Como garantir a entrega no tempo previsto

A assertividade nas entregas pode ajudar a organizar demandas e cria um elo de confiança com o cliente. Para isso, é preciso que o distribuidor consiga garantir a entrega no tempo previsto.

A empresa que cumpre o que promete pode se destacar no mercado e ganhar competitividade. Neste post, separamos três ações simples que podem ser realizadas em pequenas, médias e grandes distribuidoras atacadistas. São elas:

Organizar para garantir a entrega no tempo previsto

Quando falamos em organizar, estamos nos referindo a todo o processo. Desde a centralização dos pedidos até o carregamento do veículo. Tenha os processos bem definidos e também quem vai executá-los. No armazém, acondicione a mercadoria de maneira que facilite o acesso aos produtos e otimize a separação.

Outra dica para garantir a entrega no tempo previsto é estabelecer um padrão para toda a equipe. Seguindo as normas propostas, é possível otimizar todo o processo de entrega e chegar o mais próximo possível do pedido perfeito.

Registrar resultados

O primeiro passo para descobrir se sua ações de organização estão funcionando é registrar os resultados obtidos, que é muito importante. Entregas atrasadas ou no tempo previsto, custos com combustível e manutenção de veículos, desvios de rota, devoluções, produtos avariados, ruptura no estoque são exemplos de resultados que podem ser monitorados e registrados. Manter essas informações sem analisá-las não servem pra nada. É nesse ponto que entramos no próximo passo.

Analisar resultados

A etapa final é fundamental para garantir a entrega no tempo previsto é o estudo dos dados e informações geradas pelas ações diárias da equipe. Aqui, indicamos o uso de KPIs (ou indicadores), sobre o qual falamos no post “Aprenda a usar indicadores de desempenho logístico”.

Nele, ensinamos a calcular o tempo em trânsito, devoluções, além disso a exatidão das notas de transporte e pontualidade, índices que mostram a eficiência nos prazos de entrega da sua empresa. Mas não basta calcular esses valores, é preciso fazer a gestão desses indicadores de entrega. Um índice de pontualidade baixo, por exemplo, indica ineficiência em alguma parte da cadeia. Lembre-se que o atraso das entregas, embora ainda tolerado culturalmente, não é o melhor cartão de visitas para sua empresa.

Que ações sua empresa tem tomado para acompanhar as entregas em tempo real e garantir a entrega no tempo previsto? Compartilhe com os leitores do blog nos comentários.

 

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Você faz o controle de prazos de entregas de forma preventiva ou reativa?

A entrega de mercadorias ao cliente final é (ou deveria ser) uma peça-chave na estratégia das...

Serviço de Entrega: Como melhorar e reduzir gastos

A eficiência de uma empresa embarcadora no serviço de entrega ao mercado depende de vários fatores....

Por que certificar a entrega para o cliente

Quem trabalha com entregas sabe que nem sempre é possível honrar o prazo acordado com o cliente....

4 dicas infalíveis para evitar erros na roteirização

Como anda o processo de roteirização na sua empresa? Algumas dicas podem tornar o processo muito...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa