Por que é importante promover a economia no abastecimento da frota

economia de combustivelQuando o assunto é logística, a palavra economizar sempre é bem-vinda. Desde que não interfira na qualidade das entregas, as empresas fazem de tudo para diminuir custos. Junto com outras ações, promover a economia de combustível pode ser a chave para isso. Acontece que nem sempre esse tipo de corte é prioridade ou a questão não entra em pauta no dia a dia da empresa. Nos EUA, a EPA (Environmental Protection Agency), organização que protege o meio ambiente, posicionou-se em relação ao tema. A EPA acredita que as empresas de transporte não se esforçam para diminuir esses gastos e propôs, portanto, alterações nas  leis que tratam da emissão de gases emitidos pelos caminhões. Mas se é interessante para a economia e o meio ambiente, por que não economizar? Separamos três dicas que podem ajudar sua empresa a reduzir os gastos com combustível da frota.

 

  • Estimule a economia de combustível entre os funcionários

O desperdício muitas vezes acontece por falta de informação ou orientação da empresa. Promova palestras sobre como os motoristas podem tirar o máximo dos caminhões que trabalham. Ações simples como desligar o caminhão quando ele estiver parado e trocar as marchas nos tempos certos podem fazer a diferença. Vale até pensar em um bônus para o funcionário que conseguir diminuir os gastos com combustível no fim do mês.

  • Faça manutenção constante nos caminhões

Calibrar os pneus com a frequência adequada, trocar filtros e velas, verificar escapamentos, entre outras ações de manutenção,  podem melhorar a eficiência dos veículos da frota e promoverem a economia de combustível. Fazer revisões constantes pode parecer um gasto extra, mas é extremamente necessário, pois também evita que o veículo estrague no caminho e alguma entrega deixe de ser feita.

  • Invista em um roteirizador de frotas

Pensar na rota mais eficiente nem sempre é fácil, por isso, conte com a tecnologia. Um roteirizador inteligente ajuda a dar menos voltas, escolher o melhor caminho e, consequentemente, economizar combustível.
A economia de combustível fica mais fácil quando todos estão conscientes dos motivos e benefícios. Motoristas capacitados  economizam mais e sua empresa sente o retorno na redução de gastos. Pense em investir na economia de combustível e acompanhe a evolução já no curto prazo.

Crédito da imagem: FreePik/CC

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Distribuidora online: por que você precisa estar na internet?

Ter a sua distribuidora online tornou-se mais que uma opção, é uma necessidade. Estima-se que mais...

Mapas e rotas: como o roteirizador atua no planejamento e na atualização de dados

A atualização de mapas e rotas é uma ferramenta fundamental para aumentar a precisão do...

Como a previsão de demanda pode aumentar a eficiência da sua distribuidora

Processos de logística estão cada vez mais precisos e os clientes ainda mais exigentes. O problema...

Por que minha empresa deve ter um software de roteirização?

Empresas de logística de pequeno ou grande porte já perceberam que a importância do uso de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa