Por que ter uma solução de TMS e o que precisa ter para sua logística?

Escolher um bom sistema de gestão logística não é tarefa fácil. Além dos custos envolvidos nesse investimento, é muito importante que a tecnologia escolhida seja aderente à realidade do negócio e alinhada com os objetivos da empresa. Por isso, avaliar uma solução de TMS passa por vários quesitos.

Se você é gestor de logística e tem dúvidas sobre o tipo de solução de TMS que pode ser mais interessante para o seu negócio, é interessante considerar alguns pontos. Nós listamos abaixo o que é mais importante em tecnologia para logística. Analise cada uma das possibilidades e garanta um investimento assertivo para mais lucratividade em seu negócio.

Avalie, antes de tudo, o fornecedor

Sabe aquela situação em que você encontra um produto perfeito na internet, mas deixa de comprar na hora que vê qual loja está vendendo? Essa mesma situação se aplica aos negócios B2B. Então, o primeiro passo para avaliar uma solução de TMS para a sua rotina logística é saber mais sobre o fornecedor.

Esteja atento à avaliação de mercado que a empresa que está ofertando o software tem, além de realizar algumas boas práticas. São elas:

  •      Converse com clientes da empresa: esse benchmarking vai te ajudar a entender como são as entregas do fornecedor e seus pontos fortes e fracos;
  •         Avalie o grau de especialidade: a logística é um setor que tem uma série de particularidades e, como tal, exige soluções especificas. Portanto, desconfie de fornecedores que não sejam especializados, que contam com um portfólio muito heterogêneo e que não entendam a fundo o funcionamento do setor;
Pesquise sobre a evolução do fornecedor: uma empresa com soluções que atendam todas as pontas da cadeia logística mostra que está preocupada com a evolução do negócio. Isso faz toda a diferença em possíveis ampliações do seu projeto de automação.

Diferenciais de uma boa solução de TMS

Validado o seu fornecedor, é hora de entender se a solução ofertada é a mais indicada para o seu negócio. Em geral, um bom sistema de gestão logística deve atender aos seguintes pontos:

Acompanhamento das entregas por status: essa é uma funcionalidade de grande importância para a gestão de entregas porque permite entender, em tempo real, a evolução das atividades. E permite que a sua equipe ajuste, ainda em rota, determinados pedidos que não foram entregues ou devolvidos, evitando o retorno total de uma entrega à base, por exemplo.

CTA (Demo) Roteirizador

Automação para auditoria: se você está buscando uma solução de TMS é muito provável que a auditoria seja uma das grandes dores de cabeça do seu negócios. alto custo – muitos deles desnecessários – e falta de visibilidade sobre a idoneidade das cobranças são problemas comuns nesta etapa da logística. Um bom sistema proporciona a automação da auditoria, através de uma varredura completa nas notas, inclusive comparando-as com os pedidos, para garantir que nenhum erro passe pela conferência.

Foi com essa automatização, por exemplo, que a Altenburg passou a economizar mais de R$ 30 mil/mês em conta frete. E ainda reduziu de um dia para apenas cinco minutos a conferência das faturas.

Esse processo de auditoria traz para a empresa maior compliance, garantindo que o pagamento só ocorra quando as informações apresentadas estejam alinhadas com o que foi definido na contratação do frete.

Um bom processo de auditoria, quando absolutamente todas as notas passam por uma varredura automática, ajuda a mitigar custos indevidos. É também um processo que apoia na identificação dos melhores e mais confiáveis fornecedores, ajudando o gestor a tornar o processo de distribuição de melhor qualidade.

É dessa forma que a sua empresa poderá ter maior visibilidade sobre o processo, identificando, por exemplo, o percentual de produtos que se perdem, que são enviados duas vezes e fretes duplicados.

 

Gestão da informação: esse é outro problema comum de quem ainda possui processos manuais. Mas não se preocupe! Uma boa solução de TMS proporciona o mapeamento de dados e a tomada de decisão com base em um histórico transparente e confiável. Na QFaz, por exemplo, a gestão da informação proporcionou o melhor aproveitamento de veículos e frotas, e a empresa aumento em 8% o volume de notas emitidas.

 

Workflow de aprovação: outro fator muito importante que que os processos sejam mais confiáveis e transparentes. Além disso, o workflow de aprovação permite ao gestor manter o controle em todo o processo, garantindo a contratação dos melhores fornecedores, enquanto a equipe foca em processos de melhoria contínua.

 

Segurança de dados: sua empresa ainda trabalha apenas com planilhas? E quem garante que as informações neste documento estão corretas? Um dos grandes diferenciais de um bom sistema TMS é que ele centraliza de forma segura todas as informações do processo, que são acessadas de forma rastreável e a partir de login e senha, características fundamentais para sua empresa estar alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados.

A centralização das informações também facilita a gestão desses dados, especialmente quando o gestor quer extrair relatórios para avaliação do processo logístico. Da cotação do frete à finalização da entrega e pagamento do serviço, é possível ter uma visão global de todo o trabalho para, então, atuar em soluções, ajustes e melhorias do processo.

 

Comunicação entre fornecedor e transportador: por fim, este é um ponto super importante de uma boa solução de TMS. Mesmo que seu frete seja terceirizado, sistemas como o da Lincros contam com um portal que garante a interação entre a empresa e a transportadora durante o processo de distribuição. Isso dá à equipe a chance de atuar proativamente, mapeando rotas, controlando e tendo transparência nos serviços de transporte e logística.

Esse diferencial, inclusive, trouxe uma série de ganhos para a operação logística da São Salvador Alimentos. Depois de implantar a solução da Lincros a empresa atua proativamente no gerenciamento de transporte, algo que é essencial para garantir um crescimento sustentável da operação.

Você já havia considerado todos estes pontos na hora de escolher o seu sistema TMS? Quais incluiria nessa lista? Aproveite para conversar com nossos especialistas e saber mais sobre o que a tecnologia pode proporcionar ao seu negócio.

CTA Chama no Whatsapp Amarelo

<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/tecnologia'>Tecnologia foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com</a>

Já conhece nosso Podcast? Vem tomar um café com a gente!​

comentários comentários

Recomendamos para você:

Por que a logística precisa ser prioridade na sua empresa?

Sabemos que na evolução da história da humanidade, as relações comerciais só avançaram à medida que...

Por que minha empresa deve ter um software de roteirização?

Empresas de logística de pequeno ou grande porte já perceberam que a importância do uso de...

O que um software de gestão de entregas precisa ter?

Que tal transformar seu processo logístico? Se você está em busca de um bom software de gestão de...

Qual o impacto da evolução de indicadores na sua operação logística?

Acompanhar a evolução de indicadores na logística é uma prática fundamental para a melhoria...
INFOGRAFICO

Receba os melhores conteúdos sobre logística e ​otimize a gestão da sua empresa