Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Gestão de transportes para embarcadores: esteja a frente da concorrência

Estar a frente da concorrência é uma tarefa árdua para todo o embarcador, com isso, separamos algumas dicas eficientes e infalíveis para te ajudar nessa jornada. Confira!

Uma boa gestão de transportes é ter o controle e monitoramento de uma carga física do ponto de origem até o destino. Ou seja, é o acompanhamento da carga do ponto A, que pode ser a indústria de fabricação do produto, até o ponto B, considerando este o ponto final do trajeto, neste caso podemos exemplificar como o centro de distribuição ou residência do cliente.

Dentro do gerenciamento de transportes de embarcadores, é possível localizar alguns desafios, nas quais podemos citar: o envio do produto correto ao local de destino dentro do prazo estipulado pelo embarcador ou transportadora. Ademais, outro ponto crucial para uma eficiente gestão de transportes de carga é o monitoramento de atrasos ou imprevistos que podem acarretar em custos elevados, além de lesar a imagem de marca, caso o erro seja recorrente, pois o cliente, insatisfeito com o serviço, pode optar pelos serviços/produtos do concorrente.

A roteirização em tempo real também é um grande desafio. Inúmeras vezes o motorista precisa desviar a rota pré-estabelecida, pois há restrição de peso ou altura de veículos, sem contar o horário de circulação que em grandes centros é pré-estipulado. Estas problemáticas influenciam negativamente a produtividade, prolifera o aumento dos custos e submete ao retorno do pedido pela não efetivação da entrega no prazo estabelecido.

Para finalizarmos os grandes e principais desafios encontrados pelos embarcadores na hora da gestão de transportes, não pode ficar de fora o controle de custos. Este tema, importantíssimo, tem relação com a contratação de fretes. Aqui se deve ter em mente que, principalmente grandes empresas, possuem o desafio de encontrar o melhor custo/benefício para entrega. Ou seja, é necessário acompanhar tabelas com os preços do frete, além de regiões de atuação, para conseguir um valor competitivo, mas esta tarefa é relativamente complexa.

 

Como alcançar a excelência na gestão de transportes para embarcadores

 

Bom, para te ajudar nessa jornada pela excelência na gestão de transportes, neste post eu trouxe algumas possíveis soluções para você adotar em seus processos logísticos, colher bons resultados e ficar a frente da concorrência.

 

1. Controle de custos

 

É indispensável ter o controle absoluto sobre as tabelas de frete, além de realizar a auditoria de pagamentos para que não haja custos adicionais. Ao realizar o controle dos custos, você será capaz de criar estimativas, conseguindo planejar de melhor forma os gastos com a operação.

Entretanto, para viabilizar tais monitoramentos, a tecnologia se faz presente para trazer produtividade, eficiência e histórico para a tomada de decisão de forma assertiva. Ponto este que será abordado a seguir.

 

2. Tecnologia como aliada

 

Como comentado no tópico anterior, a tecnologia pode ser a sua aliada na redução de custos e maximização dos resultados, pois ela é capaz de proporcionar dados importantíssimos para a gestão da cadeia logística de forma inteligente.

As plataformas de gestão logística são capazes de automatizar tarefas "intituladas" como manuais, para que você possua tempo para realizar o planejamento de novas ações, maximizando os resultados. Com a diminuição dos trabalhos manuais, a produtividade da equipe aumentará, pois estarão concentrados em atividades estratégicas de melhoria, e por consequência, as falhas humanas podem ser descartadas por completo. Ou seja, os trabalhos manuais, por mais efetivos que possam ser, erros podem surgir por conta da desatenção momentânea, falha esta, que não é encontrada na tecnologia. A tecnologia trará KPIs mais efetivos e assertivos.

Outro ponto forte da tecnologia é a agilidade nos processos. Um exemplo: você precisa conferir 30 tabelas de frete para analisar qual o melhor frete para o pedido em específico, considerando diversas peculiaridades. Este processo tomará muito o seu tempo e habilidade para concentração, pois nenhum valor pode se perder. A tecnologia, nesse caso, juntamente com a Inteligência Artificial, é capaz de guardar uma grande quantidade de tabelas, além de contabilizar, em segundos, qual o melhor frete para o pedido, reduzindo tempo e aumentando a produtividade.

Aliás, os sistemas de gestão logística também podem ser suas aliadas no monitoramento da localização dos caminhões em tempo real, isto é, você terá acesso a localização do seu caminhão, dessa forma terá maior previsibilidade de entrega. Ah, com essa ferramenta será possível analisar os atrasos na entrega e evitar cancelamentos do pedido, pois ao identificar que há muitas paradas, fará contato com o cliente contornando a situação antes mesmo que ela ocorra, reduzindo os custos.

Por fim, outro ponto não menos importante é a otimização da comunicação entre as transportadoras e clientes. Neste quesito, a plataforma poderá reunir todas as informações de todas as transportadoras e acoplá-las em uma única visão, otimizando o tempo de contato. O software é capaz de atualizar, constantemente, o status do pedido, trazendo clareza sobre a real localização do mesmo.

 

3. Identifique as melhores transportadoras

 

Com base na inteligência artificial, é possível medir algumas informações valiosas para você, como: tempo de entrega médio da transportadora, efetividade nas entregas, qualidade dos serviços das transportadoras e preço médio.

Essas informações serão cruciais para a tomada de decisão, pois a plataforma de gestão irá elencar, com base em todos esses princípios quantitativos e qualitativos, a melhor transportadora a se solicitar serviços.

Ao escolher as melhores transportadoras, você terá ciência de que seus produtos chegarão ao destino sem grandes preocupações. Fora que, se escolher a melhor transportadora, as entregas serão realizadas no prazo estipulado o que resultará na satisfação do seu cliente, fidelizando-o a sua marca.

 

4. Planejamento e mais planejamento.

 

A última dica e mais valiosa de todas é a realização de um bom planejamento e criação de estratégias.

Já verificamos que para todas as etapas da gestão logística, é fundamental o apoio de tecnologia, mas não somente de tecnologia vive a logística. Nada funciona sem um planejamento efetivo de ações.

Para a criação de um plano de ações, é preciso: prever as necessidades, definir estratégias aderentes e designar pessoas competentes para cada tarefa a ser exercida.

Você, enquanto gestor, precisa evitar inconsistência, com isso, fará uso de estratégias inteligentes para desempenhar tais funções.

Nova call to action

É indispensável ter em mente, que todos os processos podem sofrer constantes mudanças para ficarem alinhados de forma estratégica. Então, uma dica: pense na embalagem e acondicionamento do produto no caminhão e posição geográfica dos centros de distribuição, levando em consideração a qualidade da estrada, custo de pedágios, volume de entregas e distância até a fábrica originária. Fazendo isso, você reduzir custos e aumenta a produtividade da operação.

Agora que você já sabe como estar a frente da concorrência, conheça a Lincros, a plataforma mais completa em gestão logística de transportes para embarcadores do país e maximize seus resultados.

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Ferramentas para embarcadores: Saiba quais os benefícios

No segmento de logística, além dos transportadores e operadores logísticos, embarcadores também...

Gestão de frete: Conheça 5 benefícios avançados para o seu negócio

Para uma empresa se manter firme no mercado é necessário atuar por meio de processos qualificados,...

Consolidação de cargas e os benefícios para a gestão de transportes

Uma das estratégias cada vez mais presente nas operações logísticas é a consolidação de cargas....
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa