Por que utilizar os KPIs na sua operação logística?

Uma das principais buscas de toda empresa é superar as expectativas do cliente, além de manter a rapidez e a agilidade na entrega da mercadoria ao mercado. Afinal, mais do que vender um produto, fidelizar o relacionamento com a empresa é fundamental. Por isso, a definição de KPIs na operação logística é cada vez mais importante.

Mas você sabe o que são KPIs? Ou o porquê de eles serem tão importantes assim na sua operação logística? Se a resposta for não, então esse artigo é para você.

Confira aqui os insights que preparamos e torne sua rotina de entregas mais eficiente!

 

O que são KPIs?

A sigla KPIs nada mais é do queKey Performance Indicators”. Na tradução, são indicadores chave de performance. Além disso, são com eles que você consegue ter de forma mensurável todos os valores que a sua empresa está atingindo. Dessa forma, você consegue ter uma real consciência se está alcançando os objetivos do negócio.

Para que essa avaliação possa ser feita, é utilizado KPIs em vários níveis. Como por exemplo, no caso do desempenho geral da empresa é utilizado KPIs de alto nível. Já quando o objetivo é analisar os processos por departamento, como de vendas, produção e logística, são utilizados KPIs de baixo nível.

Já uma das melhores partes para entender a sua importância, é de saber que os KPIs não são determinados apenas para mudanças imediatas, mas sim para gerar melhorias contínuas no seu negócio.  

 

Por que utilizar na operação logística?

Ao entender o que eles são, já conseguimos ter pelo menos uma noção da sua importância dentro da gestão logística. Para comprovar ainda mais isso, separamos para você três dos principais KPIs para utilizar no seu negócio. A gestão de transporte tem muito a ganhar com entregas realizadas com base em KPIs, especialmente quando acompanhados por um bom sistema de gestão.

Se você está em dúvida sobre o que é um KPI para a logística de uma empresa, confira aqui os principais indicadores:

 

1. Tempo médio de entrega

Sabemos que um dos principais pontos da operação logística é o cumprimento dos prazos de entrega e é justamente aí que o indicador entra. Para medir, ele leva em conta o tempo que o produto levou para chegar até o cliente. Utilizando esse indicador, a empresa consegue identificar quais são os principais problemas com as entregas para poder buscar as devidas soluções.

Em relação às entregas, existem ainda outros indicadores super relevantes e que mostram a qualidade do seu serviço. É o caso do pedido perfeito, por exemplo, onde se avalia o número de entregas realizadas no prazo, com todas as especificações necessárias (tipo e quantidade de produtos comprados). Os indicadores de desempenho logístico são, portanto, um termômetro essencial para o sucesso da sua operação.

 

2. Produtividade na separação dos pedidos

Esse indicador é utilizado para medir a produtividade da equipe responsável pela separação dos pedidos. Esses dados são analisados mensalmente para poder avaliar a efetividade da equipe e se há necessidade de melhorias.

Uma boa separação de pedidos é essencial para uma rotina logística eficiente. A organização na hora de carregar estes pedidos também facilita a entrega e evita extravio de mercadoria dentro ou fora da empresa.

Outro fator que está diretamente ligado com os KPIs é o fato de que os indicadores apontam se, em determinado período, o processo de transporte e logística do seu negócio, contribuiu para a satisfação dos clientes. Portanto, o volume de avaliações positivas sobre o seu desempenho é um indicador interessante também.

O ideal é que você esteja sempre atento às avaliações dos clientes para entender se seu desempenho da separação dos pedidos à finalização das entregas, se está de fato contribuindo para o sucesso do negócio.

 

3. Avarias no transporte

Sabemos que durante o transporte de alguma mercadoria tudo pode acontecer e garantir que elas não sejam danificadas é algo primordial, além de identificar e controlar as que acabaram sendo. Com essa opção, a empresa consegue detectar supostas falhas para ajustar o que é necessário, sem que prejudique o faturamento no final do mês.

Depois de todas essas informações e compreender a eficiência deles, você com certeza tem a garantia do porquê utilizar os KPIs na sua operação logística é a melhor escolha. Então, que tal agora identificar os seus KPIs primários? Ou melhor que isso, encontrar um software que te ofereça todos esses dados de forma ágil?

Basta entrar em contato conosco que o nosso time te ajuda a achar a solução!

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

IoT: o que a internet das coisas muda na logística

A Internet of Things (IoT) é conhecida por muitos como a maior revolução desde o advento da...

Software de gestão leva empresas além dos gargalos logísticos

O setor de logística, antes visto apenas como parte operacional de uma empresa, hoje, é encarado...

Gestão de Frete: 5 benefícios para o seu negócio

Para uma empresa se manter firme no mercado é necessário atuar por meio de processos qualificados,...

4 pontos de atenção para otimizar sua distribuição

Se o seu processo de distribuição está trazendo mais custos do que o esperado, não deixe de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa