O papel estratégico do analista de logística de transportes

Um analista de logística de transportes pode tornar a rotina das empresas muito mais eficiente e estratégica. Saiba aqui como este profissional pode se destacar e apoiar as empresas rumo à transformação digital.

Toda empresa que busca lucratividade e crescimento contínuo precisa estar atenta ao cenário em que atua. No setor logístico, isso significa avaliar e implantar boas práticas, atuar para a melhoria contínua e entender a fundo os processos de distribuição para mitigar impactos negativos na relação com o cliente. Neste cenário, o analista de logística de transportes tem um papel essencial. Ele é um profissional de extrema importância para empresas que buscam um processo transparente e eficiente de distribuição.

O analista de transportes é uma figura profissional que faz toda a diferença, independentemente da sua estrutura logística. Seja atuando com frota própria ou terceirizada, com altos volumes ou vendas periódicas, é esse colaborador que trará mais consistência ao seu desempenho logístico. Entenda o porquê neste post e reforce já seu time logístico.

 

Entendendo as funções do analista de logística ou analista de transportes

O analista de logística, ou analista de transportes, é uma peça-chave para o bom funcionamento da empresa. Sua atuação não impacta apenas no setor logístico, mas em toda a empresa. Quando falamos de logística primária, por exemplo, é este profissional que garante o abastecimento da indústria, ajustando a rotina de fretes para garantir a entrega de insumos dentro do período necessário.

E a atuação do analista de transportes é crucial até mesmo no last mile, quando o produto chega ao consumidor final.

Isso porque é ele quem realiza a análise dos processos logísticos, atua na contratação e acompanhamento de fretes, verifica o andamento da movimentação das cargas. Além disso, é um profissional estratégico para o negócio da sua empresa, porque atua em iniciativas táticas para tornar os processos mais eficientes e reduzir custos em todas as frentes logísticas.

Tornar-se um bom analista de transporte exige estudo e técnica. E mais: este profissional precisa estar atento às novas práticas do mercado e inovações que possam auxiliar a empresa a performar.

Por isso, além de ter papel estratégico, o analista de logística de transportes deve ter um perfil proativo, ser extremamente analítico e aberto a desafios. Ao analisar sua equipe, você pode perceber essas características nas pessoas que fazem parte dela? Uma pergunta fundamental para quem quer ser ou mesmo contratar um bom analista de transportes é: como posso me tornar um profissional de alta performance? Quais ferramentas me ajudariam a ser ainda mais fundamental para o bom andamento da rotina logística?

CTA (Demo) Roteirizador

O analista de logística de transportes e a automação

É fato que o volume de dados, ações e tarefas diárias da logística das empresas só tendem a aumentar. Quanto mais vendas forem realizadas e mais clientes conquistados, mais produtos precisarão ser distribuídos.

Fundamental salientar ainda, que o crescimento das vendas não pode ser proporcional ao das despesas e ter uma equipe enxuta, mas eficiente, é o objetivo de qualquer negócio. Dito isso, fica claro que sua equipe de logística não vai crescer na mesma proporção que o volume de trabalho – que deixa muito evidente a importância da automação na logística.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o papel estratégico da analista de logística de transportes?

Falamos no início do post que este profissional tem um papel estratégico para os negócios. Portanto, como o próprio nome do cargo diz, ele precisa analisar, visualizar com nitidez os cenários para tomar as melhores decisões.

E é a partir daí que conseguirá criar fluxos de trabalho mais rápidos e eficientes, contratar fornecedores mais qualificados, ajustar e otimizar rotas e reduzir custos no processo de auditoria de fretes.

Para isso, o analista deve ter em mãos dados consolidados e atualizados e contar com soluções de gestão logística que reduzam o trabalho operacional.

Por exemplo: uma plataforma como a da Lincros permite o desenvolvimento otimizado de rotas, de acordo com as métricas escolhidas pelo analista (janelas de entrega, pontos de entrega próximos, perímetros a serem evitados).

Ou seja: não precisar calcular a rota manualmente dá ao analista mais assertividade ao processo, além de tempo hábil para acompanhar o trajeto e ajustar melhorias em próximas entregas.

Também é o apoio tecnológico que permite a auditoria de todos os fretes de modo automatizado. Cabe ao profissional apenas corrigir erros apontados pelo sistema e ajustar o relacionamento com os fornecedores, optando por aqueles que são mais assertivos.

Portanto, além de ser um profissional extremamente estratégico para a logística, o analista de transportes é uma figura crucial no processo de automação e de melhoria contínua. Ele deve estar aberto às inovações e entender que seu papel não é meramente operacional – e que para isso pode contar com softwares que reduzem seu volume de trabalho.

O analista é, acima de tudo, um profissional aberto ao novo e pronto para entregar soluções que reduzam custos e coloquem a logística da empresa em pé de igualdade com as melhores práticas do mercado.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em...

Principais consequências da falha de cadastro em um TMS

Usar recursos tecnológicos para otimizar a gestão das operações logísticas é uma das medidas mais...

Trânsito e horários: um sistema de roteirização pode ajudar?

O trânsito está cada vez mais complicado e é cada dia mais importante, possuir um sistema de...

Como aliar controle de temperatura e monitoramento de entregas?

Aliar controle de temperatura e monitoramento de entregas é fundamental para garantir a segurança...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa