Monitorar motoristas pode ser importante para lucrar na sua empresa

truck-driver-614191_1280

Monitorar motoristas é um desafio para muitas empresas, mas é extremamente importante para o sucesso e pontualidade das entregas. Isso porque, quando não há acompanhamento adequado, é comum que haja atrasos e desvios de rota. Já mencionamos aqui no blog que a pontualidade é um dos fatores mais importantes na relação com o cliente, mas não é só isso. Quando se usam métodos para monitorar motoristas, é possível também reverter devoluções, já que, por meio do mesmo sistema, o motorista pode negociar para que o cliente fique com parte da carga e receba vantagens em troca.

Como posso monitorar motoristas com o uso da tecnologia?

Para ter um sistema eficiente para monitorar motoristas não é preciso um investimento muito alto. Escolha uma tecnologia que opere em smartphones, seja confiável e fácil de usar. Por meio dela, será possível saber o status das entregas, verificar se o motorista está obedecendo o tempo previsto para chegar ao destino, se tudo correu como previsto, etc. É vantagem também para o trabalho do motorista, já que o aplicativo dá acesso ao GPS e traça a melhor rota caso ele não saiba chegar até o endereço.

Como já citamos, monitorar motoristas ajuda também a reverter devoluções. Por meio do aplicativo, isso acontece em tempo real. A ferramenta dá acesso a um menu com opções onde são registrados os motivos da ocorrência, permite a comunicação com a central e até enviar fotos, caso necessário. Tudo isso fica registrado para posteriores análises. Na tela do sistema, na central, é possível visualizar:

  • Status da entrega
  • Devoluções
  • Paradas programadas (descanso, almoço, etc)
  • Paradas não programadas (quando o motorista fica mais de 15 minutos em um local sem motivo justificado)

Quais são as vantagens?

Além do maior controle sobre tudo que acontece, há ganhos expressivos de produtividade dos motoristas. Além dos recursos disponíveis, como GPS e possibilidade de comunicação em tempo real com a central, o maior controle evita as paradas não programadas e os desvios de rota. Como há o registro de todas as atividades, há vantagens também para o planejamento a longo prazo, ou seja, se ao monitorar motoristas for identificado que alguma ocorrência está se tornando frequente, é possível tomar alguma atitude para evitar que se repita.



À medida que a eficiência aumenta, o relacionamento com o cliente também prospera. Quando ele observa que as entregas chegam no prazo e que, quando há algum problema, ele é resolvido rapidamente, o relacionamento se torna mais forte. Clientes satisfeitos costumam ser fiéis e até trazer outros clientes por meio de indicações. A soma de todas as vantagens de monitorar motoristas resulta na economia de recursos e no lucro da empresa. Por isso, ao planejar investimentos de melhoria para as entregas da sua empresa, não pense duas vezes ao optar por sistemas de monitoramento.
Você concorda que monitorar motoristas pode ajudar na produtividade? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Crédito da imagem: leestilltaolcom/ CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como fazer o controle da jornada do motorista em tempo real?

Fazer o controle da jornada do motorista é um grande desafio quando não se tem tecnologia. Desde a...

Por que fazer o controle de pneus para reduzir custos

Você concorda que a gestão de frotas é um dos grandes desafios do segmento logístico? Afinal, a...

Dicas de ouro para reduzir a devolução na distribuição

Quer saber como reduzir os índices de devolução no seu processo logístico? Confira aqui algumas...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa