A importância de monitorar e analisar dados na sua operação

Acompanhar o desempenho das atividades é fundamental dentro das organizações. Sistemas apoiados por tecnologia podem ser de grande valia para gestores, trazendo visibilidade sobre a operação e informações valiosas a respeito dos processos. Acompanhe nosso conteúdo para saber mais sobre como a análise constante de indicadores é benéfica para seu negócio!

Para trabalhar com logística é preciso ter visão estratégica. Isso porque as atividades precisam ser desenvolvidas com sinergia, para proporcionar a integração dos processos e, consequentemente, o sucesso nas operações. Atualmente, com tantos avanços tecnológicos surgindo, diversas ferramentas auxiliam na gestão de empresas. O acompanhamento e análise de dados é um bom exemplo de como as organizações podem lucrar - e não somente financeiramente - fazendo uso de novos recursos.

Com o apoio da tecnologia, facilidades e melhorias podem ser implementadas no monitoramento das rotinas logísticas. Aquela célebre frase, dita há mais de 20 anos por Robert S. Kaplan e David Norton, evidencia ainda mais a importância deste acompanhamento: “o que não é medido não é gerenciado”. Ou seja, não é de hoje que os indicadores são importantes dentro das organizações, porém a necessidade de avaliá-los é ainda maior para manter a competitividade de seu negócio.

Sendo a cadeia de suprimentos uma potente fonte de dados, a tecnologia torna esse monitoramento mais facilitado e também mais rico, com informações que vão desde as operações e os negócios, até mesmo sobre os clientes finais. Aderir a sistemas que forneçam este acompanhamento é apostar em análises preditivas, descritivas e diagnósticas de todo o fluxo logístico com segurança.

Quando bem aplicada a análise de dados permite potencializar os resultados com inteligência, fazendo que a tomada de decisão não seja subjetiva, mas sim baseada em informações confiáveis sobre toda a rotina do negócio. Ou seja: capturando, integrando e armazenando dados é possível obter insights que demonstram a efetividade da operação e das estratégias que são adotadas, fazendo com que a operação se torne mais barata, inteligente e enxuta.

E a solução é aplicável tanto a pequenas empresas quanto a grandes corporações, proporcionando redução do tempo de entrega e desperdícios, eficiência no controle de estoque, conhecimento sobre a cadeia como um todo e uma atuação otimizada e estratégica.

Em outras palavras, essa é uma oportunidade valiosa para que a logística seja feita com precisão! E para que você compreenda melhor como a sua operação pode se beneficiar com a mensuração de resultados, separamos aqui algumas informações importantes sobre o emprego desta tecnologia, a importância do uso e os benefícios que ela pode trazer para seu fluxo logístico. Acompanhe!

 

Afinal, o que é análise de dados?

A análise de dados nada mais é do que a visualização e determinação dos resultados. Por meio de sistemas apoiados por alta tecnologia é possível realizar um acompanhamento automatizado das rotinas da empresa. Assim é possível visualizar com clareza onde existem gargalos e identificar oportunidades de melhoria.

Um dos maiores benefícios dos indicadores é a aprimoração da tomada de decisão. Com a visibilidade sob a performance desempenhada é possível desenvolver estratégias eficazes, atingindo assim a eficiência operacional. Uma vez coletados, os dados trazem informações concretas e qualificadas sobre os fluxos com rapidez.

O acompanhamento constante destas informações torna os processos mais produtivos e inteligentes, garantindo que a qualidade seja alcançada em todas as etapas.

Outras vantagens importantes são a redução de custos, a realocação de investimentos, sendo viável compreender as áreas que demandam mais atenção e recursos, e a competitividade, levando as empresas a conquistar espaço entre os principais atores do mercado. Ou seja, não são somente números, mas sim uma ferramenta estratégica capaz de sistematizar os processos e transformar a informação em conhecimento para o sucesso das atividades.

Dentro da operação logística diferentes indicadores podem ser medidos, desde o gerenciamento de estoques até o last mile, sendo possível definir métricas que acompanham o desempenho e fornecem informações valiosas. Seja em tempo real ou em períodos quinzenais, o monitoramento constante pode ser aplicado em diversas etapas do processo permitindo ao gestor fazer previsões eficazes.

Confira alguns exemplo de onde a análise de dados pode ser efetiva para sua logística:

 

Last Mile

Os últimos quilômetros da entrega, antes de chegar ao cliente final, são desafiadores para a logística de transportes. Ociosidade, paradas não programadas ou perda de tempo são alguns dos problemas que, longe do centro de distribuição, a transportadora pode enfrentar. Com o monitoramento a central pode acompanhar o status de cada trajeto e coletar dados durante a operação. Dessa forma se torna mais fácil elaborar um plano de rota otimizado, que considere os trechos de maior consumo ou congestionamento, tornando a operação mais rápida e econômica.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

Controle de estoque

Esqueça as planilhas! Com um sistema logístico é possível identificar o fluxo de pedidos, desde a entrada e saída, até os intervalos entre eles. Assim se torna mais seguro e estratégico o momento de adquirir insumos, garantindo que haja capacidade para cumprir o fluxo operacional.

 

Automação da Supply Chain

A automação nada mais é do que tornar um processo que antes era realizado de forma manual em um processo inteligente, utilizando a tecnologia a seu favor na implementação de melhorias. Dentro da cadeia de suprimentos a automação permite analisar uma vasta gama de etapas, como:

Entre diversas outras etapas que a compõem, tornando o processo mais rápido e preciso, aumentando a produtividade de toda a operação.

 

Satisfação do consumidor

Estar atento ao desempenho da operação significa ter controle sobre o processo, acompanhando qualquer falha que possa ocorrer durante o trajeto e trabalhando de forma ágil para sua solução. E a logística tem um papel fundamental na experiência do consumidor, já que qualquer contratempo na entrega pode gerar uma insatisfação.

A análise de dados obtidos durante o processo logístico contribui para uma atuação estratégica, gerando insights que possibilitem a implementação de melhorias para a experiência de compra.

Ou seja…

O papel estratégico que a logística ocupa está diretamente relacionado à competitividade que a empresa terá no mercado. E para se destacar dos concorrentes a análise e monitoramento de dados é crucial para medir o sucesso da operação e a aplicação de melhorias contínuas.

Se você se interessou pela análise de dados, conheça neste post sobre o KPI, ferramenta que oferece informações essenciais para seu negócio.

Nova call to action

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Como funciona um software para gestão de frotas?

Trabalhar com a gestão de frotas, principalmente quando se trata de uma empresa com muitos...

Ferramentas para embarcadores: Saiba quais os benefícios

No segmento de logística, além dos transportadores e operadores logísticos, embarcadores também...

Transportador, aqui está seu guia para entregas de sucesso

Em um mercado cada vez mais competitivo, como se diferenciar e tornar a sua transportadora...

KPIs: o que os dados podem fazer pelo seu negócio?

Acompanhar o desenvolvimento da operação e tomar decisões assertivas é essencial para garantir o...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa