Por que grandes empresas utilizam sistemas de gerenciamento de entregas?

Cada vez mais presentes nas empresas, sistemas de gerenciamento de entregas conferem mais segurança e otimização dos processos da logística. São fundamentais para a redução de custos e o controle das ações. Confira aqui como a gestão de entregas pode te ajuda e como as empresas estão transformando suas áreas logísticas com esse tipo de tecnologia.

A evolução e o impacto da logística brasileira nos últimos anos é evidente. Além de ser uma das áreas estratégicas para o relacionamento com o cliente, a logística também representa um alto percentual de custo dos negócios – estudos apontam que 12% das despesas estão relacionadas à logística. E é justamente para otimizar suas operações que os investimentos de muitos negócios são destinados para um sistema de gerenciamento de entregas, comumente chamado também de gestão de entregas.

Além disso, gerenciar o processo de distribuição através do tracking do pedido é uma iniciativa cada vez mais vinculada com a transformação digital de uma operação logística. Com um bom software que integra e automatiza a gestão logística é possível reduzir custos, trazer eficiência para a estratégia da operação e, principalmente, aumentar o volume de entregas sem que os custos subam na mesma proporção.

 

Mas afinal, o que é o gerenciamento de entregas e quais benefícios ele traz?

Antes de falarmos sobre as iniciativas que estão sendo adotadas por grandes empresas, vamos entender melhor o que é o gerenciamento de entregas. A logística é, basicamente, a ponte entre a empresa e seu cliente. É através desse setor que há a distribuição, cumprimento do prazo de entrega e finalização do ciclo de relacionamento com o consumidor dentro de cada pedido. E se as entregas forem realizadas com qualidade e eficiência, a tendência é de que em próximas compras o cliente não procure outro fornecedor.

Por conta desse impacto, é muito importante que haja um sistema de gerenciamento de entregas. Com esse tipo de tecnologia, a empresa pode acompanhar o processo de envio dos produtos, do momento que sai do armazém até o ponto final do envio.

Neste trajeto, muitos desafios estão envolvidos e podem comprometer a qualidade do processo. A malha rodoviária do país, por exemplo, onde 60% das mercadorias são escoadas, quase sempre apresentam riscos e más condições de manutenção, e na distribuição os desafios são ainda maiores. Se a rota não for bem planejada, implica em atrasos no prazo de entregas. Janelas de entrega desajustadas, ocorrências, devoluções e paradas não programadas ao longo da rota, quando não acompanhadas em tempo real podem configurar altos custos, como o retorno do veículo ao pátio ou perda de mercadoria sensível.

Tudo isso são questões comuns ao serviço de entregas e precisam ser controladas com rapidez por um sistema de gestão capaz de aumentar a produtividade do processo de entrega.

 

Indicadores de performance: um dos benefícios do monitoramento de entregas

Outra vantagem é que com um sistema de gestão de entregas é possível extrair relatórios com dados atualizados sobre a rotina logística. Com estas informações, empresas com atuação em diversas regiões podem comparar desempenho, identificar processos mais eficientes e realizar manutenções preventivas da frota.

No caso de frota terceirizada, a empresa consegue extrair informações de desempenho que a permite avaliar seus fornecedores, garantindo a contratação apenas de empresas com determinado nível de qualidade.

Nova call to action

Na prática: 3 exemplos de empresas que usam sistema de gerenciamento de entregas

Se a gestão de entregas é fundamental para o acompanhamento do processo logístico, como, na prática, as empresas utilizam?

Separamos abaixo três exemplos de empresas que usam as soluções da Lincros para aumentar a eficiência, garantir monitoramento, rapidez, transparência e custos reduzidos na logística.

Veja como cada empresa apresentou ganhos com o sistema de gerenciamento de entregas da Lincros:

SSA Alimentos: uma das principais agroindústrias do país, a SSA gerencia mais de 90 mil entregas por mês. São mais de 250 veículos circulando com produtos refrigerados que precisam chegar no prazo aos pontos de descarga. Com apoio do software da Lincros a companhia automatizou o desenvolvimento de rotas, reduzindo custos e ampliando as possibilidades de escoamento das mercadorias.

Hope: na Hope, uma das marcas mais reconhecidas no segmento de moda íntima feminina, que tem mais de 180 franquias, o relacionamento com o cliente final foi impactado positivamente pelo gerenciamento de entregas. Agora, no processo final de entrega, chamado last mile, o cliente da loja virtual recebe e-mail sobre o status da entrega e a empresa consegue acompanhar todo o processo, evitando qualquer intercorrência.

Oxford: na pandemia, a Oxford viu suas vendas do e-commerce aumentarem exponencialmente. E realizar as entregas dos itens de mesa só foi possível com o apoio do sistema de gerenciamento de entregas da Lincros. Com menos processos manuais e mais transparência, a distribuição logística ganhou destaque e hoje segue automatizada na companhia.

Está enfrentando dificuldades para gerir suas entregas e coletas? Tem dificuldade para gerir uma grande quantidade de status de entregas com seu parceiro? Quer saber mais sobre como o sistema de gestão de entregas e como a Lincros automatiza a gestão logística, de ponta a ponta? Vale a pena conferir o vídeo sobre as soluções!

Converse agora com os nossos especialistas e entenda como podemos te ajudar

 

Photo by Handiwork NYC on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Escoamento de Cargas: Evite prejuízos na gestão de transporte

As perdas ocorridas durante o transporte trazem grandes prejuízos para as empresas que fabricam ou...

Consolidação de cargas e os benefícios para a gestão de transportes

Uma das estratégias cada vez mais presente nas operações logísticas é a consolidação de cargas....
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa