Qual função da auditoria de fretes na logística?

Você sabe quais funções a auditoria de fretes pode assumir para que seu processo logístico seja mais estratégico? Veja aqui como reduzir custos e aumentar a lucratividade do seu negócio a partir deste serviço.

Quando falamos em gestão logística eficiente o que vem à sua mente? Uma das questões prontamente respondidas pela maioria dos gestores é a lucratividade. Afinal, uma operação bem-sucedida é aquela que consegue otimizar custos e garantir a execução dos serviços com o menor orçamento possível. E essa é uma das funções da auditoria de fretes.

A partir do processo otimizado e ágil de conferência das faturas, a empresa que atua com a entrega terceirizada pode reduzir custos em diversas vertentes. Cabe, por exemplo, à auditoria de fretes tem a função de entender quais os erros mais comuns dentro dos documentos que recebe e atuar para mitigar os impactos que isso traz para a operação e também te dá visibilidade para cobranças duplicadas ou indevidas.

 

Por que a auditoria de fretes impacta nos resultados da operação logística

Uma pesquisa realizada pela consultoria logística RC Sollis apontou que, entre as três principais causas de custos elevados no setor estão: oscilação na qualidade, alta de preços e cobranças indevidas. Este último ponto, inclusive, foi apontado por 23% das empresas ouvidas.

Em todas as três frentes, o frete é fator incontestável. Ou seja: além de reduzir custos de frete no valor cobrado, uma das funções da auditoria de fretes é mensurar também a qualidade do serviço oferecido, além da comparação de valores.

O serviço tem papel estratégico para a gestão logística, quando realizado de forma eficiente, ajuda a empresa a tomar decisões com foco em melhorias a partir de dados confiáveis. Há ainda a possibilidade de atuação sobre os desafios com total clareza em relação aos pontos fracos do processo logístico.

Portanto, seu processo de auditoria não pode ser apenas um serviço operacional, com a finalidade de pagar pelos fretes contratados. Se você ainda tem dúvidas sobre quais iniciativas sua auditoria de fretes pode apoiar, veja o que listamos abaixo:

CTA (Demo) Roteirizador

Governança e compliance:

Você sabia que entre as funções da auditoria de fretes está a garantia de que sua empresa segue todas as regras da legislação brasileira? Da contratação à finalização do frete, é necessário que os documentos para o processo sejam emitidos e armazenados corretamente. Já ao longo da realização do serviço a falta de dados confiáveis podem ocorrer problemas nos pontos de fiscalização do percurso.

Além disso, o sistema tributário brasileiro é complexo. Nem sempre o auditor consegue identificar erros na descrição dos impostos. Por isso, uma boa ferramenta de automação da auditoria facilita a análise e apontamento de erros em relação a percentuais de impostos e falta de descrição destes tributos nas notas. Isso evita problemas futuros com o Fisco, e garante compliance da operação.

Avaliação da qualidade do serviço

Este é outro fator crescente nas empresas. Quando avalia o percentual de inconsistências nas notas, cobranças indevidas e até mesmo o atraso na finalização dos serviços no momento de análise das datas, o auditor pode mensurar a qualidade do serviço das transportadoras. Mas é importante destacar que para que a auditoria de fretes assuma funções estratégicas como essa, a tecnologia precisa ser uma aliada.

Veja o exemplo da Altenburg, que ao adotar o sistema da Lincros reduziu consideravelmente o tempo de conferência das notas. Com base em informações consolidadas e confiáveis, também conseguiu elencar os melhores fornecedores, aumentando a qualidade da rotina de entregas.

Em ambas as funções da auditoria de frete, citadas acima, o trabalho tem função estratégica e de alto valor agregado para operação. Mais do que um setor de conferências, a auditoria, quando realizada com automação e a tecnologia certa, pode mitigar impactos e ajustar a rotina de trabalho. É, cada vez mais, uma ferramenta crucial para aumentar a lucratividade e qualidade dos serviços, tornando a tomada de decisão assertiva e o relacionamento com o consumidor duradouro.

Quer saber mais sobre quais funções a auditoria de fretes do seu negócio pode absorver a partir da automação e como podemos te ajudar neste processo?  Conheça também o nosso e-book de auditoria de fretes!

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

Photo by Gabriel Santos on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como fazer a gestão de indicadores de entregas?

Qual a importância da gestão de indicadores de entregas? Empresas estão sempre em busca de soluções...

3 soluções para criar uma frota inteligente na sua empresa

Frota inteligente é sinônimo de economia e agilidade nas entregas. Mas o que seria uma frota desse...

Contratação de fretes: três exemplos de empresas que usam Lincros

Já pensou em automatizar a contratação de transportes e tornar seu processo muito mais eficiente?...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa