Obrigado por entrar em contato conosco!

Insira seu nome e e-mail para prosseguir para o WhatsApp

5 processos que ficam mais simples com a gestão das entregas

Um dos principais desafios diários de embarcadores, transportadores e distribuidores é a gestão de entregas. Nesse post, ajudamos a simplificar esses processos tendo uma logística de transportes automatizada.

Ter contato diariamente com a logística de transportes significa saber o quanto é importante o acompanhamento das entregas. Seja para fidelização do cliente, acompanhamento de diário da jornada do motorista, ou pelo controle de temperatura dos caminhões. As prioridades variam dependendo do segmento mas é um processo importante desde a indústria alimentícia até uma indústria química.

Você tem em mente qual a importância de acompanhar suas entregas e quais os benefícios de realizar esta gestão?

1. Visibilidade da operação

Hoje a gestão de entregas é um ponto importante em uma operação logística de transportes. É um desafio diário de todos que querem controlar de forma completa sua operação. Tendo uma logística de transportes bem afiada, com pontos de visibilidade e domínio de todo este cenário. Conseguindo enxergar de longe todos os aspectos da sua logística de transportes e, assim, apontar suas reais necessidades, encontrando gaps na operação.

Quando há a automatização com uma plataforma de gestão, fica mais simples resolver os problemas! Como atrasos, paradas não programadas ou fora do raio, devoluções e outros.Além disso, com a tecnologia é possível saber onde está seu motorista, ter total visibilidade da sua rota em tempo real e distinguir o previsto do realizado, benefícios que chegam em prol de uma operação assertiva.

2. Controle de paradas não programadas

Um assunto mais do que importante, é o controle de paradas não programadas, onde há a maior dispersão e custo operacional. Sem uma gestão de entregas automatizada é praticamente impossível lidar com paradas não programadas ou demoras excessivas em clientes. Controlar a jornada dos motoristas cada dia mais, se torna uma necessidade.

Com todos estes pontos dentro da logística de transportes, há possibilidade de controlar e saber exatamente os locais e momentos das paradas, com hora, data, e local. Uma visibilidade que lhe trará a segurança e o conhecimento do paradeiro dos motoristas. 

Ao momento que cada viagem é monitorada, a eficiência da operação terá aumento significativo com um aumento de até 35% de produtividade e 20% em otimização da jornada de cada motorista. 

3. Centralização de informações

Um ponto essencial quando falamos de logística de transportes, é a centralização de informações, controle da operação de entregas, os prazos, recebimentos e devoluções. Tudo isso é possível, tendo uma gestão de entregas automatizada na logística de transportes.

Um dos benefícios de uma operação automatizada de entregas, é a proatividade para atuar em empecilhos da rota. Centralizando as informações, é possível prever situações em rota. E assim, atuar no momento em que ocorrem, como uma devolução, por exemplo. Outros casos, onde a comprovação das entregas se fazem necessárias, ter todas as informações centralizadas em uma interface agiliza a tomada de decisão.

Imagine todas as informações da sua operação, entregas, motoristas e atrasos centralizadas. Com este domínio, gerir e controlar toda a logística é uma torna tarefa que se torna estratégica e ágil. Para acelerar todo o processo logístico, que permite à central ter autonomia e proatividade na tomada de decisão.

4. Definição e resequenciamento de rotas (reroteirização)

Otimizar o percurso a ser realizado pela frota é sinônimo de economia e agilidade nas entregas. Além de garantir menor jornada líquida, maior produtividade (entregar mais em menos tempo) e, consequentemente, maior satisfação dos clientes. 

Mas nem toda definição de rota se mostra eficiente quando a equipe vai a campo. Sabendo disso, um bom analista de rota entende a importância do planejamento diário e da avaliação do trajeto realizado, seja por alterações no trecho identificadas antes da saída do veículo, ou por modificações percebidas depois que o veículo já esteja em movimento.

Adequar a rota à realidade é uma forma de otimizar a jornada líquida da equipe para obter redução de custos operacionais. Automatizando o processo de entregas, pode-se realizar a retroalimentação do roteirizador e otimizar as rotas quase que instantaneamente.

5. Número de devoluções

Você tem controle do número de devoluções mensal? A dificuldade de comunicação com o motorista, ou não ter o controle das janelas de atendimento são agravantes nesse processo. Pois não há controle de eficiência na logística de transportes, havendo diversos impasses na operação devido a não comunicação direta ou até mesmo a não comunicação do motorista.  

Com a automatização do processo de entregas, e acompanhamento em tempo real com a equipe de entregas, a central toma conhecimento de uma devolução no momento em que ocorre, podendo tomar ações para reverter o cenário ou organizar nova entrega em outro horário.

Quando há o controle da logística de transportes, pode-se reduzir, em média, até  40% do número das devoluções. Fazendo com que todo um retrabalho seja evitado.

Esses 5 tópicos nos fazem perceber que é possível ter uma gestão de entregas em tempo real e muito mais estratégica das operações logísticas de transporte, agregando mais valor aos clientes e tendo informações centralizadas para a tomada de decisão. O Tracking Lincros auxilia nesse processo, além disso, centraliza dados e tem o total controle da gestão das entregas dos motoristas. Você já parou para pensar os benefícios que seriam agregados à sua operação com a gestão automatizada? 

Obtenha mais informações sobre isso com nossos conteúdos sobre a logística de transportes!

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Para que serve o extrato de jornada do motorista?

Como a sua empresa acompanha o extrato de jornada do motorista? A Lei 13.103/2015 determina que o ...

5 dificuldades nas entregas que podem ser evitadas

A logística de distribuição é extremamente importante para driblar dificuldades nas entregas e...

Problemas com as entregas: o que pode causar e como resolver

Problemas com as entregas não deveriam existir, mas são comuns em muitas empresas, principalmente...

A automação como aliada na redução de ruídos nas entregas

Investir na automação dos processos logísticos pode diminuir problemas de gestão em uma empresa...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa