Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Inovação em logística: como fazer na sua empresa?

Quando falamos em inovação em logística, é preciso entender quais demandas precisa-se resolver dentro das empresas. Não se trata apenas de tecnologia, mas de mudança de cultura para melhores resultados. Uma frente de inovação deve ser aplicada quando o gestor quer garantir algumas melhorias na rotina da cadeia de suprimentos: cumprir prazos com assertividade, reduzir custos, organizar demandas, tornar a equipe mais produtiva.

Portanto, se este é o seu objetivo, nosso post de hoje é pra você! Confira aqui algumas dicas de como estruturar uma frente de inovação em logística na sua empresa:

 

Antes e depois: os impactos da inovação em logística

 

É importante entender quais os impactos que as ações de inovação vão trazer para a empresa. Entre os objetivos macro de um negócio, geralmente estão destacados o aumento da competitividade organizacional, o uso eficiente de recursos e a redução de custos.

Estes três pilares – ou os destacados pela alta gestão – precisam estar diretamente ligados com o seu plano de inovação. Isso porque uma frente de logística deve funcionar para resolver dores que afetam a empresa como um todo.

Entre os ganhos deste processo, o relato das empresas destaca: a disponibilidade de indicadores confiáveis, a redução de custos (com a eliminação de pagamentos duplicados de conta frente e melhor aproveitamento de frota, por exemplo) e otimização de recursos.

Outros ganhos que uma frente de inovação em logística trará estão relacionados com a gestão de equipes. A partir do momento em que o processo logístico é otimizado, a equipe opera em funções mais analíticas. Isso significa que haverá redução do trabalho operacional e até mesmo a oportunidade de realocação de pessoas para outras funções determinantes para o bom andamento do negócio.

Ou seja: a inovação em logística é crucial para dar ao negócio a estrutura necessária na briga por mais competitividade estratégica.

 

Inovando em logística: primeiros passos

 

Se você está em fase de estruturação de uma frente de inovação em logística, não pode deixar de conferir nossas dicas abaixo. Separamos algumas ações que precisam estar no seu plano de ação. Elas garantirão a efetividade do projeto. Veja:

 

Mudança organizacional

 

O ponto mais sensível e que precisa estar no topo das ações é a mudança na rotina logística. O primeiro passo para um bom plano de inovação em logística é entender de que forma ocorrem seus processos internos. É neste levantamento que o gestor inicia as primeiras mudanças para a melhoria da cadeia logística. Entre as questões que devem ser avaliadas estão: como é a rotina de trabalho dos profissionais? Quais os principais desafios do dia a dia de trabalho? Existe algum indicador de resultados ou solução de gestão em uso? Quais os principais gargalos de atuação?Tenho certeza de ter mãos informações assertivas para me ajudar na tomada de decisão ?

A partir destas informações será possível iniciar um processo de mudança. Entre os desafios estará uma mudança de cultura, especialmente se até então não havia muito controle sobre processos e informações. Ter em mãos este levantamento, no entanto, é essencial para que os próximos passos na inovação em logística ocorram com eficiência.

 

Treinamento da equipe

 

A gestão de pessoas é um ponto sensível deste processo. Além de alterar a rotina, o processo de inovação em logística só será eficiente se as pessoas envolvidas com ele estiverem preparadas para lidar com novas tecnologias e processos. Por isso, invista em treinamento do time, comunicação transparente e esteja aberto a ouvir as dificuldades reportadas pelos profissionais.

Assim, o processo de mudança contará com o apoio de todos os envolvidos e será mais fácil torná-lo eficiente. Também serão as pessoas as responsáveis pelo levantamento e gestão das informações. Estes dados serão fundamentais para ações voltadas à redução de custos e melhoria de processos.

 

Tecnologia no centro

 

Com a estruturação da rotina, é hora de pensar na melhor tecnologia para apoiar a gestão logística de ponta a ponta. Uma solução integrada e completa é fundamental para que as melhorias passem a fazer a diferença na conta no fim do mês.

Destacamos aqui alguns ganhos que uma frente de inovação aliada à uma solução para a gestão logística de transportes, como a plataforma da Lincros, garante:

  • Como falamos nesse post, é possível reduzir em até 45% o índice de devoluções na sua rotina logística. Isso porque um sistema de monitoramento de entregas proporciona à gestão da empresa informações em tempo real sobre o deslocamento dos veículos. O roteirizador é usado para a criação de rotas eficientes, aproveitando melhor recursos e deslocamento. Além disso, traz informações para a gestão de paradas não programadas, por exemplo.
  • A redução da conta frete é outra vantagem da tecnologia. O sistema da Lincros, por exemplo, identifica e bloqueia pagamentos duplicados, além de apoiar na criação de regras para contratação de fretes. Isso garante o aumento da qualidade do serviço e dá à empresa mais indicadores para a melhoria contínua.
  • Por fim, é impossível falar em tecnologia sem citar um dos principais ganhos que ela traz: a melhoria no relacionamento com o cliente. Como destacamos nesse post, há 5 funcionalidades essenciais para uma operação bem monitorada que garantem a adequação de processos e a consequente melhoria do serviço final. Com os sistemas da Lincros a sua empresa poderá gerir toda a operação para ter a certeza de que o acordo com o cliente será cumprido dentro do prazo estabelecido. Pessoas e processos andam juntos, através de uma gestão integrada em nossas soluções, que culminam em custos reduzidos e eficiência de ponta a ponta. Para o cliente, é satisfação garantida e transparência no relacionamento.

Para saber mais sobre inovação em logística, nos siga nas redes sociais e se inscreva em nossa newsletter!

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Por que a logística precisa ser prioridade na sua empresa?

Sabemos que na evolução da história da humanidade, as relações comerciais só avançaram à medida que...

Como sua empresa de entregas pode incentivar clientes a colaborarem pela logística verde

A logística verde é uma prática cada vez mais comum e bem vista pelos consumidores. Isso porque...

Como reter e desenvolver talentos em logística

Uma palavra que todo gestor de RH teme é turnover. No setor de logística não seria diferente. Cada...

Redução do custo logístico pode ser seu diferencial competitivo

Estar à frente da concorrência é uma necessidade de todas as empresas. Mas, para atingir esse...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa