Mapas em softwares de logística: por que eles são importantes

Quem trabalha na área de logística sabe como mapas em softwares de logística são importantes para uma visão geral de toda cadeia de serviços e de produção. Eles fornecem um panorama do estado de cada operação, em que rota cada veículo está e por quais locais irá passar até chegar ao destino final. Quando falamos em transporte de mercadorias, o uso de mapas em softwares de logística resulta na redução de custos, na segurança e no aumento da produtividade de toda a equipe.

Imagine acompanhar em tempo real as atividades realizadas pelos condutores da sua frota. Isso é possível com o auxílio de um mapa sinótico capaz de dar à central uma visão consolidada e controle absoluto da operação em uma única interface. Quando se usa mapas em softwares de logística, se pode ter o status da entrega, atrasos, confirmações e até devoluções de mercadoria. Como essas informações são constantemente atualizadas, o gestor atua e reverte problemas encontrados no caminho em menos tempo.

Saber onde está a frota também facilita bastante a vida de quem trabalha com a gestão de entregas de mercadorias. Por causa da localização georreferenciada de veículos e pontos de interesse, as informações da rota deixam de ficar apenas com o motorista. Quando esses dados são fornecidos à central, as rotas são otimizadas e reduzem os custos de operação. O gestor pode monitorar horas extras, paradas não programadas, quilometragem e até desvio de rota. Dessa forma, a comunicação entre equipe e central é muito mais eficiente e permite uma atuação mais assertiva quando surge alguma ocorrência.

Você já usou mapas em softwares de logística? Como foi a sua experiência? Compartilhe sua história no campo de comentários.

Crédito de imagem:  Daniel Milford Flathagen/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Por que a logística precisa ser prioridade na sua empresa?

Sabemos que na evolução da história da humanidade, as relações comerciais só avançaram à medida que...

O que é Logística SPOT?

Na logística, as negociações de pagamento de frete normalmente são realizadas por meio de contratos...

Índices Logísticos e como impactam na operação

A logística é a principal ferramenta para controlar a movimentação de cargas, o transporte e...

Aplicações de big data em logística

A digitalização de processos no setor de logística permite, aos poucos, explorar novas...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa