Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Logística integrada: as vantagens para a gestão da sua empresa

Qual o impacto da logística no relacionamento de uma marca com o seu consumidor? Segundo pesquisas, ela pode ser crucial para que um cliente seja fidelizado. E quando uma companhia conta com visão macro desde a chegada de matéria prima à gestão de entregas, controlando desde a entrada da mercadoria no estoque até a chegada ao consumidor final, podemos dizer que ela se encaminha para ter uma logística integrada.

Neste post vamos te explicar o que, afinal, é a logística integrada e como ela pode mudar a rotina do seu negócio. Confira!

Logística integrada e relacionamento com o consumidor

 

O processo de gestão de entregas de uma empresa não é meramente operacional. Ela tem um papel essencial também no processo de relacionamento com o cliente. Afinal, o não cumprimento de prazos compromete não só o abastecimento da cadeia econômica, como interfere na rotina do consumidor final.

Para se ter uma dimensão da importância da logística, basta analisarmos algumas pesquisas relacionadas ao comércio eletrônico. Segundo levantamento da Manhattan Associates, 63% dos consumidores do e-commerce abandonam suas compras ao perceber que a entrega leva muito tempo. E 74% deles já desistiram de efetivar o pedido por conta do preço do frete.

Para reduzir estes números e criar um bom relacionamento com o consumidor final, o conceito de logística integrada tem papel crucial nas empresas. Na rotina de negócios que adotam este conceito, há a utilização de sistemas de gestão integrados. Com eles e a partir dos dados coletados, otimiza-se a rotina e os processos logísticos.

Assim, a partir destas informações, os profissionais conseguem ter uma visão ampla de como ocorre a rotina de entregas. A logística deixa de ser um setor meramente operacional para ganhar apelo estratégico na organização. Com a integração dos dados, a tomada de decisão para um fluxo logístico mais eficiente se torna realizada na organização.

Por exemplo: com o uso de sistemas integrados é possível ter uma estimativa mais aproximada do tempo de entrega de determinados pedidos. Também é possível reduzir este tempo, com a melhoria de rotas, que passam a ser organizadas levando em consideração diversos aspectos para melhor custo-benefício. Cada caminhão tem uma rota bem planejada, com paletização eficiente para agilidade no processo de descarga. Além disso, paradas não programadas são verificadas em tempo real.

 

Qual o passo a passo para o sucesso da logística integrada?

 

Se a logística integrada pode ser descrita como a unificação dos processos ligados ao setor, através de sistemas de gestão integrados, há também alguns passos que garantem o sucesso de sua aplicação. Para se garantir que haja uma visão macro do processo de distribuição e entrega de produtos, é necessário levar em conta três pontos, que podem ser considerados o passo a passo para a logística integrada eficiente:

  • Ter uma boa administração de materiais, garantindo a aquisição e o fluxo de matérias-primas até a finalização de produtos. Assim, com este controle e gestão de dados, o fluxo do estoque, a negociação de materiais e até mesmo a melhoria na mão-de-obra serão constantes.
  • Monitorar o giro de estoque facilita a gestão de entregas. Com isso a empresa reduz tanto o tempo para envio da mercadoria, quanto a quantidade de mercadorias paradas.
  • Por fim, a distribuição de materiais, a começar pelos insumos de galpões às fábricas, é fundamental. A gestão integrada garante a melhoria do uso de frota, a agilidade nas entregas e a consequente otimização de toda a cadeia produtiva.

As vantagens para o seu negócio

 

Portanto, ter um a logística integrada vai além do controle de processos. Informação é sinônimo de tomada de decisão assertiva e é isso o que esta visão macro proporciona.

Os ganhos se iniciam no controle de processos internos, implicando em custos reduzidos de matérias-primas. Outro fator importante, conforme colocamos acima, é a melhoria no relacionamento com o cliente. Processos integrados e monitorados em todas as etapas têm, consequentemente custos reduzidos e melhorias.

Isso acaba implicando em entregas otimizadas, menos tempo de espera para o produto chegar à última ponta da cadeia, menos custos com combustíveis e estrutura. Para o cliente final, é a garantia de que pode contar com a sua empresa para ter em mãos o produto adquirido dentro do tempo estimado, o que leva a novas compras e mais confiança por parte do consumidor.

Para saber mais sobre logística integrada e as soluções que podem ser aplicadas no seu negócio, entre em contato com a nossa equipe aqui!

Nova call to action

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

6 vantagens da logística integrada

A necessidade de diminuir a distância entre fornecedores, embarcadores e clientes fez com que as...

Torre de controle logístico: 7 vantagens de implantar na sua empresa

Você sabe onde está cada um dos caminhões da sua frota e o que está planejado para eles? Com o...

7 erros na gestão logística e como evita-los

Um dos principais problemas das embarcadoras está em não realizar uma gestão logística baseada em...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa