Experiência do cliente: a visibilidade dos pedidos

A cena não é incomum: toda vez que gestores de diferentes setores se reúnem as discussões sobre boas práticas convergem em um mesmo tema: como melhorar a experiência do cliente?

Além disso, há algum tempo a logística deixou de ser vista como uma área meramente operacional. Cada vez mais, esse setor tem se tornado estratégico para as empresas que buscam valorizar e otimizar a experiência do cliente. É nesta etapa, afinal, que um pedido pode ser finalizado com sucesso ou causar desconforto e descontentamento, por conta de atrasos ou avarias na mercadoria.

Com o crescimento das vendas digitais e a digitalização da distribuição, o consumidor tem sido mais exigente em relação a prazos de entregas e status de suas compras. Ter visibilidade sobre o pedido realizado é fundamental para uma jornada de compra de alto nível.

Portanto, a logística não só impacta nos custos da operação e no próprio atendimento ao cliente, mas pode ser determinante para a conquista ou perda de um consumidor. Entenda mais sobre essa relação:

 

A experiência do cliente no universo digital

Mesmo que sua empresa não conte com um e-commerce, ela vai ser impactada pela transformação digital em diversos âmbitos. E é necessário que investimentos neste cenário estejam no radar dos gestores.

Seja pelo atendimento ao consumidor ou o controle de SLAs, é cada vez mais importante contar com ferramentas de controle e gestão que reduzam o trabalho manual e automatizem processos operacionais.

Mas nas lojas virtuais esse impacto da experiência do cliente é ainda maior. Essencialmente na pós-pandemia, quando as vendas via e-commerce deram um salto e estão cada vez mais presentes na rotina do consumidor.

As preferências dos consumidores mudaram, isso é fato. E experiências positivas nunca foram tão importantes para se fidelizar o consumidor.

Comprar online, por exemplo, tornou-se comum. Um estudo da All iN e Social Miner apontou que em 2020 as lojas virtuais do país tiveram 42,9 milhões de consumidores únicos, sendo 47% deles estreantes.

Isso mostra que o omnichannel conquistou o brasileiro, cada vez mais confiante com o universo digital. E neste processo, a forma como as entregas são realizadas tem grande impacto sobre a experiência do cliente.

 

O impacto da gestão de entregas para a satisfação do consumidor

Como mostramos, o cliente está cada vez mais conectado e exigente. Agora, não basta a empresa contar com uma boa gestão de entregas – é preciso ter visibilidade do pedido em toda a jornada da compra, e repassar esse status ao cliente.

Para isso, a equipe de logística deve estar atenta a algumas boas práticas que ajudam a acompanhar todo o processo de entregas. São elas:

 

Picking

O processo de separação, conhecido como picking, tem uma grande importância na rotina de entregas. Garantir que ele seja monitorado e que haja conferência neste momento, com a integração de dados, faz muita diferença.

Além de se reduzir erros, o que é essencial para a satisfação do consumidor, essa conferência dá mais qualidade e assertividade ao processo logístico. A partir daí, o monitoramento da carga entra em cena.

 

Tracking

Soluções de tracking são aqueles sistemas que permitem à central acompanhar a movimentação da frota. Quando é integrado a todo o processo logístico e de jornada do consumidor, permite a atuação proativa sobre a jornada do pedido.

É através desse tipo de solução que a empresa pode, por exemplo, acompanhar o status da entrega, repassar códigos de rastreamento ao consumidor e informá-lo de quando o pedido chega ao last mile.

A última milha define a saída do pedido de determinado ponto para as mãos do cliente e deve ser atrelada a uma comunicação transparente e automatizada, evitando devoluções. A pontualidade neste processo, inclusive, é um fator de atenção.

Um bom processo de monitoramento, também estendido para que o cliente possa acompanhar os pedidos, é uma ferramenta estratégica para o chamado customer experience;

Não ter problemas com a compra, com a visibilidade do pedido e o status para entrega, é determinante para uma experiência do cliente super positiva. É o que mostram pesquisas de mercado.

No levantamento do SPC Brasil, por exemplo, 36,7% dos clientes afirmaram não ter tido problemas com a compra anterior é um fator decisivo para se voltar a fazer negócios com a mesma empresa.

Assim, mais do que uma área operacional, a logística interfere na reputação de uma marca. E como tal, precisa estar alinhada com as transformações digitais que regem o mercado.

Sua empresa está de olho nas inovações para garantir pedidos de excelência? Como andam os investimentos neste sentido?

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como a central de distribuição pode localizar o motorista?

Se, no passado, o gestor precisava adivinhar o paradeiro da frota durante o expediente, hoje é...

Oxford gere R$20 milhões em conta frete por ano com solução da Lincros

O sistema Management, integrado ao ERP da companhia, auxilia no processo logístico que abastece...

Por que fazer o rastreamento de produtos no e-commerce?

O crescimento exponencial das vendas online pode ser percebido por qualquer varejista no último...

A importância da logística reversa no e-commerce

Você já parou para pensar que a logística reversa, mais do que uma obrigação, pode ser uma...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa