5 fatores da logística que influenciam na decisão de compra

Com o cliente cada vez mais cauteloso sobre o que consome, é importante estar atento a fatores que influenciam na decisão de compra. A logística tem um papel fundamental nesse processo. Conheça aqui os fatores logísticos mais importantes para o consumidor.

Dados da Neotrust, empresa de inteligência de mercado, apontam que somente entre janeiro e março de 2021, mais de R$ 78 milhões foram faturados dentro dos e-commerces, sendo este o mercado que mais cresce atualmente. Com a prática se tornando cada vez mais corriqueira, o cliente se torna mais exigente e criterioso, levando em consideração diversos fatores para sua tomada de decisão. A logística, com fatores como prazo de entrega, experiência do cliente e qualidade do serviço, impacta diretamente nesta decisão.

Sendo o produto o centro da relação entre empresas e clientes, a logística tem uma relação direta e que faz toda a diferença quando o assunto é a escolha de um produto ou serviço. Para tanto, é necessário entender o comportamento do consumidor e desenvolver estratégias para uma distribuição eficiente. Dessa forma a experiência se torna satisfatória em todas as etapas da compra.

Por isso é importante ter em mente que a jornada de compra não termina após a efetivação do pedido. O período pós compra, que engloba o caminho até a chegada do produto ao consumidor é fundamental para que o processo de compras seja eficiente. Portanto listamos abaixo 5 fatores logísticos que são decisivos para o processo de decisão de compra do consumidor. Acompanhe:

 

Prova social

Esse é um recurso muito utilizado pois diz respeito à credibilidade da empresa e à opinião de outros consumidores sobre o serviço prestado. Com base no que dizem outros usuários, seu cliente avalia se a loja está ativa, se os feedbacks são positivos ou negativos e se vale a pena realizar a compra com sua empresa.

O Indicador Ebit é um exemplo de plataforma onde empresas podem ser avaliadas. Desde o atendimento até as entregas, o consumidor realiza um balanço e classifica com notas as organizações. Acompanhar a opinião dos clientes permite que gestores logísticos mensurem a assertividade dos fluxos, compreendendo os erros e acertos da operação.

A logística é estratégica nesta parte para garantir a satisfação do cliente e a recompra. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 60% dos brasileiros recomendam empresas pelo atendimento prestado durante toda a jornada de compra.

 

Entrega rápida

O crescimento no e-commerce fez com que empresas expandissem seu limite geográfico, realizando negócios de ponta a ponta do país. Para a logística, a velocidade na entrega é um desafio, principalmente quando levamos em conta a dimensão do Brasil. O cenário fica ainda mais desafiador com os grandes magazines, que já atuam com a promessa de realizar a entrega no próximo dia útil. Porém, a agilidade é essencial para os consumidores, principalmente para construir a fidelidade com a empresa.

Portanto, focar em um processo logístico eficaz, com acompanhamento em tempo real das frotas e rotas automatizadas, é fundamental para que a operação possa ser ágil sem perder a qualidade do serviço.

Demonstração ROT

Preço da entrega

Um estudo realizado pela E-commerce Trends aponta que o frete caro é o motivo pelo qual 82,3% dos usuários abandonam o carrinho. Isso porque, em alguns casos, o custo da entrega não compensa a aquisição do produto. Com a rapidez e a facilidade da internet, a busca por melhores condições é muito acessível ao consumidor.

Portanto, apresentar valores competitivos no custo do transporte é determinante. A automação logística, como um bom sistema de Tendering, pode auxiliar nesta etapa. Centralizando os serviços em uma única plataforma, é possível realizar a cotação e a comparação entre os fornecedores, fazendo um balanço entre o melhor custo e benefício.

Desta forma a negociação se torna mais estratégica e o preço mais competitivo, aprimorando os resultados logísticos da sua operação.

 

Qualidade da entrega

Após efetuar a compra, o consumidor espera ansiosamente para possuir o produto em mãos. É nesse ponto que opções de rastreamento são ferramentas primordiais, permitindo que o cliente acompanhe o status da sua entrega.

Disponibilizar informações claras sobre o trânsito também permite que o cliente compreenda melhor o passo a passo logístico da empresa, sendo informado sobre cada movimentação da sua encomenda. Ações assim levam tranquilidade e segurança ao cliente, melhorando a experiência de compra.

Para o last mile, softwares de logística fornecem apoio tanto ao colaborador quanto à central. Com sistemas integrados o cliente recebe alertas em tempo real sobre a chegada do produto, enquanto as empresas se beneficiam com a redução do número de devoluções, já que com as notificações o consumidor se prepara para o recebimento.

 

Facilidade de resolução de problemas

Complicações durante as entregas é o pior dos cenários para o cliente, que anseia pelo recebimento de seu produto. A satisfação do consumidor depende de uma entrega de qualidade, dentro do prazo estabelecido e com a visualização das rotas. Ainda que problemas aconteçam, é importante prezar pela troca de informações em tempo real entre motoristas e a central. Desta forma será possível solucionar as adversidades com muito mais rapidez, prezando por uma experiência bem sucedida.

 

Tecnologia nos processos de entrega

Agora que você já compreendeu os fatores logísticos e como eles impactam na decisão de compra, é importante também conhecer ferramentas que podem auxiliar sua logística de transporte.

Com os recursos tecnológicos aprimorando o mercado, a aplicação de soluções automatizadas torna a tomada de decisão dos gestores muito mais assertiva, contribuindo e aperfeiçoando a experiência do consumidor e a eficiência das operações.

Confira abaixo quatro soluções que conectam a sua logística de ponta a ponta:

 

Acompanhamento e auditoria

Manter o compliance é essencial dentro de uma organização, por isso realizar o acompanhamento e auditorias na operação é crucial para a assertividade. O management é um sistema que garante a previsibilidade de erros nos documentos fiscais, detalhando valores acordados, faturas aprovadas, acompanhamento de ocorrências e a checagem automática das viagens.  

A otimização é a maior vantagem da solução. Garantindo um melhor controle sobre a documentação, sua equipe pode trabalhar com mais dedicação no reconhecimento dos problemas apresentados pela ferramenta.

CTA Auditoria de Frete

Redução de custos com entregas

Routing é um software que prioriza a redução de custos, elaborando as rotas mais eficientes para sua operação. Por meio de algoritmos, fatores como a janela de atendimento, tempo médio de entrega ou a jornada do motorista são levados em consideração para uma distribuição eficaz dos trajetos.

Além disso, a ferramenta também possui integração nativa com outra solução importante: o tracking.

 

Monitoramento em tempo real das rotas

Aliado ao Routing, o Tracking retroalimenta automaticamente os tempos, a localização e as melhores rotas a se tomar. Com monitoramento em tempo real é possível coletar informações sobre coletas, paradas não programadas e diversos outros fatores que possam impedir um controle eficaz da equipe de entrega.

A solução também permite a comunicação entre a central e os motoristas, facilitando a rápida resolução de problemas, e o acompanhamento de informações sobre o veículo para além da localização, como a temperatura da carga, velocidade, entre outros.

CTA Gestão de entregas

Photo by rupixen.com on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Aprenda a usar indicadores de desempenho logístico

Como já falamos aqui no blog, os indicadores de desempenho logístico (Key Performance Indicator, ou...

6 vantagens da logística integrada

A necessidade de diminuir a distância entre fornecedores, embarcadores e clientes fez com que as...

Como a tecnologia ajuda a logística no agronegócio

O investimento em logística auxilia o trabalho dos mais variados setores de uma empresa ainda mais...

3 cases de aumento de produtividade em logística com a Lincros

Criar uma rotina logística eficiente é o desejo de qualquer empresa. e quando a tecnologia é...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa