Fatores essenciais na hora de contratar software de gestão logística

Possuir um software auxilia na integração dos processos empresariais. Mas para que as necessidades da empresa sejam atendidas é preciso saber o que deve ser levado em consideração antes da contratação. Acompanhe nossas dicas para fazer a melhor escolha.

Aderir a soluções tecnológicas vem sendo uma necessidade cada vez maior para as empresas logísticas, dada a importância que o setor tem dentro dos processos. Desde a integração dos processos até a redução de custos, contratar um software é uma opção que traz diversos benefícios. Porém, saber escolher a solução ideal para as necessidades da sua empresa pode não ser tão simples assim.

Com o mercado oferecendo tantas opções, é normal que dúvidas surjam. Por isso, antes de optar por algum sistema de gestão logística, veja as dicas que separamos sobre os fatores que você precisa considerar:

 

  • Segurança da informação

A segurança da informação é essencial para todo negócio, e quando falamos em integração esse cuidado precisa ser redobrado. Isso porque quando adotamos um sistema buscamos incorporar todos os processos internos da empresa em um único espaço. O que significa compartilhar informações importantes - e até mesmo sensíveis - com aquele software.

Busque se certificar quais recursos e tecnologias de proteção o sistema dispõe. Atente-se ao suporte disponibilizado para possíveis problemas e o histórico de ataques ou vazamento de dados que já possam ter ocorrido.

Um software que te garanta boas medidas de segurança reforça a confiança dos serviços prestados. Portanto, é a clareza sobre esses fatos um processo essencial para uma escolha assertiva.

 

  • Priorize sistemas que acompanham  o crescimento da empresa

O objetivo de toda empresa é crescer, não é mesmo? Por isso, o sistema escolhido precisa contar com recursos que acompanhem e sustentem essa projeção, no momento em que ela aconteça.

Foque na escalabilidade proporcionada pelo software, bem como a possibilidade de inserção de novos recursos, fornecedores ou produtos. A falta desse mecanismo pode tornar a usabilidade ineficaz, já que seria necessário outras soluções para englobar as novas demandas.

 

  • Portal de acompanhamento

O acompanhamento do pedido deve ser um pré-requisito obrigatório durante sua decisão. Ele está altamente atrelado a experiência que o cliente terá com a sua marca e tornará a gestão de entregas mais transparente. Da saída do produto do ponto inicial até o last mile, todo o processo precisa ser mapeado e estar disponível ao cliente.  Por isso, trazer informações em tempo real sobre a situação da entrega é o que vai garantir o sucesso da operação.

O consumidor vem se tornando mais crítico e exigente, então uma experiência negativa pode impactar negativamente todo relacionamento que sua empresa trabalhou para conquistar. Além disso, o acompanhamento também é muito benéfico para a gestão como um todo. A atualização constante destes dados permite compreender onde existem gargalos, o tempo médio do processo desde a compra até a entrega final, entre outros fatores onde a mão de obra manual se tardaria muito.

CTA (Demo) Roteirizador

Os benefícios para o setor logístico

Agora que você já sabe o que precisa analisar para escolher um sistema eficiente, é fundamental que também conheça os benefícios que ele trará para o negócio.

Confira abaixo algumas das vantagens:

  • Tomada de decisão eficaz:

Um dos maiores ganhos é a possibilidade de analisar os processos logísticos e centralizar todas as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades. Um software desenvolvido exclusivamente para a gestão logística permite uma base de dados unificada onde o gestor pode visualizar e compreender onde e quais melhorias precisam ser realizadas.

Acompanhando constantemente estas informações é possível garantir eficiência durante a execução dos serviços, já que os gargalos no fluxo de trabalho podem ser observados e solucionados rapidamente. Além de monitorar a performance das entregas com dados confiáveis e em tempo real a respeito do processo.

 

  • Redução de custos

No setor logístico, as falhas podem impactar diretamente no faturamento das empresas. Com a automatização, trazida por um software, reduzir os custos operacionais também é um benefício. Ferramentas como a desenvolvida pela Lincros permite monitorar as frotas e as entregas, o que auxilia na gestão de fluxos, acompanhando de extravios e redução de perdas ou roubos.

  • Agilidade nos processos

Com certeza você já ouviu que tempo é dinheiro e, para a logística, a frase não poderia ser mais verdadeira. Com um software eficiente é possível eliminar drasticamente o controle manual ou o uso de mil ferramentas simultâneas. Ou seja, pode dar adeus às planilhas e focar a mão de obra do seu negócio em necessidades mais estratégicas que aumentem a produtividade da empresa.

Com a Lincros é possível criar uma logística integrada, que vai desde a cotação do frete até a finalização do processo de entrega e pagamento do serviço de distribuição. Para nós, o processo de roteirização deve ser feito com alto comprometimento para garantir que a operação ocorra de forma natural em todas as etapas.

Ficou curioso para saber mais sobre a nossa solução?  Entre em contato com nossos especialistas e descubra o que mais a Lincros pode fazer pela logística do seu negócio!

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Por que fazer o controle de pneus para reduzir custos

Você concorda que a gestão de frotas é um dos grandes desafios do segmento logístico? Afinal, a...

Por que é importante identificar desvios de rota?

Desvios de rota são comuns no dia a dia de motoristas que trabalham com entrega de mercadorias para...

O que um software de gestão de entregas precisa ter?

Que tal transformar seu processo logístico? Se você está em busca de um bom software de gestão de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa