Setor Alimentício: Evite a Falta de Visibilidade em Rota

A visibilidade em rota é ferramenta essencial dentro do planejamento logístico de uma empresa, permitindo aos gestores antecipar e, consequentemente, evitar inconvenientes durante o transcurso de uma operação. Neste post abordaremos os principais impactos que a falta de visibilidade em rotas pode trazer à sua empresa.

Planejamento e acompanhamento de rotas é essencial dentro do setor logístico e isso não é novidade, porém quando falamos de transporte de alimentos esse tema se torna muito mais essencial. Com a pandemia do último ano a atenção ao controle sanitário foi redobrada, então quando o assunto é setor alimentício, precisamos redobrar os cuidados.

Atualmente, existem grandes empecilhos nos processos de distribuição devido aos cuidados relacionados às cargas. Uma solução para este problema é a visibilidade em rota durante as operações logísticas, ferramenta que é fundamental para acompanhar em tempo real o transporte.

Neste post vamos abordar os impactos que a falta da visibilidade em rota podem trazer às empresas.

 

No planejamento de rotas

O planejamento de rotas é essencial para qualquer segmento. No setor alimentício essa importância se potencializa devido aos curtos prazos de entrega de certos tipos de produto, como cargas refrigeradas, por exemplo. Por esse motivo, é essencial possuir um analista que fique responsável pela gestão dos percursos que deverão ser cumpridos pelos motoristas posteriormente.

A automatização se torna um diferencial nesse processo. Um software de roteirização é peça-chave na eficiência do planejamento de rotas bem como na eficácia total da operação. Dessa forma é possível eliminar os processos operacionais, dedicando um maior foco às decisões estratégicas do negócio.

Tendo a visibilidade dessas rotas em tempo real, o fluxo se torna mais ágil e eficiente. Evitando atrasos com as cargas de alimentos e garantindo a segurança das cargas, o que consequentemente evita roubos e furtos.

Sendo assim, o planejamento de rotas é parte da organização de calendário, mantendo uma melhor programação das rotas sobre todas as etapas que envolvem o processo de transportes.

 

Demonstração ROT

 

Na previsibilidade das rotas

Novamente, o planejamento logístico é dito como essencial. É perceptível sua importância e necessidade em uma operação logística robusta, já que agrega grandes resultados para a empresa e a sua lucratividade.

Mais que isso, o planejamento auxilia na previsibilidade de rotas, acarretando em diversos benefícios, como a geração de economia devido ao cálculo de rotas pré existentes. Assim, há como entender se este trajeto está ou não dentro do orçamento de transportes da operação. E ainda, há a economia de quilometragem, o que mais uma vez acarreta a redução de custos, seja com combustível, hora do motorista, etc.

 

 

Na capacidade de cargas

Outro fator importante, é a escolha do veículo correto. Tendo a visibilidade em rotas bem consolidada há como escolher o veículo correto para determinados trajetos.

Imagine que dois veículos entrem em rota sem sua capacidade máxima de armazenamento, e que isso acontece algumas vezes no mês. No final, os custos de transportes serão, pelo menos, o dobro do que seriam se existisse um planejamento por trás da capacidade do veículo. Ou seja, a otimização da capacidade das cargas é um benefício importante fornecido pela visibilidade nas rotas.

 

Menos controle nas mãos do motorista

Sua empresa ainda confia na memória dos motoristas? Com o cenário complexo da logística brasileira é praticamente impossível deixar essa responsabilidade nas mãos de quem está executando as entregas. Já que, acima de tudo, a responsabilidade principal do motorista é prestar atenção nas condições do trânsito e do caminhão. Não é papel do motorista planejar ou ordenar as entregas a serem executadas, esta é uma função a ser desenvolvida pela inteligência competitiva da empresa.

Com um controle e planejamento de rotas pré-estabelecido e com visibilidade dos motoristas em rota, o controle se torna muito mais rígido e executável. Realizando a gestão de distribuição das entregas, com acompanhamento dos motoristas em tempo real, é possível ter o mapeamento de paradas não programadas, paradas para refeição, e todas as demais atividades realizadas durante a jornada.

Fato esse que permite otimizar a atuação, além de permitir que, quando necessário, decisões possam ser tomadas com mais agilidade e assertividade.

Um software de gestão de entregas traz centralização de informações para os decisores logísticos, bem como, controle da eficiência das rotas planejadas e o seguimento das rotas pelo motorista.

Sua empresa tem uma operação eficiente e com informações centralizadas? Baixe este e-book sobre Planejamento de Rotas e Monitoramento de Entregas e transforme a sua operação!

Chame no Whatsapp!

 

Foto de Quintin Gellar no Pexels

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Roteirizador reduz custos e tempo de entrega da sua empresa

Você já pensou como seria fácil se não precisasse abrir uma página no buscador para encontrar mapas...

Dicas para escolher um software para controle de jornada do motorista

Jornada no motorista, sua empresa ainda não implantou um software para controle? Vocês estão...

Distribuição de Perecíveis: estratégias para sua empresa

O gerenciamento da cadeia de distribuição de perecíveis é complexo, mas pode ser feito de maneira...

Transporte de Perecíveis: As exigências que a tecnologia te ajuda

O transporte de perecíveis tem algumas particularidades. No caso de alimentos, por exemplo, a...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa