Dicas de ouro para reduzir a devolução na distribuição

Quer saber como reduzir os índices de devolução no seu processo logístico? Confira aqui algumas dicas para garantir mais eficiência à sua operação.

Um dos maiores vilões da logística, a devolução de produtos não causa apenas atrasos nos processos de entregas. Uma pesquisa do Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB) destacou, por exemplo, que os gastos com retorno de produtos chegam a 5% do faturamento das empresas.

Diante deste dado, fica evidente que é essencial agir para se evitar a devolução das mercadorias e tornar a logística um processo eficiente e lucrativo. Veja algumas boas práticas que ajudam a tornar essa rotina mais clara.

 

No processo de compra e separação do pedido

Nesta etapa devem ser feitas algumas melhorias: a descrição clara dos pedidos para que o consumidor faça suas compras com assertividade, e a conferência do pedido no momento da separação e do embarque.

Em relação à organização da carga, essa conferência reduz a chance de esquecimento de itens em compras com mais de um produto. Outro fator é que a conferência garante que as características técnicas do produto sejam as mesmas das escolhidas na compra (tamanho, cor, etc).

Teste Roteirizador Lincros

Falhas na entrega e atrasos no pedido

Fique atento aos prazos acordados com o cliente. No caso do atacado, o atraso traz uma série de problemas que vão além da devolução. Em algumas situações, a não entrega de matérias-primas, por exemplo, acarreta atrasos na produção da empresa e em prejuízos financeiros.

Já no varejo, o atraso na entrega também cria uma série de problemas, onde a devolução é a mais comum. Além do prejuízo com a logística reversa, há ainda o estorno dos valores pagos pelo produto e uma série de ações burocráticas que vão além do setor logístico (há envolvimento das áreas comercial, financeira e atendimento ao cliente, por exemplo).

 

Falta de visibilidade na operação de distribuição

Outro fator preponderante no que diz respeito à devolução de pedidos é a falta de visibilidade da operação. Muitas vezes alguma falha no processo de entrega só será identificada depois que a mercadoria já retornou ao ponto de origem.

Para evitar esse tipo de situação, é muito importante que a equipe de logística conte com ferramentas adequadas para realizar o acompanhamento das entregas. O motorista pode, por exemplo, contatar a central no momento em que a devolução ocorre. E a equipe consegue atuar para que um pedido parcial seja feito e o restante enviado através de outro caminhão com rota próxima ao cliente, por exemplo.

Calculadora de ROI 2 (Menor)

Esteja atento aos indicadores

Outra dica importante para reduzir a devolução é contar com indicadores atualizados sobre o processo de entrega. Eles refletem indiretamente o feedback do cliente, e podem mostrar quais as causas mais comuns para que um pedido retorne à central.

Com estas informações em mãos a equipe e os gestores do setor logísticos criam iniciativas assertivas. Elas podem impactar positivamente em toda a operação, seja através de ajustes na separação do pedido, seja no desenvolvimento de novos SLAs de entrega, ou ainda na adoção de novas ferramentas de gestão.

Conta pra gente como na sua operação como reduzir a devolução?

Chame no Whatsapp!

Photo by janelyn young on Unsplash

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Coleta de dados na distribuição: o que você deve registrar?

Utilizar métodos de coleta de dados na distribuição está se tornando cada vez mais necessário em...

Digitalização otimiza rotina de entregas da Intercores

Representante das principais marcas de tintas, tubos, conexões e outras soluções para a construção,...

Saiba como reduzir custos com estas dicas de roteirização

Quem atua no setor logístico sabe que as decisões diárias são fundamentais para um bom controle de...

4 pontos de atenção para otimizar sua distribuição

Se o seu processo de distribuição está trazendo mais custos do que o esperado, não deixe de...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa