Índices Logísticos e como impactam na operação

A logística é a principal ferramenta para controlar a movimentação de cargas, o transporte e qualquer atividade que exija deslocamento e troca de informações entre dois pontos por isso, é necessário ter mapeado os Índices Logísticos. Fazer com que todos os atores envolvidos se entendam e saibam o que cada um está dizendo é fundamental para que essa atividade dê certo. Se um fabricante usar um termo que o transportador ou o seu cliente não conhecer, o produto pode demorar a chegar ao destino, ou então nem chegar.

O mesmo vale para atividades internas. Os vários setores de uma empresa devem falar a mesma língua, de forma a criar sistemas de organização claros e que sejam eficientes. Questões financeiras também entram nessa regra, pois é por meio de índices e números que uma empresa pode qualificar seu planejamento, detectar falhas e corrigi-las.

Por isso, um glossário de logística é item essencial na atividade. Por meio de definições objetivas, esse recurso explica atividades, os passos de cada ator, termos financeiros, de transporte e armazenagem. Dessa forma, é possível minimizar erros e reduzir custos.

Os índices são uma forma eficiente de entender como a empresa está se comportando financeiramente. Os sete índices a seguir vão mostrar quais são os parâmetros para verificar se uma empresa está saudável e se seus métodos apresentam eficácia. Confira!

Índice logístico de ciclo financeiro

Para entender o índice, é preciso saber antes o que é ciclo financeiro. Para a logística, esse é o período de tempo em que uma empresa tem condições de ser sustentada por capital próprio ou com recursos captados de terceiros. Dessa forma, o índice aponta quantos dias de faturamento serão necessários para a empresa cumprir suas operações.

O índice caminha na mesma direção do volume de recursos para o giro da empresa – quanto menor o índice, menor o volume.

Índice de endividamento

Por definição, o índice de endividamento revela o risco de crédito de uma empresa. Ele leva em conta a proporcionalidade entre o ativo e o capital de terceiros utilizado nas operações. Quanto menor esse índice, menor será o risco de crédito.

Índice de evolução real de vendas

O número identifica como as vendas se comportaram em determinado período, isto é, se houve alta ou queda. A eficiência da empresa vai ser medida por esse índice. Quanto menor o valor, menor a chance de as vendas suplantarem a inflação do período medido.

Índice logístico de prazo médio de pagamento de compras

O prazo médio de pagamento de compras é o tempo que determinada empresa tem para efetuar o pagamento do produto adquirido. O índice então vai medir quantos dias em média essa empresa tem para pagar as compras e relacionar com o saldo de caixa. Se o índice for baixo, a folga financeira será menor.

Índice de prazo médio de recebimento das vendas

No mesmo raciocínio do pagamento de compras, esse índice vai medir quantos dias em média uma empresa espera para receber pelos produtos vendidos. Para que a empresa tenha recursos rapidamente, de forma a conseguir cumprir seu planejamento financeiro, esse índice deverá ser o menor possível.

Índice de prazo médio de rotação de estoques

O prazo médio de rotação de estoques mede o tempo de permanência dos artigos de uma empresa (matéria-prima, produtos em elaboração ou acabados). O índice aponta em quantos dias na média essa empresa consegue renovar seu estoque. Quanto menor esse valor, mais agilidade e rapidez a empresa terá para liquidar seus compromissos.

Índice de logístico rentabilidade das vendas

É o valor que indica a margem líquida das vendas em determinado período. Para que uma empresa tenha perfil de eficiente em relação às suas atividades, esse índice deverá ser o maior possível.

Você já conhecia todos esses termos da logística referentes aos índices empregados nessa área? Tem algum outro cuja definição você gostaria de conhecer? Ficou com alguma dúvida? Fale conosco pelos comentários!

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.

LINCROS

Conheça outros semelhantes: