Monitoramento logístico: a importância de rastrear suas entregas

Como é feito o monitoramento logístico na sua empresa? A tecnologia simplificou consideravelmente as operações relacionadas ao transporte de mercadorias. Com softwares especializados é possível acompanhar os processos logísticos em tempo real, desde o carregamento na indústria até a descarga no cliente final.


Neste post vamos esclarecer eventuais dúvidas sobre o uso da tecnologia para o monitoramento logístico e apresentar algumas boas práticas. Você vai perceber que é possível programar janelas de entregas para atender a horários pré-definidos e aproximar o que foi planejado do foi efetivamente realizado.

Como funciona o monitoramento logístico em tempo real

A comunicação entre a central e a equipe de entregas foi um desafio durante muitos anos. Mas, a tecnologia resolveu esse problema. Atualmente é possível manter o contato direto e constante com o motorista. A Lincros fornece um software especializado que garante a comunicação segura, via chat. Com um simples toque na tela o motorista pode trocar informações com a central de monitoramento. Embora o transporte primário seja apenas uma das etapas da cadeia logística, ele tem um papel determinante. Afinal, o atraso nas entregas pode comprometer todo o processo. A alternativa para evitar contratempos é o acompanhamento da operação em tempo real, que lhe fornece informações relevantes, como:
  • tempo de carregamento e descarregamento;
  • indicadores de deslocamento;
  • tempo do veículo parado;
  • alertas em tempo real;
O monitoramento logístico em tempo real também proporciona um controle maior no transporte de cargas sensíveis ou materiais críticos. Mesmo à distância é possível fazer o acompanhamento, por meio de aplicativos e dispositivos integrados. Isso significa que além de saber onde o caminhão está e ter contato com o motorista, também é possível saber as condições de temperatura dentro do baú.

3 benefícios de fazer o monitoramento logístico

Acompanhar o transporte de mercadorias e insumos em tempo real pode trazer diversos benefícios para quem atua no segmento de logística. Listamos abaixo algumas das principais vantagens que a sua empresa pode ter ao usar um software de monitoramento logístico, confira:

1. Visibilidade da operação

Com o auxílio da tecnologia é possível acompanhar em tempo real todas as etapas da viagem. Isso significa que se houver algum imprevisto é possível tomar medidas proativas para renegociar prazos com o cliente e programar as unidades para possíveis atrasos ou adiantamentos. Este é sem dúvida um diferencial que pode tanto aumentar a eficiência dos processos, quanto garantir a satisfação dos seus clientes.

2. Redução de Custos

O monitoramento logístico em tempo real também contribui para a redução de custos, principalmente por meio da economia de combustível. Isso se dá a partir da previsibilidade das ações, que elimina os deslocamentos desnecessários. Além disso, a visibilidade da operação também concede dados que contribuem para uma melhor alocação dos recursos.

3. Aumento da segurança

A falta de segurança nas estradas é um problema grave no Brasil. Um exemplo disso é o caso do Rio de Janeiro, que no ano passado registrou um roubo de cargas a cada 50 minutos. Isso gerou um prejuízo superior a 600 milhões de reais. O monitoramento logístico amplia a segurança, uma vez que a central acompanha tudo em tempo real e mantém contato direto com o motorista.

Boas práticas que favorecem o monitoramento logístico

Você finalmente se convenceu que o monitoramento logístico em tempo real é realmente importante para o seu negócio, mas não sabe por onde começar? Elencamos abaixo algumas boas práticas para aprimorar os processos logísticos aí na sua organização:
  • Escolher um software especializado em logística para acompanhar as viagens em tempo real;
  • Aumentar a conectividade e, consequentemente, a comunicação entre motorista e central de monitoramento;
  • Apostar na integração de sistemas logísticos para aumentar a produtividade e dar mais agilidade à gestão;
  • Analisar os relatórios automatizados para identificar gargalos, oportunidades e aproximar o previsto do realizado.
Agora que você já sabe as principais vantagens de rastrear as entregas em tempo real, que tal solicitar uma demonstração gratuita do nosso software para visualizar as funcionalidades na prática? Se você gostou deste post, sugerimos também a leitura do artigo abaixo:
5 motivos para escolher o Gestão de Entregas Lincros

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: