Dicas infalíveis para aumentar o SLA de entregas na logística

O cenário é cada vez mais comum: para garantir que os insumos de produção ou o produto acabado chegue ao consumidor final no prazo, algumas metas são definidas para o processo logístico. É o que chamamos de SLA na logística de entregas. O SLA Service Level Agreement, ou acordo de nível de serviço, estipula em contrato ou acordo pré-firmado alguns requisitos que devem ser cumpridos durante a realização de determinado serviço, no caso da logística, por exemplo, pode determinar os prazos de entrega e fatores ligados à qualidade, como conservação do produto em cargas sensíveis.

Mas, além de definir os SLAs de entregas, como aumentar o nível de satisfação e a performance dos serviços prestados?

Para responder a essa pergunta, é importante entender o contexto do desenvolvimento de um SLA. Ele não surge do nada, de forma empírica, mas é baseado na experiência e na performance da logística. Por exemplo: muitas vezes, para determinar o prazo de entrega, a empresa baseia-se nos resultados apontados pelos KPIs, os indicadores de performance. Se 98% das entregas ocorrem em um dia, este pode ser o prazo acordado no SLA de entregas, por exemplo. Você pode encontrar mais exemplos de SLA no Infográfico de KPIs:

Nova call to action

No entanto, mesmo altos índices de performance podem não ser suficientes para o cumprimento do SLA acordado entre a empresa contratante e a empresa prestadora de serviços. Além disso, dependendo do tipo de entrega, o não cumprimento deste acordo resulta em danos para ambas as partes, mas principalmente para as áreas que dependem da entrega da mercadoria, e podem causar impactos como: atraso na produção, no relacionamento com o cliente, na perda de produtos, devoluções por parte do consumidor.

 

Otimizando seu SLA de entregas – a automação por trás da logística

Habitualmente, o setor logístico usa quatro indicadores para formar e mensurar o SLA. São eles: OTP (On Time Processing) que mensura o tempo de processamento do pedido; OTD (On Time Delivery), que leva em consideração o percentual de entregas no prazo; OTIF (On Time, in Full), que considera os pedidos perfeitos entregues – quantidade e especificação certa, no prazo determinado; e Pedido Perfeito (Perfect Order Measurement), que considera a perfeita execução dos serviços oferecidos e ações em todas as etapas do pedido, da separação à entrega final.

Determinar e melhorar os SLAs de entrega tem tudo a ver com cada um destes indicadores. Para melhorar a performance – e o relacionamento com o cliente – estas dicas infalíveis precisam fazer parte da sua estratégia logística:

Chame no Whatsapp!

  • Automatize processos:

Sem dados confiáveis e abastecidos periodicamente não será possível mensurar os indicadores de desempenho, nem criar SLAs condizentes com a realidade do negócio. Por isso, ter uma solução logística que atue em todas as pontas do processo é urgente e fundamental na rotina de melhoria contínua. A automação permite o gerenciamento dos indicadores, análises em tempo real de dados sobre as entregas da prestação de serviço e acompanhamento do processo de distribuição. Dentro da solução da Lincros você pode ter todos esses processos automatizados, além de ter à sua disponibilidade, uma série de relatórios para te ajudarem ainda mais a aumentar o seu seus indicadores, pois o SLA pode ser visualizado de maneira simplificada.

 

  • Mensure seus KPIs com frequência:

Para que seus SLAs de entrega sejam bem elaborados – e cumpridos! – é fundamental atuar sobre os seus indicadores de desempenho. Se a automação permite o monitoramento, um bom sistema de gestão logística também auxilia o time nas ações estratégicas para a melhoria das entregas. Por exemplo: rotas mais eficientes podem ser desenvolvidas com base nos dados obtidos pelo sistema. E informações fundamentais para reduzir contratempos, como a organização da entrega com base nas janelas do cliente (horários específicos para isso) otimizam tempo e insumos.

CONHEÇA AGORA!

  • Integre toda a cadeia produtiva:

Um dos fatores essenciais para o comprimento dos SLAs é a boa gestão de estoque, expedição e a empresa de logística parceira. Para isso ocorrer é importante que haja integração entre a solução de gestão logística e o ERP da empresa, assim como um processo interno de separação bem definido. Invista na boa logística de armazéns e na distribuição de pedidos para reduzir o tempo de carregamento dos pedidos, garantindo o cumprimento dos prazos já no início do projeto.

 

  • Invista em boas conexões:

Se você atua com transportadoras parceiras, monitore o trabalho para garantir que somente empresas de alto desempenho sigam em sua rotina. Para isso, invista em análise do SLA histórico e em auditoria automatizada, reduzindo erros e pagamentos em duplicidade, impactando no tempo de conferência das faturas. Também atue ativamente no processo de captação de fornecedores, criando pré-requisitos para a seleção de transportadoras. Manter um histórico atualizado dos parceiros também é fundamental para atuar com mais estratégia e, consequentemente, melhorar seus SLAs de entrega.

Para saber mais sobre SLAs e como eles impactam a sua rotina, fale com nossos especialistas. Solicite uma demonstração gratuita da plataforma da Lincros e veja, na prática, como gerir indicadores com uma solução que atenda a logística, de ponta a ponta.

 

Photo by Scott Horn on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

8 temas essenciais para ser um bom profissional de logística

A logística é, atualmente, uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa. Seu papel...

A importância da tecnologia para o profissional de logística

O papel da logística dentro das empresas mudou. O profissional de logística, antes conhecido por...

5 atitudes para ter sucesso como profissional de logística

Entre as principais competências de um profissional de logística estão o pensamento estratégico e a...

Índices Logísticos e como impactam na operação

A logística é a principal ferramenta para controlar a movimentação de cargas, o transporte e...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa