Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Me formei em Logística. E agora?

Me formei em Logística e agora? O curso de graduação em logística, forma profissionais que são responsáveis por uma série de processos que ocorre antes dos seus produtos chegarem até suas mãos.

Na maioria das vezes, quem passa pelo curso de logística está apto a trabalhar em diversas etapas de uma operação. Processo que vai desde o desenvolvimento de um produto, até a distribuição e chegada no consumidor final.

Pode-se dizer que o curso de logística tem como objetivo demonstrar ao aluno como gerir, otimizar e executar os processos. E ainda, fazê-lo pensar em soluções lógicas que beneficiem os processos das organizações.

Tendências do mercado atual

É fato que atualmente os profissionais se adequem à tecnologia para serem qualificados como aptos à sua função seja no setor de logística ou qualquer outro setor do mercado.

Estar atento à tecnologia não significa entender de todas as plataformas de software presentes no mercado. Mas sim, conhecer os fornecedores, o que entregam e como podem transformar a logística da sua operação de transportes.

Mas afinal, para que áreas posso seguir após ter me formado em logística?

Planejamento de Demandas e Estoques

Essa é uma área estratégica aos setores de logística devido ao contato direto com a negociação de cargas e fretes, bem como o planejamento dos estoques.

A escolha dos transportadores deve ser uma etapa essencial para o processo de gestão dos fretes ao longo do ano. É necessário que o profissional de logística esteja atento aos melhores modelos de negócio e ainda assim, dos meios de contratação de frete mais viáveis para a sua operação logística. 

E ainda, é necessário aprendizado constante na área! Para aprender mais sobre o assunto, baixe nosso e-book sobre um dos modelos de contratação de fretes: o BID de Transportes.

[banner id="8781"]

E ainda, pensar em se especializar em logística é fundamental. Optar por uma pós graduação na mesma área que atua no mercado de trabalho torna a carreira em logística cada vez mais promissora e se torna a melhor opção pra quem quer ser especialista no assunto e na cadeia de suprimentos.

Planejamento de Rotas 

Essa é uma das áreas que mais demanda concentração devido à complexidade do planejamento das rotas. Ter os roteiros dentro dos custos esperados, bem como: combustível e demais gastos é essencial para o funcionamento de uma logística produtiva e sem custos excessivos.

Um bom profissional da área de planejamento deve estar atento às principais demandas do mercado e sempre estar atualizado com as tendências tecnológicas que possam auxiliar sua rotina de roteirização. 

Você já parou pra pensar no tempo gasto para realizar um planejamento de rotas manualmente? Atualmente, já existem softwares de roteirização no mercado que auxiliem nessa demanda e melhorem os resultados da operação e da eficiência. Fique atento!

Especialista Tecnológico em TMS e WMS

Após a formação em logística, você pode optar também por uma carreira mais focada na tecnologia, como especialista de projetos ou de ferramentas específicas como TMS ou WMS.

Um bom profissional focado na área tecnológica deve mais ainda estar atento aos principais softwares e tecnologias que possam beneficiar a operação. E ainda, estar em constante aprendizado! A tecnologia avança cada dia mais rápido e por isso, é necessário um esforço ainda maior para acompanhar a evolução do mercado.

Auditor de Fretes

Com um olhar mais crítico aos processos de logística, é imprescindível possuir um auditor para a conferência e análise das divergências de frete.

Ao contratar terceiros para a realização do transporte para as entregas, o auditor atua na análise dos CT-es e verifica se há ou não divergências nas cobranças do que foi previamente acordado na negociação.

Como é um processo moroso e suscetível a erros, é importante conhecer as principais ferramentas do mercado. As mesmas podem trazer resultados de economia significativos quando usufruídas da maneira correta. Por isso, fique de olho nas tendências do mercado e continue aprendendo com nossos conteúdos!

[banner id="8436"]

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

TMS aplicado à Logística 4.0

Fala-se muito sobre novas tendências tecnológicas aplicadas à indústria e também à logística. Mas...

O que é Logística SPOT?

Na logística, as negociações de pagamento de frete normalmente são realizadas por meio de contratos...

Conheça 3 fatores que estão mudando o setor da logística

A conectividade, a agilidade e a automação estão mudando o mundo e no setor de logística não é...

Aplicações de big data em logística

A digitalização de processos no setor de logística permite, aos poucos, explorar novas...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa