Integração de sistemas em logística: como fazer a e quais os benefícios

Integração de sistemas em logística

Qual a maior dificuldade que você encontra no segmento de logística? Neste mês foi realizada mais uma edição da Intermodal South America, o maior e principal evento latino-americano de logística, transporte de cargas e comércio exterior. Os desafios, tendências e futuro do transporte foram temas recorrentes em diversas palestras e mesas de debate. Já entre os participantes, uma das pautas mais comuns era a necessidade de integração de sistemas em logística. Você também sente essa necessidade?

Talvez você esteja se perguntando: mas afinal, o que é a integração de sistemas em logística e qual o impacto que gera na operação? Com a chegada da tecnologia o segmento logístico passou por uma grande transformação (assim como muitos outros) e diversos processos foram otimizados. Um exemplo é possibilidade de monitorar em tempo real o transporte de cargas e antecipar problemas para garantir a pontualidade das entregas.

Mas, por outro lado, essa variedade de soluções trouxe também alguns contratempos, como a gestão das informações. Já parou pra analisar com quantos sistemas você trabalha atualmente? Talvez você nem tenha percebido, mas no dia a dia precisa acessar várias ferramentas para extrair dados ou acompanhar os processos. Seja para saber a localização de um veículo, verificar demandas de manutenção de frotas, dados sobre armazenagem ou picking, etc.

Como fazer a integração de sistemas em logística?

A Amazon é uma empresa famosa em todo o mundo e conhecida como um dos principais cases de logística. Isso se dá principalmente pela agilidade nas entregas. E aí surge um questionamento muito comum: qual é o segredo da Amazon para ter uma logística ágil e de qualidade? Um dos fatores é a inovação o outro é a aposta na tecnologia para garantir a eficiência dos negócios.

Se você também aposta na tecnologia para acelerar os resultados da sua empresa, o ideal é buscar soluções que permitam a integração de sistemas em logística. Dessa forma é possível reduzir a quantidade de sistemas que você precisará acompanhar. Já pensou em usar uma plataforma de soluções logísticas? Essa pode ser a solução que você busca para ter dados sobre monitoramento logístico, gestão de frotas, roteirização, entre outros, tudo num único lugar.

Durante a Intermodal deste ano a Lincrosapresentou sua plataforma de soluções como uma alternativa eficiente para integração de sistemas em logística. Afinal, são diversas soluções especializadas tanto para a otimização de entregas, acompanhamento de viagens em tempo real, gerenciamento frotas, roteirização de entregas, controle da jornada do motorista e até a gestão de estoque em fábricas e armazéns.

5 vantagens da integração de sistemas em logística

  • Facilidade de comunicação

A comunicação é um aspecto muito importante na logística, quanto maior for envolvimento de profissionais ou setores nas atividades, mais importante se torna a comunicação. Vamos supor que está previsto a entrega de uma carga no seu CD e para acelerar a armazenagem você convoca toda a equipe. Porém, o caminhão não chega no horário previsto e o motivo é justamente a falta de comunicação. A integração de sistemas em logística minimiza situações como essa, pois além de criar rotas mais inteligentes permite acompanhar o deslocamento.

  • Compartilhamento de informações

A integração de sistemas em logística simplifica o compartilhamento de informações, pois os dados ficam centralizados num único banco de dados. Com isso, não há necessidade de capturar as informações em outros sistemas para conseguir traçar análises ou comparativos. Optando por uma plataforma de soluções logísticas você pode definir os módulos que irá usar e eles estarão integrados entre si. Com um sistema único você reduz o tempo para execução das demandas do dia a dia e ganha em produtividade.

  • Agilidade na gestão

Com a integração dos sistemas logísticos também fica mais fácil fazer a gestão de todos os processos que envolvem a administração de frotas, fábricas e armazéns e até o controle da jornada do motorista. Você pode acompanhar desde o carregamento na indústria até a descarga no destino final num único sistema. As soluções fornecidas pelA Lincros, por exemplo, dão mais agilidade à gestão, apresentando os dados em dashboards intituivos, inclusive com alertas sobre possíveis problemas.

  • Produtividade da equipe

Que tal aumentar a produtividade da sua equipe em 50%? Empresas que usam as soluções logísticas da Lincrosjá relataram essa essa melhora no desempenho dos colaboradores. O simples de fato de concentrar todas informações numa única plataforma simplifica as atividades do dia a dia e contribui para a produtividade. Além de perder muito tempo acessando vários sistemas, você também deve considerar o tempo de treinamento da equipe para o uso de diferentes ferramentas. Ou seja, novamente as integração de sistemas logístico se mostra como uma solução extremamente vantajosa para o segmento.

  • Facilidade para a tomada de decisão

Quem usa diversos sistemas sabe o quão difícil é reunir as informações e gerar relatórios que auxiliem na tomada de decisão. Porém, com uma plataforma que reúne soluções especializadas, basta definir as métricas que deseja averiguar e os dados serão gerados automaticamente, sem a necessidade de baixar ou importar várias planilhas ou arquivos. Isso sem falar que é possível acompanhar diversas atividades em tempo real e antecipar situações que possam comprometer o cumprimento de prazos, por exemplo.

Se você ainda tem dúvidas sobre como a integração de sistemas em logística pode trazer benefícios desde a fabricação até a entrega, entre em contato conosco e conheça nossos cases.