

Roteirizador é uma solução usada na logística para planejar as entregas. Esse planejamento contempla a organização das entregas dos pedidos, respeitando uma série de regras e parâmetros, além de considerar o que os veículos farão até chegar aos clientes. Essa ferramenta é importante, pois organiza e agiliza o trabalho. A consequência é a redução de custos, o melhor aproveitamento da frota e pessoal e a maior satisfação dos clientes.

Por que eu devo ter um roteirizador?

Um planejamento efetivo de rotas é um diferencial para qualquer empresa. Mais que definir uma sequência de entregas, é necessário elaborar um planejamento realista considerando as principais variáveis do negócio. Para garantir a efetividade é preciso investir em dois quesitos fundamentais: tecnologia e planejamento. Justamente por unir ambas que o roteirizador é tão importante. Utilizar a análise e o controle de dados para otimizar a gestão e a operação em si é a chave para estar à frente dos concorrentes e manter a competitividade no mercado.

Parâmetros para roteirização:

Entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de transporte e distribuição está o planejamento de rotas. Isso porque não basta escolher os caminhos mais curtos, é preciso também levar em consideração uma série de variáveis e parâmetros. O cálculo exato pode ser algo bem complexo e resultar no atraso das entregas, isso pode gerar consequências graves para a reputação do negócio.

Veja alguns parâmetros importantes que devem ser levados em consideração:

  • Janelas de entrega;
  • Peso e cubagem;
  • Jornada dos motoristas;
  • Tempo de atendimento;
  • Quantidade de entregas;
  • Restrições por regiões de atendimento.

Melhorar a assertividade e garantir as entregas deve ser a missão número 1 da equipe de logística. É evidente que, no dia a dia, imprevistos podem acontecer, mas um planejamento bem feito, por meio de um roteirizador, permite que esses erros só ocorram por conta de fatores externos, e não por falta de organização da empresa.

5 vantagens de um roteirizador

Agora que você já sabe o que é um roteirizador e como ele pode melhorar a qualidade dos serviços na sua empresa, separamos cinco vantagens dessa tecnologia:

1. Escolha dos melhores caminhos

Como já mencionamos anteriormente, escolher os melhores caminhos não significa somente optar pelos caminhos mais curtos, mas também aqueles que sejam mais convenientes para a empresa e para o cliente. Além de agrupar automaticamente locais de entrega próximos, para que o veículo não tenha de passar duas vezes pelo mesmo local, o algoritmo também entende que alguns clientes possuem janelas de entrega e precisam da carga em horários bem determinados.

Outra vantagem é que o roteirizador pode ser retroalimentado, a cada retorno das entregas, com novas informações. Por exemplo, caso o endereço não esteja bem indicado, é possível inserir uma observação. Pode acontecer também de determinado cliente exigir um tempo superior para a descarga dos produtos, o que também pode ser ajustado no sistema para futuras entregas, e assim por diante.

2. Organização dos caminhões

Ao planejar as rotas, o roteirizador também prevê o peso e espaço ocupado pelas mercadorias para fazer um melhor dimensionamento entre os veículos. Tudo isso é feito contemplando não só a proximidade dos endereços, mas também o espaço e o peso máximo permitido de acordo com a capacidade do veículo e legislação das vias. Em empresas que não têm esse cuidado é muito comum que esse peso seja ultrapassado. Além de possíveis multas, há um desgaste desnecessário do caminhão e necessidade de manutenções mais constantemente.

3. Gestão de custos

Ao trabalhar com um roteirizador, a empresa não é capaz de prever somente por onde os caminhões vão passar, mas também quanto vão gastar. Se as rotas são traçadas previamente, é possível fazer um cálculo de despesas de cada rota e compará-las com o que de fato foi gastado. Dessa maneira, fica mais visível quando há algum gargalo que precisa ser corrigido. A partir das informações, busca-se qual foi o problema para que ele seja atacado na raiz.

Outra vantagem dessa previsibilidade é que empresas de transporte usualmente cobram por quilômetro rodado. Por isso é essencial uma comparação entre a distância prevista e a percorrida. Na roteirização, o trajeto é traçado automaticamente com base no melhor caminho. Neste cálculo, a necessidade do cliente é sempre respeitada, mas o foco é a economia de recursos desperdiçados no transporte.

4. Redução de gastos com manutenção

Quanto maior for a quilometragem rodada pelo veículo, maior será a frequência de manutenção (troca de óleo, pneu, filtro, etc). Isso significa que, para diminuir gastos, é preciso reduzir o percurso dos veículos ou evitar trechos mal conservados. Com a roteirização, é possível criar mecanismos para que o caminhão percorra estradas em boas condições e com distâncias reduzidas, diminuindo o desgaste do veículo.

5. Otimiza o trabalho das equipes

Com um guia bem delimitado, a equipe de entregas sabe exatamente o que fazer, quais caminhos percorrer e em quais horários precisa chegar em cada cliente. Isso evita desvios de rota desnecessários e otimiza a operação. Caso haja uma discrepância grande, deve-se analisar caso a caso com os comparativos entre planejado x realizado.

É interessante observar também que, com a maior organização, o número de horas extras realizadas pelos funcionários também tende a diminuir. Se tudo saiu de acordo com o programado em um dia de entregas, a equipe estará de volta no tempo previsto e não trará custos adicionais para a empresa.

Observando essas cinco vantagens, fica claro que a tecnologia auxilia na resolução de problemas e automatiza os processos. Você pode estar se perguntando: mas será que não é possível realizar esse planejamento manualmente? Se sua empresa possui uma frota pequena, um número reduzido de clientes e uma realidade de SKUs limitada, a resposta pode ser sim.

Porém, o que nós observamos é que essa não é a realidade das empresas. Calcular rotas considerando tantos parâmetros com o auxílio de planilhas é praticamente inviável. Por isso, em vez de inserir dados manualmente em uma planilha, gestores podem utilizar um roteirizador para ganhar precisão no controle de suas operações e garantir que os resultados sejam alcançados.

Quer saber mais sobre roteirizador? Baixe nosso ebook gratuitamente clicando aqui.

[banner id=”2797″]