Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

Como garantir uma gestão de fretes eficiente e assertiva?

Qual o impacto da gestão de fretes, sobre o faturamento e estratégia atual da sua empresa? As melhores práticas e resultados do mercado, fazem parte da sua realidade?

Em nosso momento atual, com um mercado concorrido e clientes cada vez mais acostumados às entregas rápidas e assertivas, o transporte de cargas se apresenta como imprescindível para o sucesso. Apenas por meio de uma gestão de fretes eficiente e controle constante dos resultados, é que o transporte pode se tornar um grande diferencial competitivo.

Neste artigo, você terá passos importantes e principais benefícios da garantia de uma boa gestão de fretes.

Sua empresa trabalha com transportadoras?

Se sim, então você já sabe que a gestão dos fretes envolve um grande volume de informações, priorizando redução dos custos, controle de prazos e a importância do acompanhamento das entregas, que entre outros fatores, trata-se de uma atividade que exige muito tempo da equipe operacional, para ser assertiva e manter o “bom clima” entre os clientes.

O bom planejamento é determinante para estar à frente do mercado e de seus concorrentes. Um dos setores que mais interfere no planejamento é a logística, que se torna fundamental por determinar o fluxo de produtos, exigindo uma boa gestão dos fretes.

Boas práticas de mercado, para gestão dos fretes:

  • Buscar tabelas de preços no mercado para simular novos valores;
  • Definir um modelo de tabela de frete, que facilite a análise dos dados;
  • Registro (Para análise histórica) das cotações de valores de fretes;
  • Escolha automática do melhor frete, de acordo com cada pedido;
  • Acompanhar entregas e medir o nível de SLA das transportadoras;
  • Realizar a conferência e auditoria completa dos CTE’s;

O custo com transporte, é a principal “pedra no sapato” entre as despesas logísticas.
A falta de controle e boa gestão desta despesa, pode representar um risco financeiro significativo.  Com a gestão de fretes, torna-se possível automatizar todo o processo de ponta a ponta, proporcionando ganho de tempo, redução de custos e aumento de controle.

[banner id="8436"]

Pontos importantes sobre uma gestão de fretes competitiva e eficiente:

  • Procure simplificar, o máximo que for possível, a tabela de fretes, pois com menos componentes na precificação, a análise e avaliação do melhor frete, ficará facilitada; 
  • Busque obter mais de uma opção de transportadora para cada frete, sendo por região ou tipo de carga;
  • Garanta critérios de avaliação para performance, níveis de atendimento e custos. Com base nestes critérios, procure fazer cotações periódicas com as transportadoras atuais e com novas transportadoras potenciais, sendo que todas devem seguir os critérios estabelecidos;
  • Simplifique o acompanhamento das entregas realizadas pelas transportadoras, isso lhe ajudará na comunicação com seus clientes mais exigentes; 
  • Além disso, garanta que o preço do frete negociado seja o mesmo valor do frete cobrado, comparando e realizando a auditoria dos valores; 

A integração destes pontos na logística, resulta de modo a aumentar o controle dos detalhes que podem trazer reduções de custos e aumento de produtividade na gestão dos fretes.

Vale lembrar que temos disponíveis no mercado, diversos softwares de gestão de fretes que auxiliam de forma muito eficiente na realização de cada um dos tópicos acima. Apostar em ferramentas, trará o controle e a segurança necessária para uma gestão completa e eficiente do seu negócio.

É essencial para a tomada de decisão nas operações logísticas, saber das tendências de mercado do setor para sempre atualizar a sua gestão e indicadores de desempenho. Por isso, quer continuar aprendendo e transformando a sua operação? Baixe nosso e-book sobre BID de Transportes!

[banner id="8781"]

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Os principais documentos logísticos e como fazer uma gestão eficiente

O transporte de cargas é uma das principais funções da rotina logística. Seja uma indústria,...

Como ter uma gestão de fretes eficiente no setor industrial?

A gestão de fretes é um dos principais gargalos de um processo logístico na indústria. A...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa