Avalie os resultados de suas entregas no Dia das Mães e planeje 2023

Ufa! O Dia das Mães passou, e agora, chegou a hora de avaliar como foram as suas estratégias de vendas e entregas para esta data tão importante do e-commerce. Afinal, de nada adianta ter todo um planejamento criado se ele não for examinado depois de sua execução. No ano que vem, você vai agradecer por ter realizado uma análise dos dados referentes a este ano para esta data de vendas.
O importante é perceber que a mesma tecnologia que ajuda o cliente a realizar compras de forma cômoda e prática pode ajudar a sua marca a analisar e aprimorar seus serviços.

E uma coisa é certa: se o seu Dia das Mães foi bom, o dos seus clientes muito provavelmente também foi: as entregas chegaram no prazo, sem avarias, e geraram uma experiência de compra positiva.

Mas se a semana anterior à data foi cheia de ocorrências, este é o momento de ponderar sobre quais os problemas que foram enfrentados, e quais alterações precisam ser feitas. E fica o alerta: é importante iniciar este planejamento já, hoje mesmo, para estar preparado o quanto antes para vender mais e melhor no ano que vem!

Vamos conferir juntos quais problemas você pode ter enfrentado, e como solucioná-los para as próximas situações?

Teve problemas com a transportadora?
Não basta ter um bom produto e fazer um bom marketing dele. Saber escolher as melhores parcerias também é fundamental para garantir um Dias das Mães feliz para todo mundo: as mães, você, e o cliente.

E para realizar uma boa seleção das melhores transportadoras, é essencial contar com a ajuda dos dados.

Processos de BID eficientes ao longo do ano podem ajudar você a fortalecer e criar uma rede de parceiros com os quais possa contar sempre, inclusive em épocas de pico de demanda. Nesse sentido, uma ferramenta de gestão de fretes é a sua maior aliada, já que permite a contratação de fretes de forma mais automatizada e ainda qualifica sua base de parceiros.


As entregas atrasaram?
O Dia das Mães é uma das datas com o maior volume de pedidos online, e por isso, é muito comum que aconteçam picos de encomendas. E sua empresa precisa estar preparada para isso.

A primeira tarefa neste caso é avaliar por que os atrasos aconteceram. Mas isso pode se tornar uma dor de cabeça caso você não conte com um sistema de gerenciamento de entregas, já que terá que analisar as ocorrências uma a uma para agrupá-las e ter uma ideia de quais os motivos que mais apareceram. Com uma ferramenta de gestão, estes dados são compilados automaticamente com base no apontamento feito pelo motorista/ajudante na hora em que a entrega é realizada.

O saldo foi de muitas avarias e devoluções?
O pior cenário possível para a sua marca é ter recebido muitas devoluções, já que além de contar com o prejuízo da imagem de marca junto ao cliente final, você também precisará arcar com as despesas de logística reversa, seja em função de uma recusa de recebimento, realizada no mesmo momento da entrega, ou de uma devolução posterior.

Mas se isso acontecer, a primeira coisa a ser feita é avaliar como estão os seus processos de seleção e packing. Será que sua embalagem não precisa ser mais robusta para evitar problemas durante o transporte? Ou será que você não está precisando escolher melhor quais tipos de veículos irão transportar cargas sensíveis, por exemplo? Um sistema de gestão de entregas é capaz de realizar essa indicação com precisão, garantindo não só a integridade das suas cargas, como também a economia de combustível, combinando o peso da carga com o tipo de veículo de transporte. Combinado com o sistema de roteirização, ele também é capaz de sugerir rotas mais seguras em termos de infraestrutura, para evitar passar por buracos e estradas mal conservadas.

Além disso, um sistema de monitoramento das entregas também permite um contato direto e em tempo real com as equipes de entregas, para gerenciar os problemas pontuais no momento da entrega, seja negociando um bônus para o cliente, ou a troca do produto em uma loja física, e evitando, assim, a necessidade de maiores gastos para você ou para a transportadora parceira.

Gostou das dicas? Então não espere nem mais um dia. Se você quer começar a se programar para ter um Dia das Mães mais calmo no ano que vem, conheça os sistemas de gestão logística da Lincros e conte com a tecnologia presente em todas as etapas da sua operação.

Solicite uma demonstração, e tenha um Feliz Dia das Mães em 2023!

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

 

 

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Tabela de frete personalizada garante uma economia significativa

Para uma empresa embarcadora, é importante que o valor do frete seja o menor possível, assim o...

O que é OTIF e como atingir a melhor performance na entrega?

Você está satisfeito com os indicadores de entrega da sua empresa ou percebe que ainda tem muito a...

Análise preditiva da cadeia de suprimentos

Já falamos aqui no blog sobre a importância de coletar e analisar dados para aprender com os erros....

Quais os principais benefícios do e-commerce para o seu negócio?

Já imaginou como o e-commerce pode trazer mais resultados financeiros para a sua empresa? Neste...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa