Saiba como monitorar veículos em um atacadista distribuidor

Você sabia que ao monitorar veículos o seu atacado distribuidor ganha mais eficiência? Neste post falamos sobre os desafios do setor e como tornar o processo de distribuição mais eficiente. Confira!

Se para a indústria em geral a logística é um fator desafiador para o sucesso dos negócios, ela ganha importância ainda maior para o atacadista distribuidor. Manter os prazos de entrega e garantir a fluidez da rotina não é tarefa fácil e implica diretamente no sucesso dos negócios. E é por isso que cada vez mais negócios apostam no monitoramento de veículos para otimizar o processo de entrega, saber o que está ocorrendo com seus veículos é fundamental para o funcionamento esperado da operação.

Se você é um atacadista distribuidor e quer entender melhor como realizar o rastreamento veicular e garantir eficiência na rotina de entregas, esse post é pra você! Continue a leitura e confira nossas dicas.

 

O atacadista distribuidor e os desafios logísticos

O fluxo de distribuição de pedidos é um dos gargalos do atacadista. Ele precisa enfrentar rodovias mal conservadas, alto fluxo de veículos em zonas urbanas e ainda levar em consideração as restrições de recebimento de determinados clientes. Driblar tudo isso não é fácil e implica diretamente em custos e no faturamento do negócio.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostrou que as companhias gastaram, em média, 12,37% do faturamento bruto com custos logísticos. Já um estudo do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) apontou os 3 principais desafios da logística em atacadistas distribuidores. São eles: o trânsito, mão de obra qualificada e restrição de circulação.

As duas pesquisas já evidenciam a importância do serviço de rastreamento de veículos para o sucesso da logística. Ao garantir um acompanhamento em tempo real e bem estruturado da sua gestão de frota é possível reduzir custos, otimizar trajetos, diminuir gargalos e tempo de entrega, entre outros benefícios.

 

Mas afinal, como monitorar a frota no meu atacadista distribuidor?

O primeiro passo para um monitoramento eficiente das suas entregas é escolher um bom sistema logístico que automatize boa parte das atividades operacionais da logística. Por exemplo: criar rotas não é fácil, mas pode se tornar uma ação muito mais estratégica e eficiente quando é automatizada.

Por isso, utilize um sistema de roteirização que permita a organização da distribuição com base em indicadores logísticos fundamentais no seu negócio. Um desses indicadores, muito comuns na rotina do atacadista distribuidor, é a restrição de entrega. Além disso, o monitoramento veicular garante que 24 horas por dia que sua frota esteja no cliente dentro da janela de entrega estabelecida por ele.

Depois de escolher um bom sistema logístico, é necessário estar atento à cultura da sua empresa, para que as informações sobre a rota de entrega sejam bem utilizadas. É importante que o motorista esteja por dentro das funcionalidades do sistema e faça o uso dele ao longo do trajeto. Quando há o rastreador veicular da frota ou o uso de GPS, o motorista pode emitir alertas para a central, que por sua vez consegue tratar algumas situações que anteriormente resultariam em devoluções ou custos extras.

Outro fator importante é entender e praticar a conferência de alguns indicadores. Com eles você conseguirá identificar gargalos na distribuição e melhorar o aproveitamento

banner monitoramento de entregas

 

Dados para verificar já no seu monitoramento de frotas

Nesses casos, depois de escolher seu sistema logístico, integrar dados e atuar na cultura da empresa, pratique a conferência e revisão desses dados para tornar a rotina de distribuição mais assertiva:

- Tempo de carregamento e descarregamento: estes dados ajudam a entender possíveis gargalos ainda no centro de distribuição. Uma reorganização do estoque e da própria carga pode facilitar o processo de descarga, agilizando este momento. São minutos que, somados ao fim de um dia de trabalho, significam muito no processo logístico. É preciso estar atento pois esse monitoramento pode, inclusive, resultar em mais entregas em um mesmo período de tempo;

- Indicadores de deslocamento: vias consideradas perigosas, locais com muito trânsito ou vias com restrição para veículos precisam ser monitoradas com cuidado. Um ajuste na rota pode significar mais agilidade no processo completo. Mesmo que o novo trajeto seja mais longo, fatores como redução do tempo parado em trânsito significam melhor custo-benefício no processo completo.

- Volume de devoluções: para um bom monitoramento do seu atacadista distribuidor, fique de olho no volume de devoluções. Dados como horário em que a devolução aconteceu ajudam a entender o motivo da recusa no recebimento. Com estas informações é possível criar estratégias para evitar este tipo de prejuízo. Priorizar entregas com restrição, manter a comunicação com a frota e analisar alertas em tempo real vão apoiar o atacadista distribuidor no processo de assertividade.

Nova call to action

Na sua empresa, como é feito o monitoramento de frotas, o monitoramento já utiliza sistemas de rastreamento? Há o controle da frota em tempo real ou apenas a análise pós-entrega? Comente aqui as iniciativas assertivas do seu processo de entregas, pois além de promover segurança o acompanhamento veicular é também reduzir custos logísticos da sua operação.

Photo by Elton Yung on  Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Software de gestão leva empresas além dos gargalos logísticos

O setor de logística, antes visto apenas como parte operacional de uma empresa, hoje, é encarado...

6 dicas para melhorar os processos de transporte da sua empresa

Ter os processos de transporte alinhados é essencial, bem como, entregar as mercadorias vendidas,...

Grupo Copobras digitaliza processo logístico com apoio da Lincros

Parceria garantiu otimização de tempo e maior eficiência no processo de distribuição dos produtos...

Hope automatiza logística e registra ganhos após cinco anos de digitalização

Companhia que é referência brasileira em moda íntima adotou solução de gestão de fretes da Lincros...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa