Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

KPIs e indicadores que apenas soluções logísticas podem oferecer

Que métricas e indicadores são indispensáveis para o sucesso de qualquer operação todo mundo sabe, mas a forma de obter dados inteligentes ainda varia muito. Por um lado, o uso de planilhas ainda é essencial, mas ele vem perdendo cada vez mais espaço para o uso da tecnologia. Afinal, em pleno século XXI é inaceitável que empresas ainda mantenham sua estratégia em documentos tão frágeis. É preciso se atualizar!

Para começar, é importante que fique claro qual é a definição da sigla KPI, que nada mais é que o “indicadores chaves” que servem para medir a performance de sua área. Dessa maneira tanto os gestores quanto a própria equipe podem ter a visibilidade de suas métricas e assim traçar planos de ação para eventuais falhas e manter a saúde da operação.

Neste artigo, iremos falar do que realmente importa, os indicadores indispensáveis da logística de transportes e a importância das soluções logísticas na gestão e análises desses dados.

 

Definição de Indicadores

 

No mundo da logística temos um universo de indicadores de desempenho que podem serem utilizados. Por isso é importante que sejam definidas quais são as métricas relevantes para sua operação.

Vale evidenciar que KPIs são indicadores estratégicos que devem ser acompanhados em tempo real. Por serem estratégicos, a definição de quais indicadores são essenciais para a saúde da operação é uma tarefa essencial. Pode parecer óbvio, mas acontece de empresas definirem uma série de indicadores a ser acompanhados, quando o sucesso da operação está em um indicador principal. Portanto é importante ter o cuidado de definir KPIs primários e secundários.

Por exemplo, se suas cargas não estão sendo roteirizadas de forma otimizada, é importante que seja avaliado a ocupação e sequenciamento de suas rotas ou se você está com alto índice de devolução de entrega, veja os motivos das devoluções para melhor entendimento e traçar o melhor plano de ação.

  • Problema: Rotas não otimizadas;
  • O KPI primário deste cenário é o % de ocupação do veículo;
  • Já os KPIS secundários são: número de devoluções, número de viagens/rotas;
  • Dados de apoio: motivos de devolução.

Com as soluções logísticas podemos ter fácil acesso a essas informações e desta maneira ter tomadas de decisão rápidas e efetivas para melhorar os índices do KPI primário e sanar o problema identificado.

 

Mas porque eu preciso de um software de logística?

 

A resposta é bem simples. Quanto tempo sua equipe leva para juntar os indicadores necessários para avaliar os GAPs da sua operação? Quantas ações poderiam ter sido tomadas se esse dado fosse instantâneo? Pois bem, isso é ter controle da operação.

Quando nos preocupamos em reunir dados para encontrar o motivo ou algum problema, não estamos sendo eficientes na resolução deles. Visto que boa parte da energia foi gasta para o estudo do problema, e não da solução. Sem mencionar ainda a possibilidade de falha humana ou perda de dados.

Ter um software de logística faz com que sua equipe tenha seus indicadores de qualidade sempre em vista, e atuem ativamente na resolução de eventuais problemas. Além disso, possibilita diversos estudos como:

  • Comparações
  • Análises históricas
  • Compreensão de sazonalidades
  • Identificação do foco do problema

Isso, em poucos cliques.

 

Indicadores necessários para manter uma operação logística

 

Assim como dito, cada operação possui sua particularidade. Por isso, entenda suas necessidades e defina os principais indicadores chave de desempenho para alcançar o sucesso.

Para te ajudar nessa missão, separei alguns indicadores que podem ser utilizados na maioria das operações e que são extremamente eficientes, independente do tipo de operação. Aprendi muito sobre eles em algumas empresas que tive oportunidade de auxiliar.

1. Pedido perfeito

Essa é uma métrica muito conhecida no mundo da logística. O pedido perfeito é aquele entregue no lugar certo, no dia certo, à pessoa certa, na embalagem correta, em condições perfeitas e com a documentação necessária.

Com soluções logísticas podemos estratificar, por exemplo, se o pedido foi roteirizado corretamente, se não houve alguma avaria na entrega, se houve alguma devolução e se o pedido foi entregue na data e hora prevista. Com base em todos esses indicadores, conseguimos o % de pedido perfeito da operação.

 

2. Percentual de entrega no prazo

O percentual de entrega no prazo compõe o Pedido perfeito, porém se vê necessária a medição de forma individual para garantir que não haja atraso nas entregas.

Dividindo as entregas realizadas dentro do prazo pelo total de entregas, temos o indicador % de entregas no prazo.

3. Percentual de reversão

A importância dessa métrica é para medirmos se a central de monitoramento está sendo eficiente nas tratativas das devoluções. As soluções logísticas podem auxiliar a ter a visibilidade simultânea de quando uma devolução for aberta e facilidade de comunicação com os motoristas.

Para obter esse dado, é feira a divisão entre o número de devoluções revertidas e o total de devoluções

4. Paradas não programadas

Se você tem frota própria, sabe que veículo parado em rota é sinal de atenção. Monitorando as viagens é possível que seja medido o tempo parado do veículo não previsto na rota.

Esse indicador é importante para identificar e evitar assaltos em área de risco, que as entregas sejam efetuadas no horário previsto e que a rota seja eficiente dentro da jornada de trabalho do motorista.

5. Previsto x Realizado

O comparativo de informações previstas x realizadas é fundamental para identificar possíveis falhas operacionais. Informações como distância, tempo e sequência das entregas são essenciais para essas comparações.

Esse indicador também é indispensável para compreender a eficiência do planejamento da operação e ajustar detalhes para que a diferença seja o mais próximo de ZERO possível.

Agora que você já tem uma ideia de alguns indicadores importantes e compreende a importância do papel da tecnologia nessa atividade, eu tenho um desafio para você.

  • Identifique seus KPIs primários;
  • Defina indicadores secundários;
  • Busque por um software que te ofereça esses dados em poucos cliques.

Para o último ponto, saiba que pode contar com nosso time para te auxiliar a identificar a melhor ferramenta de gestão para sua operação. Para conhecer a Lincros, basta conversar com o nosso time.

 

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Por que a logística precisa ser prioridade na sua empresa?

Sabemos que na evolução da história da humanidade, as relações comerciais só avançaram à medida que...

Aprenda a usar indicadores de desempenho logístico

Como já falamos aqui no blog, os indicadores de desempenho logístico (Key Performance Indicator, ou...

O impacto do blockchain na logística

Uma das tecnologias que vem revolucionando o mercado de transporte e distribuição, e incentivando o...

Como os indicadores de logística impactam na tomada de decisão

As empresas que atuam em mercados competitivos necessitam pautar suas estratégias em indicadores de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa