5 benefícios de usar um software para a gestão de frotas de veículos

gestão de frotas de veículos

Quem trabalha com logística e transporte está sempre em busca de boas práticas, que já tenham sido testadas e aprovadas para aplicar em suas empresas. Por isso, hoje vamos falar sobre os benefícios de um software de gestão de frotas de veículos e como ele pode aumentar a eficiência dos seus negócios.

Antes de implantar ou migrar para qualquer ferramenta, é importante ter clareza sobre as diferenças entre um software generalista e sistemas especializados. É possível que uma solução genérica tenha um custo mais acessível, mas ela não atenderá suas necessidades mais específicas.

Com uma solução especializada você pode dar adeus às planilhas e acompanhar tudo sobre a gestão de frotas de veículos num dashboard dinâmico e totalmente visual. É possível visualizar quantos veículos estão ativos, qual o custo do quilômetro rodado, detalhes de manutenção, informações sobre multas e até socorro em rota.

5 vantagens de fazer a gestão de frotas de veículos

Feita essa abordagem mais abrangente sobre as diversas soluções logísticas da Lincros, agora vamos detalhar melhor o sistema de gestão de frotas de veículos.

1) Gestão de Veículos

Com um software especializado fica bem mais fácil fazer a gestão de frotas de veículos. Você poderá cadastrar todos os modelos e marcas de caminhões para receber indicações sobre qual se adapta melhor à necessidade do cliente. Digamos que para cumprir determinada entrega o percurso inclui estradas de chão, o sistema pode lhe indicar qual o caminhão mais recomendado para essa rota. Inclusive, a solução pode orientar para a compra de veículos mais econômicos considerando informações sobre o consumo de combustível e despesas de manutenção.

2) Gestão de Manutenção

A tecnologia também simplifica o controle de ordens de serviços e proporciona uma melhor visibilidade do estado da frota. Isso sem falar no plano de manutenção preventiva, que contribui para a redução de custos, uma vez que pode antecipar eventuais problemas. O software dA Lincros possui aplicativos voltados para as principais atividades relacionadas à gestão de frotas de veículos. Um exemplo é o checklist, que pode ser feito em smartphones antes de sair de viagem e no retorno, para verificar a situação de elementos como lanterna e luz de freio, entre outros.

3) Gestão de Combustível

Você sabe quais são os veículos com as piores e melhores médias de consumo de combustível na sua empresa? Com um software especializado é possível escolher o veículo mais adequado para cada situação, levando em conta a média de consumo. O sistema também indica qual o melhor combustível para cada veículo, de acordo com o ano e modelo. O desempenho dos motoristas também fica registrado e pode orientar treinamentos para otimizar a direção e favorecer a redução de custos.

4) Gestão de Pneus

O custo de um pneu para caminhão é relativamente alto, por isso é tão importante fazer o acompanhamento regular para aumentar sua vida útil. Aqui no blog tem um post sobre Por que a sua empresa precisa fazer o controle de pneus para reduzir os custos. A gestão de frotas de veículos passa pelo acompanhamento dos pneus, mas essa tarefa pode ser bem mais simples do que parece. Com o auxílio da tecnologia, você pode receber diversos alertas de manutenção, controle de calibragem e milimetragem, indicações de recapagem e até recomendações de rodízio e par perfeito de pneus.

5) Gestão de Multas

A tecnologia é uma forte aliada no controle de multas. Com o software para a gestão de frotas de veículos dA Lincros você pode facilmente visualizar todos os motivos de multas, inclusive com um ranking das principais e até quais são as estradas onde são aplicadas a maioria das infrações. O sistema também auxilia no controle da pontuação de cada motorista e na culpabilidade, fundamental para definir o responsável pelo pagamento da multa. Vamos supor o que o motorista foi multado por não usar o cinto de segurança, neste caso ele poderá ser responsável pelo o pagamento, caso isso esteja previsto no contrato de trabalho ou acordo coletivo.

Este post ajudou você a perceber como a tecnologia pode tornar a gestão de frotas de veículos mais produtiva? Isso sem falar na redução de custos, pois com um software especializado você tem total controle sobre todos as despesas de cada veículo da sua frota. Além disso, você pode estabelecer limites de custos e ser notificado quando alcançar o valor previsto. Por fim, vale destacar que o software da Lincrosapresenta os custos de forma segmentada. Isso significa que, se desejar, você pode visualizar separadamente o valor gasto com licenciamento, pedágio, abastecimento, etc.

Quer saber mais sobre o sistema de gestão de frotas dA Lincros? Solicite uma demonstração gratuita.